TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Embraer - A Líder mundial em jatos regionais

Por:   •  4/11/2017  •  Resenha  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

Xênia Lis e Silva Lopes

Estratégia Empresarial

Tutor: Prof. Audemir Leuzinger de Queiroz

Rio de Janeiro

03/11/2017

Estudo de Caso: Embraer: A Líder Mundial em Jatos Regionais

Fundada no ano de 1969 – Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) marcou a modernização da Força Aérea Brasileira (FAB), que operava com inúmeros aviões antigos vindos à sua maioria da Segunda Guerra Mundial.

Deve-se boa parte dessa fundação ao grande esforço do governo brasileiro de incentivar a indústria aeronáutica, uma vez que o país possuía uma grande faixa territorial, mas com uma infraestrutura limitada. Apesar de uma sociedade vinculada ao Ministério da Aeronáutica cujo seu primeiro presidente foi o engenheiro e oficial da força aérea, Ozires Silva, de 51 anos, formado pelo ITA, que liderou e acompanhou o projeto do avião Bandeirante, grande parte dos funcionários originou-se do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que fazia parte do Centro Técnico Aeronáutico (CTA), órgãos criados pelo governo brasileiro entre os anos 40 e 50 para fiscalizar o setor aeronáutico civil e o de defesa além do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IPD) para abrigar especialistas estrangeiros, mais especificamente, os alemães na cidade de São José dos Campos - SP.

No início a Embraer, tinha o seu capital controlado pelo governo brasileiro o que proporcionava alguns privilégios, tais como, compras de aviões da Embraer teriam prioridade dos órgãos federais brasileiros, uma vez que o ministério da aeronáutica  criou  a   Embraer  para  fabricar  aeronaves militares e civis.

          Em 1971 a Embraer lança o “Xavante” seu primeiro avião para  fins  militares, construído em um acordo de licenciamento com uma empresa italiana. Não demorou muito para a Embraer ter seus clientes internacionais. Uruguai e Chile foram os primeiros clientes seguidos pelas companhias aéreas dos EUA, cliente este que aumentou consideravelmente a produção dos aviões Bandeirantes. A Embraer atinge o sucesso comercial a partir do desenvolvimento de outros tipos de aviões com a capacidade de 30 passageiros mesmo sendo questionada por muitas vezes sobre todo o custo e processo financeiro para montagem de suas aeronaves,

 Por cerca de 20 anos a empresa contou com grandes resultados de vendas e lucros, no entanto a partir década de 80, o governo federal abandonou o setor aeroespacial. A Constituição de 1988 acabou extinguindo todas as possibilidades de apoio a novos desenvolvimentos, criando real desvantagem competitiva para a indústria nacional.

Com o fim da Guerra Fria, os cortes nos investimentos de programas militares, ocasionaram reflexos negativos para as forças armadas brasileiras e consequentemente para a EMBRAER, pois a recessão batia à porta em plena década de 90. Foi neste cenário caótico que o engenheiro Ozílio Carlos da Silva substituto de Ozires Silva, tentou arrecadar investimentos de fontes governamentais para custear construções de novos modelos, mas nada foi resolvido devido a Embraer possuir o título de estatal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (130.1 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com