TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Emile Durkhein e Agusto Comte

Por:   •  25/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  12.957 Palavras (52 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 52

[pic 1]


 [pic 2][pic 3][pic 4]


[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

3 – Conclusão

Apesar de Comte ter sido a Pai da Sociologia foi Durkhein que deu a sociologia um aspecto científico com métodos e experimentos através da pesquisa social podendo ser definido sintomas e problemáticas de um grupo da sociedade ou um individuo.O individuo fora do convívio humano não desenvolve comportamento humano. Para Durkheim a sociologia não era só para explicar sobre a sociedade, também para resolver problemas dela também. A sociedade como um organismo para ele apresenta estados “normais” ou “patológicos”. Considera normal o fato que não extrapola os limites, quando se encontra.De acordo com as ideias defendidas é apontado como um de seus primeiros grandes teóricos se esforçou para emancipar a sociologia das demais teorias sobre sociedade e constitui-la como disciplina rigorosamente cientifica.Em uma de suas obras fundamentais, As regras do método sociológico, publicada em 1895, Durkheim definiu com clareza o objeto da sociologia - fatos sociais. Para o autor, o fator social é experimentado pelo individuo como uma realidade independente e preexistente. Assim, são três as características básicas que distinguem os fatos sociais. força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem-se as regras da sociedade em que vivem independentes da sua vontade e escolha. Essa força se manifesta quando é criado e se submete a um determinado tipo de formação familiar ou subordinado as leis e regras morais. Força da sociedade sobre si.
Força coerciva se torna evidente pelas sanções legais ou espontâneas quando individuo se rebela contra elas. “Legais” prescritas pela sociedade, sob a forma de leis, Infração e Penalidade, Ex: multas de transito regulamentadas pela legislação.como resposta a uma conduta considerada inadequada por um grupo.
 A educação formal ou informal, ou seja, desempenha uma importante tarefa nessa conformação dos indivíduos à sociedade em que vivem a ponto das regras estarem internalizadas nos membros do grupo e se tornarem hábitos. A língua ou o gosto por determinada comida são internalizados no indivíduo, que passa a considerar tais hábitos como pessoais. 

Durkhein para ele a Educação e fato social e passível de estudos,ele tinha como finalidade não só explicar a sociedade como também encontrar soluções para a vida social.

Comte usava a experimentação,comparação e a classificação como métodos para compreensão e conhecimento da realidade social.afirmou que fenômenos da natureza são tipos específicos de realidade e devem ser explicados em termos sócias.

Augusto Comte foi o primeiro a utilizar o termo SOCIOLOGIA, que também o chamava de Física Social. Comte acreditava possuir a solução para o problema social, desvalorizando o político e o econômico, em favor da ciência e da moral. Para Comte, a sociologia é a ciência do entendimento. O espírito de cada época e de cada pensador esta associado ao contexto social, necessário à compreensão do espírito humano. Ele era também fundador de uma religião, que deveria ter inspiração positivista

Para Comte há um método geral para a ciência mas não um método único para todas as ciências; além disso, a compreensão da realidade lida sempre com uma relação entre o abstrato e o concreto, entre o objetivo e o subjetivo.Além da realidade, outros princípios caracterizam o Positivismo: o relativismo, o espírito de conjunto e a preocupação com o bem público (coletivo e individual). 


                                                   SUMÁRIO              

INTRODUÇÃO 1.1 ................................................................................................        06

Biografia de Augusto Comte 1.2 ............................................................................        04

Biografia de Emílie Durkhein 1.3............................................................................        04

DESENVOLVIMENTO 2......................................................................................        06

CONCLUSÃO 3....................................................................................................        34

REFERÊNCIAS 4 .................................................................................................        35



[pic 9]

Émile Durkheim

          Um dos pais da sociologia moderna

1 - Introdução:

Augusto Comte é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. Foi ele quem pela primeira vez usou essa palavra, em 1839, no seu Curso de filosofia Positiva. Mas foi com Emile Durkheim que a Sociologia passou a ser considerada uma ciência e como tal se desenvolveu. Durkheim formulou as primeiras orientações para a Sociologia e demonstrou que os fatos sociais têm características próprias, que os distinguem dos que são estudados pelas outras ciências. Para ele, a Sociologia é o estudo dos fatos sociais.

Apresentamos aqui um breve estudo sobre a vida e obra do filósofo e matemático francês Augusto Comte, dito pai da Sociologia e criador da doutrina positivista. 
Os temas abordados serão a cerca de seus conceitos – Lei dos três estados: teológico, metafísico e positivo; a Sociologia Estática e a Sociologia Dinâmica; definição e conceitos do positivismo: evolucionismo, organicismo e darwinismo social e a religião positivista -, o contexto histórico em que as idéias de Comte foram inseridas e curiosidades sobre seu trabalho e vida pessoal. Augusto Comte – “Pai” da Sociologia.

2 - Desenvolvimento

Émile Durkheim nasceu em Épinal, na França no dia 15 de abril de 1958.
Descendente de uma família judia, anda menino decidiu não seguir o caminho dos familiares, casado e pai de um casal de filhos.Em sua obra explicava os fenômenos religiosos a partir de fatores sociais e não divinos. Tal fato não o afastou da comunidade judaica. Tambem entre sua familia, seu sobrinho Marcel Mauss formou um grupo, que ficou conhecido como escola sociológica francesa.Em 1879 entrou na École Normale Supérieure (Escola Normal Superior de) iniciou seus estudos filosóficos 1882 com o título de Associado de Filosofia.
Em 1882 realiza concurso para docência em filosofia e é nomeado professor em Sens e Saint-Quentin.Em 1885 vai estudar ciências sociais em Paris e na Alemanha (onde permanece por um ano) é nomeado professor de pedagogia e ciência social na Faculdade de Letras da Universidade de Bordéus (primeiro curso de sociologia nas universidades francesas).
Em 1906 é nomeado professor -titular da cadeira de pedagogia da Faculdade de Letras de Paris, onde leciona pedagogia e sociologia.
Em 1910 transforma a cadeira na Sorbonne em cátedra de Sociologia
Em 1915 perde seu filho único no front de Salonique, durante a 1ª Guerra
Mundial.
Morre em Paris em 15 de novembro de 1917 e encontra-se sepultado no Cemitério do Montparnasse na capital francesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (85.8 Kb)   pdf (270.8 Kb)   docx (76.4 Kb)  
Continuar por mais 51 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com