TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ed Economia e Negócios

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.980 Palavras (8 Páginas)  •  4.975 Visualizações

Página 1 de 8

ICSC – CURSO: Administração

ESTUDOS DISCIPLINARES (ECONOMIA E NEGÓCIOS)                         CÓDIGO:

Campus:

Data:          /       /

Nome:

RA:

Turma:

  1. O capitalismo, como sistema econômico, político e social dominante surgiu muito lentamente, em um período de vários séculos, primeiro na Europa Ocidental e, depois, em grande parte do mundo. Sobre esse capitalismo nascente escreveram os primeiros teóricos da Economia, conhecidos como liberais clássicos. Dentre os fundamentos para as propostas dos liberais clássicos, está a crença de que:

  1. Cada ser humano tem seu comportamento determinados pelas instituições e relações sociais.
  2. O trabalho dignifica o Homem, e, portanto, todos buscam trabalhar, o que aumenta a produção.
  3. Cada ser humano busca equilíbrio entre sua razão e seus sentimentos, nas decisões de sua própria vida.
  4. Cada ser humano está essencialmente interessado em seu próprio bem-estar, e suas ações para obtê-lo levam ao surgimento de condições que favorecem o bem-estar coletivo.
  5. Cada ser humano deve se submeter ao interesse da coletividade, que é interpretado pelo Estado.

Justificativa

  1. Observe a seguinte definição de bens econômicos e bens livres: “Tudo aquilo que tem utilidade, com ou sem valor econômico. O ar, por exemplo, é um bem livre, mas o minério de ferro é um bem econômico, porque é escasso e depende do trabalho humano para ser obtido. Os bens econômicos se dividem em cinco grupos principais. São eles: bens de capital ou de produção (máquinas e equipamentos); bens de consumo (brinquedos, um par de sapatos – aqueles que podem ser comprados pelas pessoas depois de um processo de produção ou industrialização); bens de consumo durável (máquina de lavar roupa, imóvel – que só são trocados após períodos longos de uso); bens de consumo semidurável (carro, roupa – os que precisam ser trocados periodicamente); bens de consumo não-durável (alimentos)” (Dicionário de Economia da Unb, disponível em http://e-groups.unb.br/face/eco/inteco/paginas/dicionariob.html, acesso em 15 de fevereiro de 2010). Consideremos agora que as necessidades humanas fundamentais são muito maiores do que somente as biológicas, como dormir, respirar, etc. Nesse sentido, podemos admitir que as necessidades humanas fundamentais:
  1. Dependem, por completo, da produção de bens econômicos pela respectiva sociedade.
  2. II. Nunca demandam bens econômicos para a sua satisfação.
  3. III. Podem ser, muitas vezes, resolvidas com a própria disponibilidade de bens livres, na natureza.

Com base nessas opções, podemos considerar que:

  1. I está correta, apenas.
  2. III está correta, apenas.
  3. Todas estão incorretas.
  4. II está correta, apenas.
  5. Todas estão corretas.

Justificativa

  1. “É sabido que nem todos os desejos da humanidade podem ser satisfeitos, embora, de forma geral, sua capacidade produtiva seja elevada, porém, limitada. Existe certo número de pessoas na força de trabalho, e dispomos de uma quantidade determinada de máquinas e fábricas. Em outras palavras, nossos recursos são limitados.” (Wonnacott & Wonnacott. Economia. 2ª edição, São Paulo, Editora Makron Books, 1994, p.24). Leia as seguintes afirmativas a respeito dos recursos para a produção de bens e serviços.
  1. Os recursos de que trata o texto acima são os insumos básicos utilizados na produção de bens e serviços, também chamados de fatores de produção.
  2. Os elementos indispensáveis ao processo produtivo de bens materiais são chamados de terra, trabalho, capital, tecnologia e capacidade empresarial.
  3. Em relação ao recurso produtivo ao qual chamamos de Capital, devemos entender que ele se refere apenas ao capital financeiro, ou seja, ao dinheiro necessário para dar impulso a qualquer empreendimento industrial, comercial ou qualquer outro.
  4. A capacidade empresarial, enquanto fator de produção, desempenha papel estratégico na determinação do dinamismo e crescimento da economia por ser ela que organiza a produção e assume riscos ao tomar decisões em seu negócio.

Assim, pode-se afirmar que:

  1. Estão incorretas as afirmativas I, II e III.
  2. Apenas a afirmativa I está correta.
  3. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  4. Apenas a afirmativa III está incorreta.
  5. Estão corretas as afirmativas I, II e III.

Justificativa

  1. Em cada sistema econômico é possível encontrar grande e diversificado número de empresas. Cada uma delas, ora de forma diferente ora de forma idêntica às demais, organizam fatores de produção e, de tal organização, produzem bens ou prestam serviços. Devido grande diversidade de empresas e atividades que desempenham, há possibilidade de classificar a produção utilizando determinado critério que atende características fundamentais de sua produção. Acerca do assunto, suponha esteja lendo algum jornal e veja as seguintes manchetes.
  • Manchete I – A produção de grãos cresceu aproximadamente 10% nos meses de janeiro a maio, no Brasil, comparativamente ao mesmo período do ano anterior.
  • Manchete II – O número de matrículas no ensino médio decresceu significativamente, o que pode explicar a retração do setor da educação.
  • Manchete III – A preferência por transporte público, provavelmente, causará impactos no setor automobilístico nos próximos anos.

As manchetes de jornal fazem referência, respectivamente, aos setores:

  1. Primário, secundário e terciário.
  2. Terciário, secundário e primário.
  3. Secundário, primário e terciário.
  4. Secundário, terciário e primário.
  5. Primário, terciário e secundário

Justificativa

  1. Para entender o funcionamento do sistema econômico, usamos o modelo do Fluxo Circular da Renda e seus sub fluxos (real e monetário). Leia as afirmativas acerca do Fluxo Circular de Renda.
  1. Por simplificação, os agentes econômicos são as famílias (unidades familiares) e as empresas (unidades produtoras).
  2. As famílias são proprietárias dos fatores de produção e os fornecem às unidades de produção (empresas) no mercado dos fatores de produção.
  3. As empresas, pela combinação dos fatores de produção, produzem bens e serviços e os fornecem às famílias no mercado de bens e serviços.
  4. As empresas são proprietárias dos fatores de produção e, desta forma, têm o direito de utilizá-los.

Em relação a essas afirmativas pode-se afirmar que:

  1. Apenas a I está incorreta.
  2. Apenas a II está incorreta.
  3. Estão incorretas apenas I e III.
  4. Estão incorretas I e IV.
  5. Estão corretas as afirmativas I, II e III.

Justificativa

  1. A curva (ou fronteira) de possibilidades de produção (CPP) expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo. Trata-se de um conceito teórico com o qual se ilustra como a escassez de recursos impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção. Considere inicialmente as Alternativas de Possibilidades de Produção abaixo demonstradas.

Alternativa

A

B

C

D

E

F

Aço (milhões de toneladas)

0

15

18

22

26

34

Ferro (milhões de toneladas)

50

40

20

12

  9

0

Esse quadro nos fornece as possibilidades de produção de uma planta que, por hipótese, pode produzir apenas dois tipos de bens: ferro e aço. Considerando então os dados apresentados, indique a alternativa correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (179 Kb)   docx (804.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com