TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia - Conceitos Fundamentais

Por:   •  3/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

Resolução das questões

Tomada de Decisões.

Este processo envolve quatros princípios:

Primeiro: As pessoas precisam fazer as escolhas, e essas escolhas não são de graça. Elas precisam ser feitas tendo em vista que os recursos são escassos. Não é possível atender a todas as necessidades de maneira ilimitada. Portanto a sociedade precisa fazer as suas escolhas, assim como os indivíduos.

Segundo: O custo real de um produto é o que o individuo deve despender para adquiri-lo, ou seja, o custo de um produto ou serviço refere-se aquilo que tivemos que desistir para compensar outra coisa.

Terceiro: As pessoas são consideradas racionais, e pensam nos pequenos ajustes e incrementos de suas decisões, nos ganhos adquiridos em função de suas escolhas. Isto significa que as pessoas e empresas podem melhorar seu processo de decisão considerado racional deve executar uma ação se, e somente se, os resultados dos benefícios marginais forem superiores aos seus custos.

Quarto: As pessoas reagem a estímulos, como eles tomam as suas decisões levando em conta os seus benefícios e seus custos, qualquer alteração nessas variáveis pode alterar o comportamento de sua decisão. Assim qualquer incentivo que ocorra pode alterar a conduta do tomador de decisões, nota-se que os formuladores de políticas públicas fazem bastante uso deste principio.

As decisões, entre tantos caminhos, é um processo individual, e será esta escolha que levará ao sucesso ou fracasso, será a opção de escolher uma coisa ou outra. Nossas vidas dependem de momentos de decisão, entre o estado atual e o estado desejado, e para isso dependemos de nossos objetivos, de nossas experiências e outros fatores externos. Por exemplo, no campo profissional, desejamos investir em um negócio próprio, poderá ter como conseqüência bons resultados, ou ruins, podendo até perder total ou parcial o dinheiro investido.

Nós como consumidores costumamos comparar os preços de um produto e outro, porém nem sempre sabemos levar em conta os custos destes produtos, em relação à qualidade, durabilidade e os custos e despesas que poderá ter no futuro. A vontade racional das pessoas é comprar um produto baseadas na satisfação e beneficio que esse lhes trará.

O consumidor em diferentes tempos de vida toma decisões, em um mercado dinâmico e praticamente impossível criar uma única proposta de valor que atenda de maneira eficiente as necessidades e estilos de vida de cada um, obrigando as empresas a escolherem os segmentos ou consumidores que pretendem fazer negócios e oferecer bons serviços.

Diante destes quatros processos nas tomadas de decisões, nem sempre realizamos em nossos cotidianos a escolha correta, e a necessidade das tomadas de decisão de um administrador é de fundamental importância para o crescimento e futuro da empresa, decisões para diminuir gastos e custos de uma organização, e outras séries de decisões importantes para se obter êxito.

Explique como você entende o ditado dos economistas que diz que “não existe almoço grátis”. Como fazer para que a administração pública aplique os seus recursos?

Basicamente este ditado refere-se que uma pessoa ou uma sociedade não pode ter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com