TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 2

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO II

3o TRABALHO NOTA 3

Segunda Atividade Avaliativa - Questão Discursiva 2

Conceitue de acordo com o livro texto da disciplina, em no máximo 20 linhas, à Teoria Contingencial. Traga ainda um exemplo prático de uma empresa real e ou fictícia relacionado ao assunto em questão!

Teoria Continegencial é uma abordagem que enfatiza as relações de condição (se, então). Por ex.: Se um chefe de setor, em uma determinada empresa, recebe uma nova equipe experiente para teriná-la, seu método de treinamento será diferente do método que usaria se fosse uma nova equipe ainda, inexperiente. Cada situação, exige uma atitude diferente.

De modor geral, essa abordagem, tenta traçar condições ou situações, onde vários métodos de administração tenham melhores chances de êxito. Essa abordagem, basea-se na ideia de que, embora ainda não exista um método ideal para resolver um problema administrativo em todas as empresas, provável que exista uma maneira ideal para resolver qualquer problema administrativo em qualquer empresa.

De um modo geral, podemos dizer que a "Contingência" faz parte do dia a dia das empresas e organizações, pois, a evolução da tecnologia, principalmente em termos de informação, os gestores tem que estar sempre se atualizando e tomando decisões em todas as áreas. E por mais previsibilidade que possa haver em m planejamento, sempre acontece algum imprevisto, é quando é necessário a abordagem contingencial.

Segundo chiavenato, contingência significa eventualidade, possibilidade. Oque significa, que na atulidade não servem mais os princípio gerais e universais de adminstração válidos para toda e qualquer situação, úteis quando o mundo dos negócios era previsível.

Hoje não é mais válido o princípio da organização definitiva e permanente. Tudo é contingencial, a única constante é a mudança.

Assim temos desafios importantes dessa abordagem, como: perceber s situações da empresa do odo como elas realmente são; escolher a tática administrativa mais adequada a essas situações; Implementar essas táticas de maneira competente.

Segundo caravantes, a teoria da contingência é como um rebento da teoria de sistemas: Não há uma melhor maneira de se organizar; Uma determinada frma de organizar não será igualmente eficaz em todas as situações.

O grande mérito dessa abordagem é trazer os olhos da gerência que, normalmente, estão centralizados nos problemas internos e tarefas da organização, para o ambiente ao redor.

Um exemplo de uma abordagem continegencial na empresa X, foi em certo dia que a empresa de fabricação de camisetas, estava na reta final de produzir a quantidade encomenda por um cliente Y quando, um dia antes da entrega dos produtos, uma das maquinas estraga, e a empresa que faz manutenções por contrato nas máquinas, não podia atendê-los de imediato, mas tinha outra empresa, que poderia atender, porém, teria um custo extra, considerando que, com a empresa que efetua as manutenções por contrato, não teria o custo. Porém, o gerente optou, naquele dia, por ter esse custo extra, para poder entregar os produtos ao seu cliente, na data combinada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com