TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educacionais do IDE Equipe Palemônio

Por:   •  31/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.276 Palavras (10 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

 FGV SOL – Área de Soluções

 Educacionais do IDE

Equipe Palemônio

Ana Araujo, Anderson Ricci, Dimitri Tavares, Mariana Amaral e Raquel Rabelo

ALTERNATE REALITY GOALS – ARGo  

01/10/2021

Matriz do Desafio 4 

Qual a proposta selecionada pela equipe?

A Argo Menthor tem como missão utilizar a ciência para encontrar soluções bioquímicas para satisfazer as necessidades  humanas utilizando inovação e com isso possibilitar uma melhor qualidade de vida às pessoas. Uma Empresa com o  propósito de gerar benefícios para a humanidade e comprometida a trabalhar com ética e de maneira socialmente  responsável, visando à sustentabilidade e o respeito à vida.

Diante da descoberta da Dr. Circe vemos no board da Argo Menthor um impasse do que fazer com a fórmula. Temos de  um lado uma proposta de liberação do uso de patente, do outro a proposta de ter exclusividade sobre a mesma. A Argo Menthor tem em seu DNA a sinergia e sustentabilidade. Pessoas em estado de colaboração, produzem sinergia.  Dessa forma são obtidos resultados exponenciais e extraordinários. Sendo assim, a equipe Palemônio apoia uma terceira  alternativa, não do jeito do Jason, ou do Pelias, porém de uma forma nova que seja fruto da colaboração entre os dois.  Fazendo assim o Board entrar em sinergia novamente.

A terceira via 

Nossa proposta é patentear a tecnologia e explorá-la nas seguintes condições de contorno:  

A) MERCADO DE MEDICAMENTOS PARA DOENÇAS DEGENERATIVAS: Licenciar a tecnologia patenteada, permitindo a  exploração da patente por instituições e pesquisadores exclusivamente para mercado de medicamentos para cura e  tratamento de doenças degenerativas, como a Doença de Alzheimer, mediante o pagamento do licenciamento (“taxa  única” acessível), porém sem cobrança de royalty, ou seja, sem direitos de percentuais sobre vendas. Dessa forma a Argo  Menthor estaria contribuindo com as necessidades humanidade e indiretamente abatendo sua “dívida com a  humanidade” adquirida no acidente de Gambia.

Obs: A proposta do Sr. Higgins prevê a liberação do prazo de sigilo, ou seja, assim que o pedido da patente for feito este  se tornará acessível ao público. Propomos mantertal sugestão.

B) MERCADO DE COSMÉTICOS: Levando em conta o potencial do uso da fórmula para o mercado de cosméticos, a Argo  Menthor terá exclusividade na exploração da patente para este mercado. Surgindo aí uma oportunidade de gerar uma  spin-off da Argo, ou seja, um novo negócio, uma nova empresa voltada para o mercado da beleza sustentável. Esse novo  “braço” da empresa cuidaria do desenvolvimento e criação de cosméticos, bem como sua exploração comercial. A fim de  sugestão esse novo negócio poderia ter como mote a Sustentabilidade e Responsabilidade Social, lançando mão da não  execução de testes em animais, uso de embalagens sustentáveis, não uso de substâncias nocivas pra pele, entre outros.

Considerando o exposto no item “A”, para fins de gerenciamento do processo de exploração da patente, iremos criar a  ONG nomeada IDCPC - Instituto Doutora Circe de Pesquisa Cientifica, que terá como missão expandir o conhecimento  científico, fomentar o compartilhamento e colaboração da academia em buscar novos tratamentos e cura de doenças,  trazendo um bem maior para a sociedade.  

Os pesquisadores que tiverem interesse no acesso a fórmula, além de um contrato, terão que assinar um termo NDA (Non disclosure agreement), ficarão vinculados e obrigados a utilizar a fórmula somente para pesquisa de cura para doenças e desenvolvimento e produção de medicamentos, além de destinar 1/3 de toda produção de forma gratuita para países em  linha de estrema pobreza, por meio de um convênio que será firmado com a OMS, sob pena de sanções em  descumprimento.  

O instituto será responsável pela gestão e tramites burocráticos da patente, desde o cadastramento de interessados,  acompanhamento das pesquisas, produção de medicamentos e gerenciamento do uso da fórmula para outras finalidades  como a da indústria cosmética.

[pic 2]

 FGV SOL – Área de Soluções

 Educacionais do IDE

O NDA visa obrigar os interessados em ter acesso a fórmula, a não divulgar, seja para terceiros ou em áreas internas da  própria empresa, instituto etc., ao qual possuem vínculo, assim como dados técnicos ou qualquer outro tipo de informação  considerada relevante. Outro ponto, seria a obrigatoriedade no fornecimento de relatórios anuais de produtividade, como  pesquisas em andamento, resultados, além do compartilhamento com a comunidade cientifica de toda descoberta que  for feito. Apesar da autorização para utilização da fórmula para fins específicos, de acordo com o artigo 42, da Lei 9.279,  de 14 de maio de 1996 (Lei de Propriedade Industrial), os direitos da Argo Menthor estariam preservados.  

 Art. 42. A patente confere ao seu titular o direito de impedir terceiro, sem o seu consentimento, de produzir, usar,  colocar à venda, vender ou importar com estes propósitos:  

 I - produto objeto de patente;  

 II - processo ou produto obtido diretamente por processo patenteado.  

 § 1º Ao titular da patente é assegurado ainda o direito de impedir que terceiros contribuam para que outros  pratiquem os atos referidos neste artigo.  

 § 2º Ocorrerá violação de direito da patente de processo, a que se refere o inciso II, quando o possuidor ou  proprietário não comprovar, mediante determinação judicial específica, que o seu produto foi obtido por processo de  fabricação diverso daquele protegido pela patente.  

Diante dessa proposta forma a terceira via coloca em prática o Valor da Argo Menthor que é sinergia de pensamentos e  trabalho em equipe fazendo com que Pelias e Jhon trabalhem como uma única equipe em prol do crescimento sólido da  empresa.

Escreva a defesa da equipe apresentando uma argumentação baseada nos seguintes  critérios: ética, viabilidade e contribuição para a imagem da empresa.

Defendemos a nossa proposta seguindo os três pilares:

1. Ética:

O ponto decisivo para a escolha da equipe foi algo que esta entende estar no cerne daquilo que a Argo  Menthor é e daquilo que tem como missão que é a utilização da ciência “para encontrar soluções bioquímicas  que satisfaçam a grandes necessidades humanas, de forma inovadora”, bem como seus valores “trabalhar  com ética e de maneira socialmente responsável, visando à sustentabilidade e ao respeito à vida”. O  desenvolvimento de uma substância com capacidade de regenerar células terá alto impacto para a  comunidade científica e sociedade de maneira geral, algo que pode revolucionar a vida da forma como a  conhecemos.  

A aplicação da fórmula na cura de doenças, poderá possuir inúmeros desdobramentos, ou seja, novo usos,  que irão além da cura do Alzheimer, doença vem ganhando espaço, em consequência do envelhecimento da  população. Inovar de forma aberta, colaborativa, minimiza os impactos da “assimetria da informação”, fazer  uso do que o Sr. Higgins pontua como “wisdom of crowds”, ou seja, a sabedoria do coletivo, permite acesso à  uma maior quantidade de conhecimentos e informações, agregando no processo da inovação e difusão de  soluções (novas fórmulas e produtos), e o mais importante, promovendo a saúde humana.

2. Viabilidade:

Abrir a patente da maneira descrita no item “A”, não significa deixar de ter lucro. O lucro será a consequência.  Teremos um mercado competitivo com preços justos pois assim teremos a livre concorrência e não o  monopólio de uma descoberta tão importante para a humanidade.

2.1. Retorno financeiro

A abertura da patente é economicamente viável, sob a ótica do Retorno Financeiro podemos analisar que,  segundo dados divulgados pela CRM Internacional e EFPIA, a indústria farmacêutica leva de 12 a 13 anos para  desenvolver um novo medicamento ou vacina, metade deste tempo investido no processo de Investigação  (pesquisa básica e aplicada) e o restante no Desenvolvimento em si, através da colaboração este tempo de  mercado será bem menor. Um exemplo atual do impacto da colaboração no processo inovativo da ciência, é  que entre fatores como a liderança empresarial, o investimento governamental, a infraestrutura constituída  para P&D, fabricação e distribuição, destaca-se também a colaboração entre diversos atores (empresas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com