TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ambiental e os conceitos relativos ao meio ambiente

Por:   •  19/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.440 Palavras (14 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 14

Educação Ambiental e os conceitos relativos ao meio ambiente

Gerson Bispo dos Santos

RESUMO:

As atividades antrópicas resultam em um impacto negativo sobre a qualidade do ambiente. O processo da industrialização tem contribuído muito com a degradação da natureza, comprometendo de tal modo à qualidade de vida das pessoas. Da mesma forma que afeta a fauna e a flora, acarretando por muitas vezes a extinção de determinadas espécies. A Educação Ambiental foi instituída e regulamentada pela lei 9.795 de 1999 como uma excelente prática para fomentar e ramificar a causa da preocupação com a questão ambiental. Dessa forma foi despertando a conscientização e ganhando aliados, tratando sobre a importância da conservação da natureza, focando nos problemas atuais e possíveis agravos ambientais para as gerações futuras. A escola desempenha uma função respeitável, inserindo os conhecimentos, as habilidades e atitudes voltadas para a conservação ambiental. De tal modo que a sociedade consiga fazer uma análise que abrange vários campos de pesquisa como, por exemplo: a ecologia, politica, ética, aspectos socioeconômicos e culturais. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi pesquisar os termos e ações aplicadas em distintos ramos da sociedade preocupados com a degradação do ambiente e projetando ações de sustentabilidade.

Palavras – chave: Industrialização e Sustentabilidade.

INTRODUÇÃO

        De acordo com a história tem sido constante e crescente a descoberta, a identificação e utilização dos mais diversificados recursos naturais com o desígnio da produção. Ao longo do tempo, para esses materiais tirados do ambiente, foram atribuídos valores econômicos, sociais e culturais.

        O crescimento econômico é apresentado como o conjunto da economia de uma nação, com a qualidade de vida das pessoas e a preservação do ambiente.

          A história nos mostra que a consciência sobre a preservação ambiental tem evoluído muito por meio dos tempos. Na metade da década de 50 aconteceu a expansão da economia, passando pelos anos 60, sem a menor preocupação com as consequências sobre o ambiente. Dessa forma gerando forte impacto ambiental na década de 70 que se expandiu até os dias atuais.

          Em meados da década de 70, foi notado o aumento da população mundial junto com a industrialização. E para dar continuidade ao processo evolutivo, foram feitos investimentos na expansão e na condição da educação no país, visando à qualificação da mão de obra. Dessa forma, possibilitou a construção de novos portos, aeroportos, rodovias e ferrovias. Com esse desenvolvimento as pessoas começaram a possuir mais bens e serviços, consequentemente melhorando financeiramente a condição de vida da população.

        Em decorrência desse desenvolvimento desenfreado, não houve a preocupação merecida com a preservação dos recursos ambientais. Nitidamente observamos que nos planos de investimentos voltados a educação ambiental, ficou no esquecimento ou até mesmo por muitos ainda desconhecidos. Consequentemente foi constatado o aumento da poluição, geração de resíduos e o declínio exponencial dos recursos naturais. Sendo que é conhecido, que esses bens naturais são repostos pela natureza em escala linear, consequentemente o ambiente não alcançando a reposição necessária para o equilíbrio ambiental.

        No início do ano 90 passou a ser usados o termo Educação Ambiental, objetivando a orientação da sociedade, quanto a forma de uso racional com os recursos disponíveis na natureza.   Atualmente permanecemos explorando o ambiente, visto que o homem moderno se tornou consumista e vivendo mais nas grandes cidades, onde este acelerado crescimento, soluções estratégicas que deveriam ser adotadas visando reduzir a degradação ambiental.

   Segundo o Ambiente Brasil (2018) a população está usando 20% a mais de recursos naturais do que o planeta é capaz de repor. Logo os recursos não renováveis são os que acabam na natureza, uma vez que a sua capacidade de renovação não é feita em tempo capaz para o tempo de vida do homem, sendo que este é consumido com velocidade superior à que a natureza tem capacidade de produzir.

Quanto aos usos oferecidos pelos cursos d’água são inúmeros e valiosos. Sendo considerada uma das maiores preocupações socioambientais, principalmente nas áreas urbanas mais pobres.  Estima-se que cerca de um quarto da população urbana de países subdesenvolvidos e em desenvolvimento não tem acesso à água potável.  Essa situação é decorrente do rápido crescimento populacional urbano e à pressão sobre os diversos usos da água afetando os recursos naturais (GOUVEIA, 1999).

          Em decorrência desse desenvolvimento desenfreado, não houve a preocupação merecida com a preservação dos recursos ambientais. Nitidamente observamos que nos planos de investimentos voltados a educação ambiental, ficou no esquecimento ou até mesmo por muitos ainda desconhecidos. Consequentemente foi constatado o aumento da poluição, geração de resíduos e o declínio exponencial dos recursos naturais. Sendo que é conhecido, que esses bens naturais são repostos pela natureza em escala linear, consequentemente o ambiente não alcançando a reposição necessária para o equilíbrio ambiental.

           As indústrias necessitam de matéria prima para a fabricação dos seus produtos, dessa forma a constante exploração do ambiente vem causando danos irreversíveis devido à intensa exploração.  Os resíduos sólidos são produzidos tanto em locais urbanos como em áreas rurais. Apresentam grande variedade de componentes, pois são provenientes de recursos naturais diversos.  Em países mais evoluídos, o descarte desses materiais recebe o tratamento adequado. Esses restos de atividades humanas compreendem resíduos domiciliares, comerciais, industriais, hospitalares, agrícolas, entulhos e públicos.

        O processo de conscientização sobre a importância da preservação ambiental são esforços de vários institutos. Muitas pesquisas vêm sendo realizadas com a finalidade de descobrir novas soluções, não somente preocupados com a escassez dos recursos naturais do planeta. Mas dando prosseguimento a educação ambiental voltadas as atividades econômicas, ambientais, sociais e culturais da sociedade humana.

DESENVOLVIMENTO

               A humanidade sempre teve influência sobre a natureza. Contudo, foi somente depois do início da Revolução Industrial, em meados do século XVIII, que os impactos das atividades humanas tomaram proporções em escalas continentais e até mesmo globais. Essas atividades humanas, principalmente aquelas envolvendo a queima de combustíveis fósseis para fazer uso nas indústrias e residências. Da mesma forma que a queima da biomassa produz gases de efeito estufa que afetam a composição natural da atmosfera (CONTI, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (152.4 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com