TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaboração Plano de Negócios

Por:   •  27/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.366 Palavras (14 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

 Lista de Figuras

01        Administração da Produção................................................................. 4

02        Elaboração Plano de Negócios........................................................... 8

03        Gestão de Projetos.............................................................................. 13


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        16

REFERÊNCIAS        17



  1. INTRODUÇÃO

Toda organização que almeja solidez no mercado e lucratividade, busca aperfeiçoar a administração de seus processos produtivos e logísticos, corrigindo possíveis falhas nos processos de trabalho e minimizando riscos e percas.

Este trabalho através de pesquisa bibliográfica possibilitou desenvolver os conteúdos das disciplinas de Gestão de Projetos, Administração de Produção e Logística, Empreendedorismo e Plano de Negócios, compreendendo a importância das empresas em elaborar seu planejamento para novos projetos, de negócios, produtos ou serviços, utilizando se de ferramentas para aperfeiçoar seus métodos de trabalho e obter maior lucro.

DESENVOLVIMENTO

I DESAFIO: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA

[pic 15]

 Fonte: Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial.[pic 16]

PROJETO DA REDE DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS

O Projeto de rede de operações produtivas compreende que todas as operações ou parte delas, fazem parte de uma rede que se interliga com outras operações; produtos e serviços, clientes e fornecedores em camadas.
As operações em camadas têm duas divisões: quanto ao fornecimento; uma operação tem seus fornecedores de peças ou serviços, que possuem seus próprios fornecedores. Quanto à demanda, a operação tem clientes que podem ou não serem consumidores finais dos produtos ou serviços.

Através da relação das camadas se da um processo de duas vias, um elo onde há a troca de informações, e o entendimento sobre a necessidade produtiva do outro.

As informações obtidas na rede contribuem para a competitividade das empresas, assim como para as perspectivas futuras em relação a clientes e fornecedores.

Dentro desse projeto de rede é possível identificar as decisões de localização e operações produtivas; onde devem ser localizadas cada parte da operação a qual pertence à empresa, e as decisões de capacidade produtiva; sobre qual capacidade de produção cada parte da rede terá em longo prazo.
A rede de operações permite as organizações melhor controle sobre as operações produtivas, contribui para a redução de custos por estruturar a capacidade produtiva e sua localização, há maior agilidade e rapidez nos processos por interligarem fornecedores e clientes em camadas.

Na Administração de produção também é utilizado como ferramenta de gestão o ciclo PDCA, que visa o aperfeiçoamento dos processos de uma empresa.
Ele é composto por ciclos como o próprio nome diz, sendo as etapas; P (Plan/Planejamento), D (Do /Executar), C = (Check / Checagem) e A = (Act / Ação).
O ciclo é iniciado pelo planejamento, onde o objetivo é focar na estratégia, levantamento e análise das informações, em seguida ocorrem à execução do que foi planejado, a próxima etapa é a de checagem, compare se o realizado com o planejado e identifica se se há necessidade de ação de correção de divergências.
No ciclo PDCA são considerados dois tipos de mudanças que podem ser implementadas para melhoria dos processos; as mudanças reversíveis e as irreversíveis.

O PDCA é um método de fácil aplicação, que deve cumprir todas as etapas para que seja eficaz, e pode ser utilizado com outras ferramentas da qualidade, como exemplo o 5 S.

O 5 “S” são iniciais de palavras japonesas; Seiri (Utilização), Seiton (arrumação), Seiso (limpeza), Shitsuke (Disciplina) e Seiketsu (higiene). O seu objetivo é melhorar a eficiência através do uso adequado dos materiais; manter somente o que é necessário para uso, a organização, a limpeza e a identificação dos materiais e espaços. Proporciona maior produtividade, redução de despesas, melhor aproveitamento de materiais, melhoria da qualidade, menos acidentes do trabalho e maior satisfação pessoal no trabalho.


APLICABILIDADE DA LOGISTICA NAS EMPRESAS MODERNAS

Diante dos avanços tecnológicos e da globalização, as relações de clientes e fornecedores passaram por transformações, o mercado se tornou mais exigente, provocando maior competitividade entre as empregas. Nesse cenário a atuação da logística passou a exercer um papel fundamental nas organizações, contribuindo para a gestão administrativa, no sentido de aperfeiçoar os processos e reduzir custos.

A logística empresarial Segundo Ballou (1993, p.112):
Trata de todas as atividades de movimentação e armazenamento que facilitam o fluxo de produtos e / ou serviços desde o ponto de aquisição da matéria prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviços adequados aos clientes a um custo razoável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (341.7 Kb)   docx (125.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com