TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ed Geopolitica

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 3

12-C

O interesse fundamental é o desenvolvimento econômico nos processos de integração regional. No entanto, existe uma grande dificuldade dos países abdicarem da sua soberania.

Na questão IV nós temos a ideia de que as moedas nacionais são conversíveis e comunicáveis entre elas, quando pensamos no MERCOSUL nós não chegamos num patamar de estabilização de uma moeda única por exemplo.

13- D

O Nafta beneficia os três países. No que se refere na relação entre os Estados Unidos e o México, a questão é territorial. O Nafta ele será muito importante para os EUA porque vai possibilitar que a política de imigração mexicana seja contida. E possibilita certo desenvolvimento para o México. A questão são os interesses que vai além da economia, o interesse também é a economia, mas não somente ela.

14-B

O MERCOSUL é fruto do tratado de assunção, levando em consideração o desenvolvimento econômico das nações participantes. Nem todos os países da America do Sul fazem parte do MERCOSUL, porque ao levarmos em conta a integração regional, é necessário que os países preencham alguns requisitos. No primeiro momento os países entram como observadores e depois passam a fazer parte do bloco. O MERCOSUL foi uma iniciativa do Brasil e Argentina e a Venezuela ira ingressar tardiamente.

15- C

O fato de existir uma iniciativa de integração regional não significa que todos os países membros possam aderir a uma moeda única. Os países membros não vão aderir a uma moeda única por causa da vulnerabilidade.

16- A

A Política macro econômica do país vai ser mantida, as políticas comerciais internas são mantidas, porém os diálogos externos são estimulados de diferentes formas justamente para que os pais possa se devolver, não só o país que irá se devolver e sim toda a região o que da a noção de regionalização.

17- D

I – No processo de globalização o centro do poder acaba sendo caracterizado pelos EUA,EU E Japão. O Japão é o centro e os blocos vão ser configurados principalmente no sudeste asiático vão acabar mostrando que ele não é só potente do sudeste asiático. No que diz respeito a Europa ela se consolida junto com os Estados Unidos no poder. Em termois de blocos regionais, nós temos essas três centros de poder;

II – De fato a globalização se caracteriza como um modelo excludente a partir do momento que temos a inserção das multinacionais em diversos países. A partir do momento que temos essa consolidação das multinacionais o que vemos é o processo de investimento direto que acaba minando muitas vezes a produção interna dos países. Em termos de competitividade, nós não temos como competir com grandes empresas multinacionais por conta de fatores tecnológicos, desenvolvimento e inovação.

III- É muito difícil nos tornarmos competitivos porque dependemos das grandes potências e como a maioria dos países é dependente delas em termos econômicos, temos a impossibilidade de expansão doméstica.

18- C

A globalização proporcionou através da tecnologia da informação um crescimento da atividade econômica alem das fronteiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com