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Paralelo entre Auguste Comte e Emile Durkheim

Por:   •  3/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  1.555 Visualizações

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Paralelo entre Auguste Comte e Emile Durkheim

Auguste Comte (nascido na França, 1798 - 1857) é considerado por muitos como o pai ou o fundador da sociologia. Ele foi quem cunhou o termo Sociologia e lhe deu um significado. Assim surgiu a Sociologia, pois ele ressaltou a necessidade de uma ciência que tratasse da especificidade das questões sociais, uma ciência que pudesse explicar as leis do mundo social. Foi o primeiro a elaborar uma teoria tratando das relações sociais do homem em sua vida.

O pensamento de Comte refletia os acontecimentos da sua era, pois viveu num período da história francesa em que se alternavam regimes despóticos e revoluções. A turbulência levou não só a um descontentamento geral com a política como a uma crise dos valores tradicionais. Ele se afiliava à ideia de que deveria ser estabelecida uma humanidade que abandonasse a fé e o dogma, para que o embasamento científico fosse a principal fonte de conhecimento.

Comte destacou que cabe à sociologia dar a prevalência do todo sobre as partes. Para ele, a tarefa da sociologia é estabelecer quais são as leis do devenir histórico e segundo ele existem leis que determinam acontecimentos futuros e o desenvolvimento humano. Ou seja, a função da sociologia seria a de resolver uma crise moderna, fornecendo ideias científicas visando uma reorganização social. Acreditava que a crise do mundo moderno dava-se devido a falta de ordem social e então propôs a reorganização social, objetivando colocar a ciência no centro da vida social.

Auguste Comte tinha a visão de que a sociologia era uma ciência positiva. O principal fundamento do positivismo é a ideia de que tudo o que se refere ao saber humano pode ser sistematizado segundo os princípios adotados como critério de verdade para as ciências exatas e biológicas. Isso se aplicaria também aos fenômenos sociais, que deveriam ser reduzidos a leis gerais como as da física. O positivismo sustenta que a ciência deve se preocupar com experiências diretas.

É considerado um reformador, ele achava que no momento em que o espírito humano se desenvolvia, ocorriam mudanças no cenário social. A ideia do todo sobre as partes é a espeficidade da sociologia. O nome que Comte dá a esse fenômeno é consenso social, implicando que todos deveriam comungar das mesmas crenças e possuir as mesmas visões de mundo. Para isso, a ideia do todo sobre as partes teria que empregar a coerção física e também a educação moral. Emile Durkheim (nascido na França, 1858 - 1917) é herdeiro dessa noção, denominando-a consciência coletiva. Educação moral é o recurso usado para aplicar nos indivíduos preceitos valorativos em relação à vida em sociedade. A coerção física é o uso da força, garantindo assim a obediência a esses preceitos.

É a partir de Durkheim que a Sociologia ganha um formato mais técnico. Com métodos próprios, a Sociologia deixou de ser apenas uma ideia e ganhou status de ciência. Durkheim busca apresentar o objeto próprio de estudo da Sociologia, para desvinculá-la da Filosofia e da Psicologia. Embora se baseasse em muitos aspectos da obra de Comte, ele pensava que algumas ideias de Comte eram vagas demais, e indicava que ele não havia conseguido implementar seu programa (estabelecer a sociologia com uma base científica). Para Durkheim, a educação é uma função coletiva, que visa ao bem social. Por isso, à sociedade caberia determinar quais as ideias e os sentimentos a imprimir na criança para que se tornasse um cidadão adaptado.

No que conhecemos hoje enquanto teoria do fato social, Durkheim parte do princípio de que os homens são animais selvagens, igualmente aos demais, e que aquilo que nos difere, dando-nos humanidade é nossa capacidade de tornarmo-nos sociáveis, ou seja, aprender hábitos e costumes capazes de nos inserir no convívio de determinada sociedade. Ele chama esse processo de aprendizado dessocialização, o que formaria nossa consciência

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