TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Área de Soluções Educacionais do IDE

Por:   •  15/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

   FGV SOL – Área de Soluções
          Educacionais do IDE

ALTERNATE REALITY GOALS – ARGo

Matriz do Desafio 4 – Equipe Zetes

Proposta selecionada pela equipe:

Proposta 1: Patentear a fórmula e autorizar a liberação do prazo de sigilo, como contribuição para a cura de doenças, principalmente o Alzheimer. Desse modo, informar ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) que a patente poderá ser utilizada publicamente. Além disso, uma ONG (Organização Não Governamental) sem fins lucrativos fará a ponte entre a Argo Menthor e uma rede formada por cientistas, pesquisadores, institutos, fundações e universidades. Os integrantes da rede poderão assinar contrato com a ONG e ter acesso à patente, desde que considerem que a pesquisa que desenvolvem possa ser utilizada em benefício da sociedade. A Argo Menthor atuará como protagonista, criando um ambiente colaborativo de inovação.

Abaixo, descrevemos as argumentações para a escolha da Patente:

A decisão de patentear a fórmula e autorizar a liberação do prazo de sigilo se baseia em três pilares fundamentais: Ética, Viabilidade e Contribuição para a imagem da empresa.

Do ponto de vista ético, lembramos que a Missão da Argo Menthor é de utilizar a ciência para encontrar soluções bioquímicas que satisfaçam a grandes necessidades humanas, colaborar com pesquisas descobrindo compostos bioquímicos que possibilitem uma melhor qualidade de vida às pessoas. Dentro dos Valores da empresa está destacado o propósito de gerar benefícios para a humanidade: trabalhar com ética e de maneira socialmente responsável, visando à sustentabilidade e o respeito à vida.

Do ponto de vista da viabilidade, a abertura de patente se mostra economicamente viável, pois todo o investimento a ser realizado não sofrerá a pressão do tempo de dez anos (prazo de proteção de patentes fechadas). Estudos demonstram altíssimos custos de pesquisa e desenvolvimento em novos compostos (entre $1B e $2B, sendo a maior parte desse valor empregado nas pesquisas clínicas), além de um tempo grande neste processo (em média um total de quinze anos de pesquisa para obter a aprovação de um medicamento inovador). Uma grande vantagem da proposta é que a estrutura dos parceiros da rede servirá para o desenvolvimento de novos medicamentos, com custos muito inferiores.  Estudos mostram que o desenvolvimento de produtos inovadores se torna, cada vez mais, um investimento de alto risco com longo prazo de retorno. Requer-se assim, encontrar alternativas para a redução de custos na condução dos estudos clínicos (que representam mais da metade do total investido em P&D), sendo vital para a viabilidade financeira dos projetos. Além disto, nas palavras do próprio John Pelias, membro efetivo do Conselho de Administração: “sabemos que, no caso de produtos em desenvolvimento, inúmeras vezes, surgem, durante a pesquisa, novas aplicações, essa inovação já se mostrou promissora para o uso cosmético”. Desta forma, a decisão trará a possibilidade de novas aplicações, para novas drogas terapêuticas ou tratamentos cosméticos. Destacamos ainda que conforme mostram os estudos, medicamentos para as doenças da velhice aumentarão ao longo dos próximos anos, permitindo assim a Argo Menthor, já detentora da fórmula, sair na frente na produção de novos produtos. Finalizando, a decisão de não ter patente fechada evitará ações governamentais de quebra de patente, como aconteceu em 2007, quando o governo brasileiro quebrou a patente de medicamentos para o tratamento da AIDS.

E, como terceiro e último pilar, o da Imagem da empresa, reforçamos que com esta decisão, atendemos não apenas o propósito da Argo Menthor, mas geramos um impacto significativo na sociedade, atendendo ao seu papel social. Lembrando as palavras do próprio CEO, Jason Higgins: “a empresa possui em sua essência a promoção da saúde humana”. Trata-se de uma proposta inovadora, revolucionária e economicamente viável, que possui impactos sociais benéficos para a Argo Menthor no seu branding, principalmente após o impacto negativo do acidente em Gâmbia. Acreditamos que apoiar a sociedade na descoberta de medicamentos para graves doenças, ainda sem tratamento, poderá não só reverter o impacto negativo, mas gerar impacto bastante positivo à empresa, como contribuidora para grandes descobertas cientificas, sem que isso gere altos custos à sociedade para sua utilização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (99.3 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com