TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eap projeto

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.252 Palavras (10 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE         SÃO BERNARDO DO CAMPO[pic 2]

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ADMINISTRAÇÃO – 6º A.N.

ALAN OLIVEIRA PINTO                      RA: 8205955727

CLEBER CARDOSO SOARES                  RA: 5261987104

CRISTIANE DOS SANTOS                 RA: 5687953891

ERICK RICARDO                                 RA: 0000042814

ITALO ANTUNES DE OLIVEIRA              RA: 5687156824

Gestão de Projetos

Projeto Social: Por uma vida melhor/EAP do Projeto

Professor – Antônio Carlos Panza

São Bernardo do Campo, 17 de Junho de 2015

Projeto Social

“Por uma vida melhor!”

O Projeto “Por uma vida melhor!", tem como objetivo principal suprir as necessidades de entidades que recebem crianças carentes.

Através de um levantamento, identificamos que algumas entidades possuem um número muito elevado de crianças alojadas, e os estoques mais a quantidade de doações não são suficientes para atender a todos, enxergamos esse problema e buscamos desenvolver alguma maneira de mitigar esse problema.

Após essa pesquisa de campo, reunimos um grupo de dez pessoas e decidimos fechar parcerias com algumas entidades e contribuirmos especificamente no principal produto necessário para as crianças carentes, priorizando assim as doações de leite em pó.

Conforme agimos com as nossas idéias, incentivamos os órgãos públicos, empresas privadas, e todas as pessoas a investirem também na responsabilidade social e na igualdade a todos, desenvolvendo a conscientização de ajudar a todos os necessitados.

Levantamos ainda dados de fornecedores e cotamos alguns preços do leite em pó, incluso desde a compra, até a entrega dos produtos nas instituições, buscamos o melhor custo x benefício praticado no mercado por essas empresas revendedoras.

Inicialmente os investimentos serão divididos entre os integrantes do grupo, para as três instituições selecionadas para o projeto.

Um objetivo de médio prazo será a busca por patrocinadores e apoiadores que desejam ajudar nas doações e contribuir com as nossas ações. Lutaremos por uma sociedade igualitária e vamos espalhar essa idéia para todos, na busca de matar a fome das crianças alojadas nessas instituições carentes.

Resumo da teoria - (PLT e Links)

A Estrutura Analítica de Projeto (EAP) é uma ferramenta visual que permite a estruturação de um projeto de forma simples e contém todo o trabalho necessário para conclusão do projeto. Ela se parece com um “organograma empresarial”, mas seu objetivo é identificar todas as partes que compõe um projeto.

Algumas das principais vantagens da EAP em projetos é a visão “cronológica” dos acontecimentos, de modo geral, você deve estar atento aos prazos e estimativas propostas em planos, sempre de forma clara e visível facilitando o entendimento de pessoas leigas. Ajuda no gerenciamento das atividades, facilita discussão de soluções técnicas, caminhos alternativos e principalmente, auxilia na identificação de riscos técnicos.

Podemos citar cinco causas que ocasionam falhas na gestão de projetos: planejamento sem fundamentação em fatos, patrocinador ausente, prioridades ignoradas, covardia e erros na equipe.

A falta de comunicação e a dificuldade em fazê-la, ainda é um dos principais motivos dos insucessos em projetos. Para mudarmos positivamente e colocarmos em prática essas ações, devemos forçar a comunicação entre os líderes e suas equipes, stakeholders e líderes para mitigar esse fracasso e aumentar o desempenho para que se obtenha um resultado satisfatório, de acordo com o planejado.

Todas as fases do projeto devem ser registradas, como cada processo foi realizado, quais as decisões foram tomadas, entre outros fatores importantes. A documentação em projetos é uma forma de proteger a equipe em relação a todo o desenvolvimento dos trabalhos.

Deve manter todos os stakeholders informados sobre o desenvolvimento, com dados freqüentes que mantêm todos em conhecimento e com as mesmas perspectivas de acordo com o objetivo. A documentação em projetos auxilia no momento de registrar essas ações e dar feedback para a equipe sobre o que deu certo e o que não deu.

São inúmeros fatores que interferem no resultado das atividades, desde as concepções até atingir os propósitos finais. Todos esses fatores devem ser levados em conta para que se obtenha o objetivo alcançado e da maneira mais adequada.

Para liderar uma equipe, é preciso ter espírito de liderança, pulso firme, jogo de cintura, flexibilidade, dinamicidade, dedicação e respeito, pró-atividade e alguns outros pontos em relação aos demais membros. Mesmo quem possui essas e outras qualidades, ainda assim acabam tendo uma série de dificuldades, já que lidar com diferentes pessoas em um ambiente que tende a pressão, principalmente no cumprimento de prazos e metas. Nunca haverá uma equipe total homogênea em projetos, alguns serão mais introspectivos, outros mais analíticos, solucionadores de problemas, outros resolutivos, alguns possuirão mais experiência, outros menos, enfim, deve-se olhar com cuidado para cada competência, explorar as diferenças e verificar onde serão inclusas as qualidades de cada indivíduo nas atividades do projeto.

Determinar objetivos, definir papéis, tudo tem a hora certa e o modo correto de se fazer. O trabalho será bem feito, se cada colaborador souber exatamente o passo a passo do que deve fazer.

Uma grande competência de um líder, é também saber ouvir sua equipe e fazê-los entender a qual ponto deseja chegar, sem ruídos na comunicação. Deixar claro as ordens hierárquicas, sem rebaixar e muito menos desmerecer o conhecimento de nenhum membro.

A comunicação está presente em cada passo do projeto, é algo primordial, total importância e influência no resultado, seja ele positivo ou negativo. É necessário que todos os membros estejam de pleno conhecimento sobre cada detalhe, e saibam falar e ouvir na hora certa. Estamos falando de algo que utilizamos não apenas em projetos, mas em nossas vidas e a todo o momento, e saber que uma comunicação mal interpretada, pode gerar sérios danos as organizações, pessoas, por isso, devemos atentar-nos a todo instante quanto a comunicação de dados sigilosos, confidenciais e até mesmo restritos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (351 Kb)   docx (204.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com