TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia e Gestão do Setor Publico

Por:   •  15/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.207 Palavras (5 Páginas)  •  1.946 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 1 - Ao estudar o Estado, percebe-se que o poder é fundamental para estabelecer a ordem.

A. Substancialista quando exercido no âmbito militar.

B. Subjetivista quando exercido no âmbito jurídico

C. Relacional quando exercido sob influência de um governante.

D. Todas as afirmativas anteriores estão corretas

E. Nenhuma das afirmativas anteriores está correta

Justificativa

Resposta: D. A filosofia politica apresenta o poder sob três aspectos fundamentais, que são o substancialista, subjetivista e o relacional.

Questão 2 - Em um Estado representativo, é correto afirmar que

A. o indivíduo é pelo Estado, mas o Estado não é pelo indivíduo.

B. a vontade coletiva é a regra da maioria.

C. há um sistema político monocrático.

D. (Todas as alternativas anteriores estão corretas).

E. (Nenhuma das alternativas anteriores está correta).

Justificativa

Resposta: B. O Estado representativo é a formado pela vontade coletiva, regido pela regra da maioria, onde o indivíduo não é pelo Estado, mas o Estado é pelo indivíduo. O seu sistema é democrático, como uma forma de governo do povo, para o povo e pelo povo.

Questão 3 - A partir da discussão de Estado e sociedade, compreende-se que é fundamental entender o homem como “animal político por natureza”, isto é, os problemas políticos derivam da necessidade do homem de viver em sociedade. Assim, podemos definir política, pelo menos, de dois modos. Política

I é um conjunto de ações individuais que procuram atender à necessidade natural de convivência dos seres humanos e toda ação humana que produza algum efeito sobre a organização, funcionamento e os objetivos de uma sociedade.

II é uma organização social que procura atender à necessidade natural de convivência dos seres humanos e toda ação humana que produza algum efeito sobre a organização, funcionamento e os objetivos de uma sociedade.

III é uma organização social que procura atender à necessidade natural de convivência dos seres humanos e toda ação humana que produza algum efeito sobre a organização, funcionamento e os objetivos de uma comunidade em particular.

Está correto o afirmado em

a) I, II e III.

b) I somente.

c) II somente.

d) I e II somente.

e) III somente.

Justificativa

Resposta: C, A resposta está correta pois a politica é uma ciência que tem por objetivo governar, ou seja, é um conjunto de ações para realizar a organização,direção e administração de Estados e/ou Nações.

Questão 4- Em todos os países a Teoria da Tributação considera diversos fatores para a definição de taxas e/ou contribuições pagas ao Estado, para que a população tenha condições de pagar os impostos sem aprofundamento da desigualdade social do país.

Entre os principais fundamentos da Teoria da Tributação inclui-se

I o da equidade, que versa sobre o dever de tributar mais aqueles que têm renda mais alta.

II o da progressividade, que versa sobre a distribuição do ônus tributário de forma individual sobre todos os cidadãos de uma sociedade.

III o da neutralidade, que versa sobre a elevação e socialização dos impactos negativos da tributação sobre a eficiência econômica.

Está correto o afirmado em:

a) I, II e III.

b) I e II.

c) I e III.

d) II e III.

e) (Nenhuma das afirmativas está correta).

Justificativa

Resposta: E, o conceito de equidade vem da ideia de que a distribuição deve ser equitativa entre os indivíduos, ou seja uma forma justa de distribuição, o conceito de progressividade, é de que se deve tributar mais quem possui mais renda e por fim o conceito de neutralidade que devem minimizar os possíveis impactos negativos da tributação.

Questão 5- No Sistema Tributário a divisão da renda leva em consideração as seguintes informações:

I A ordem "funcional" - porcentagem da renda privada que assume a forma de salários e lucros; a ordem "pessoal" - porcentagem da renda que fica com o percentil da população e a ordem "regional" - distribuição dos recursos entre as unidades federativas (UF).

II A elevação da carga tributária de 15 pontos percentuais desde 1960 ou de 100.0%, desde 1958, representa a divisão da renda entre governo versus setor privado.

III No período compreendido entre 1991-1999, a receita tributária federal, em sua composição, elevou em mais de 50.0% os impostos IRPJ, IRPF, COFINS e CSLL. Esse fato contribuiu para a elevação da carga tributária de 15 pontos percentuais desde 1960 ou de 100.0%, desde 1958.

Está correto o afirmado em

a) I, II e III.

b) I.

c) II.

d) III.

e) I e II

Justificativa

Resposta: B, a divisão de renda é de forma funcional, pessoal, regional, pública e privada e federal. O sistema tributário é relevante pra determinar a competitividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com