TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia e Modelos de Gestão

Ensaio: Economia e Modelos de Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Ensaio  •  2.696 Palavras (11 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

Introdução 2

Questões da disciplina: Economia e Modelos de Gestão

Questões da disciplina: Relações interpessoais

Questões da disciplina: Tecnologia e Desenvolvimento Humano

Conclusão

Bibliografias

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre as seguintes matérias Economia e Modelo de Gestão, Relações Interpessoais e Tecnologia e Desenvolvimento Humano e serão abordados os seguintes assuntos horários flexível, grupos formais e informais, grupos e equipes, sociedade da informação entre outros. É objetivo deste trabalho discutir o tema “Horário Flexível e Tecnologia da Informação” no intuito de facilitar a vida dos trabalhadores que tem seu dia todo tomado pelo trânsito intenso em horário de pico e um breve relato a nova era em que vivemos .

QUESTÕES PROPOSTAS

Questões da disciplina: Economia e Modelos de Gestão.

No texto, 3° parágrafo, Cláudio Dedecca, economista da Unicamp, afirma:

“A flexibilização é mais vantajosa para aqueles que ocupam cargos de alta qualificação”. ”Esses profissionais têm mais autonomia na realização das tarefas e por isso se adequam melhor ao horário flexível”.

Pensando em atuarem como profissionais do alto escalão de determinada empresa, mais especificamente como consultores de RH, e como as empresas estão lidando economicamente com estes profissionais, respondam:

1- Quais as vantagens que a empresa teria se o contratassem com autonomia de horário (horário flexível)?

Horário flexível é vantajoso porque permite que o empregador aumente a sua cobertura, com a maior produtividade dos trabalhadores e a possibilidade de atender a diferentes fusos horários para praticamente o dia todo sem gastar com horas extras, assim os funcionários focam mais nos resultados com a liberdade de administrar seu horário evitando atrasos e faltas, o aumento da capacidade de concentração, diminuição dos acidentes de trabalho, desgaste do funcionário, devido ao horário intenso de transito enfim os funcionários se sentiriam mais satisfeito ao desempenhar as funções. Colaboradores mais dedicados e pro ativos, colaboradores que trabalham nos momentos que se sentem mais concentrados, colaboradores que acabam gostando ainda mais do que se executam no trabalho, com maior nível de produtividade e lucratividade.

2- Quais as vantagens que você teria se fosse contratado com autonomia de horário (horário flexível)?

Os horários de trabalho flexíveis são um sonho para muitas pessoas porque podem representar o equilíbrio perfeito entre a esfera pessoal e profissional. Negociar e beneficiar de um horário de trabalho flexível tem muito mais a ver com o aumento da produtividade e a redução dos níveis de stress, do que com a possibilidade de dormir mais meia hora. Se perde mais de uma hora de manhã só para chegar ao escritório,isso ajuda e muito no equilíbrio da vida do profissional , reduzindo o cansaço e o estresse com o trânsito. Na hora de ir para o trabalho, você enfrenta trânsito caótico, rodízio, ou metrô e são ônibus lotados seria maravilhoso podendo encolher o horário para se trabalhar, pois poderia pegar serviço mais cedo e sair mais cedo do trabalho sem pegar aquele horário de pico chegando em casa mais cedo e dando para tomar um banho antes de ir para a faculdade, sobraria mais tempo para ficar com a família, ler um livro, estudar em casa, visitar um parente, descansar . Ao longo do dia são varias tarefas para se resolver, como levar os filhos para a escola ou ir ao banco, levar os filhos a uma consulta medica. Uma das vantagens clara para uma agenda de trabalho flexível é a capacidade de organizar seu dia de trabalho em torno de obrigações pessoais. Uma vantagem clara para uma agenda de trabalho flexível é a capacidade de organizar seu dia de trabalho em torno de obrigações pessoais. Por exemplo, em vez de trabalhar a mudança do tradicional das 8:00 às 17:00, pode trabalhar das 7 da manhã às 4 horas e usar a hora extra após o trabalho para compromissos ou outros assuntos pessoais. De acordo com o departamento de recursos humanos na Universidade do Arizona do Norte, outros benefícios de uma agenda flexível incluem aumento da produtividade e satisfação e diminuição do absentismo, horas extraordinárias e rotatividade de funcionários. Horário fixo variável, no qual se permite que o empregado escolha um entre diversos horários alternativos propostos pelo empregador, devendo cumpri-lo, rigidamente, o horário flexível é uma importante inovação em relação à disposição das horas de trabalho, que se traduz em vantagem tanto para o empregado, que pode conciliar as horas de trabalho com as de não trabalho, para, assim, dedicar-se a seus afazeres particulares, e para a empresa, que terá menos problemas com atrasos de seus funcionários.

3- Agora faça um breve relato sobre a nova era em que vivemos (era pós industrial, era da informação ou sociedade do conhecimento), abordando sobre o ambiente das organizações e o estereotipo ideal ao homem atual das organizações frente esta nova realidade retratada pelo texto acima.

No Brasil e no mundo, a sociedade da informação é uma nova era, onde as transmissões de dados são de baixo custo e as tecnologias de armazenamento são amplamente utilizadas, onde a informação flui a velocidades e em quantidades antes imagináveis assumindo valores políticos, econômicos e sociais etc. a sociedade da informação é a conseqüência da explosão informacional, caracterizada sobre tudo pela aceleração dos processos de produção e de disseminação da informação e do conhecimento. Esta sociedade caracteriza pelo elevado numero de atividades produtivas que dependem da gestão de fluxos informacionais aliado ao uso intenso das novas tecnologias de informação e de comunicação. Culturas e identidades coletivas são uma conseqüência dessa nova era houve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com