TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

Por:   •  1/10/2015  •  Resenha  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 4

Motivação

Com relação ao ambiente que é uma variável observada pela abordagem contingencial, é importante demonstrar que o aspecto motivação está em destaque, pois o mesmo é referência de estudo por esta abordagem, por meio dos modelos de Victor Vroom, que propôs o modelo da Expectância, desenvolvida por de Lawler III.

Liderança

Bem como o modelo contingencial de liderança estudado por Fielder. Há pontos definidos, não menos importantes para a aplicação deste processo, em que Chiavenato distingue, “é o processo de influenciar e dirigir comportamentos das pessoas em direção ao alcance de objetivos”, (2003, p.366).

Críticas à teoria da contingencia

A abordagem contingencial está na posição de receber críticas positivas, pois em sua essência é revelada uma pré-disposição natural em não aceitar princípios universais e definitivos, denominada relativismo. É relevante considerar críticas com ênfases no ambiente, tecnologia e no caráter eclético e integrador, pois nesse último, a abordagem contingencial mostra que está aberta à todas as visões.

3.5 Novas abordagens para a administração

A competitividade está inserida nas novas abordagens para a administração, nomeada como a sexta variável, segundo Chiavenato (2003, p. 14), a competitividade foi um ponto marcante no cenário do mercado, em função da aceleração de fenômenos globais, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais, forçou a busca por esta competência.

A era da informação e da tecnologia que é vivida hoje, nota-se uma variação de momentos relativo ao tempo de duração das ondas que marcaram períodos da evolução da tecnologia. Onde houve períodos em que duraram mais que outros, como por exemplo, energia hidráulica, têxteis e ferro duraram 60 anos, enquanto que, eletricidade, química e motor de combustão duraram 50 anos. Até chegar à quinta onda de Schumpeter, que trata de redes digitais, software e novas mídias. Percebe-se que a duração vem diminuindo consideravelmente.

A. Administração estratégica

No que se refere a Administração Estratégica, é possível entender facilmente que trata-se de uma ferramenta para enfrentar desafios de um ambiente em turbulência, tese esta defendida pelos principais autores e pesquisadores dessa área. Sem esquecer que torna-se necessário usar competências inovadoras e culturas gerenciais em condições de transformar idéias, em soluções práticas.

B. Administração japonesa - melhoria contínua - qualidade total

No sistema Toyota de produção ou ohonismo, criado pelo idealizador Taiichi Ohno, foi um dos marcos na história do Japão, que depois de vinte e cinco anos com a derrota na segunda guerra mundial, alavancou um legado de crescimento exponencial na industrialização do país, entendida como reação à derrota naquela guerra. Ligado a esta renovação, a administração japonesa recebeu diversas influencias como resultado dos movimentos revolucionários que contribuíram para a modernização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (123.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com