TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecnologia ligada ao Capital Intelectual e a Gestão do Conhecimento

Por:   •  15/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

Tutor: Rhogério Correia de Souza Araújo

ATIVIDADE DE COLABORATIVA

Roseli Luiza Oliveira

R.A:7020507536

Jeane dos Santos Silva Rangel

R.A: 7021295708

Tecnologia ligada ao Capital Intelectual e a Gestão do Conhecimento

        Segundo (PLT, p.210) o termo Gestão do conhecimentoteve seu início com a automação, por volta de 1970, quando os sistemas de computadores eram dominados “processadores de dados”. Após essa fase iniciou-se um processo em que os dados estavam combinados com uma estrutura e rótulos o que configurou o processamento de informações.

        A partir do momento que a administração deste conhecimento de informações pode conferir a organização uma vantagem competitiva, esta mesma organização se torna pronta para inovar em seus produtos, serviços, e processos, aprimorando aqueles serviços já existentes com maior eficiência e eficácia, visando a conquista também de maiores acertos organizacionais, por meio de estratégias dirigida pela motivação de facilitar o conhecimento dos trabalhadores.

Temos como conhecimentos relevantes utilizados nas organizações de forma funcional:O conhecimento Tácito, que é altamente pessoal e difícil de formalizar, o que dificulta sua transmissão e compartilhamento.Ex: Palpites sugestivos, intuições, valores e emoção fazem parte desta categoria. E temos também o conhecimento Explícito que é expresso em palavras e números, sendo facilmente comunicado e compartilhado por meios de fórmulas cientificas. Ex. Princípios universais, especificações e manuais.

 Ferramentas de Gestão: Sistema de Informações Gerenciais (SIG)

A Evolução tecnológica que presenciamos há algumas décadas tem levado as empresas a buscarem formas de conquistar posições confortáveis em seus mercados, de maneira que os conhecimentos se transformem de modo muito dinâmico, o que exige flexibilidade e integração entre as pessoas.

Entretanto, em razão das alterações ambientais, quando os mercados passaram a ser mais competitivos, foi necessário desenvolver novas formas de gestão, que possibilitassem às empresas conquistarem a vantagem competitiva e, assim, atrair clientes e investidores.

Junte a esses fatos, a evolução tecnológica, especialmente da informática e das comunicações, ocorrida na segunda metade do século passado e surgirá, então, o cenário ideal para abordagem do capital intelectual e de gestão do conhecimento, com base em uma discussão sobre aprendizagem organizacional.

Sistema de Informações Gerenciais (SIG):

Sua principal importância é a organização, reunindo e interligando os vários sistemas na organização com o objetivo de compartilhar as informações neles existentes e de grande interesse para a empresa, facilitando a interação dos usuários com essas informações.

Balanced Scorecard (BSC): É uma ferramenta de gestão que traduz a missão e as estratégias organizacionais na forma de um conjunto de medidas de desempenho.

Possui uma estrutura de mensuração estratégica é um sistema de gestão eficiente com indicadores financeiros e não financeiros. O indicador não financeiro tem como objetivo d e trazer à tona coisas intangíveis que proporcionam valor para os clientes.

Processo BSC: Exige quatro passos que as empresas devem colocar em prática:

1-Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia da empresa.

2-Comunicar e criar vinculações envolvendo as pessoas no processo de BSC definindo responsáveis.

3-Planejar, estabelecer metas para que as pessoas identifiquem quais são suas contribuições específicas.

4-Aprender e receber feedback estratégico,buscando melhorar,continuamente o processo por meio das respostas retomadas.

Os indicadores do BSC: São quatro perspectivas:

1-Perspectiva Financeira: Conjunto de indicadores financeiros que levam em conta os objetivos estratégicos econômicos.

2-Perspectiva de clientes: Os indicadores que permitem a identificação, avaliação e comunicação de propostas dentro da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (165 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com