TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo: Ideia de consultoria em logística reversa

Por:   •  22/10/2015  •  Resenha  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

Segurança do Trabalho

Disciplina: Empreendedorismo

Professor Pesquisador: George Bento

Discente: Clayton Assis da Silva

Centro Tecnológico do Agreste, Caruaru - CT, data: 10/09/2015

Empreendedorismo: ideia de consultoria em logística reversa

Recentemente, é notório a preocupação com o meio ambiente, os recursos naturais mais escassos e os resíduos gerados que vêm se tornando um grande problema. A cidade de Caruaru atualmente produz mensal cerca de 8.000 toneladas de lixo por mês perante o site da prefeitura, o aterro sanitário do município não suportaria mais tal quantidade. A unidade existe desde 1999, teria vida útil de 20 anos e passou por ampliação em 2012, mas o crescimento da cidade aumentou a necessidade de outras alternativas que se faz necessário para um bom desenvolvimento do meio ambiente da cidade.  Estas alternativas por sua vez, poderia ser um desenvolvimento de práticas e políticas que unissem o poder público e as empresas privadas, criando um contexto que possibilitasse o melhor aproveitamento de resíduo sólido descartado sem tratamento, incentivos à desenvolvimento de recursos renováveis e educação ambiental para todos, pois, a responsabilidade de cuidar do meio ambiente é de todos, este é um dos conceitos da legislação ambiental estabelecidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS.

Uma das alternativas interessantes é a logística reversa que é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Dessa forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico.

Por este motivo, seria de suma importância os investimentos das empresas públicas e privadas em um programa de logística reversa para poder aproveitar este potencial econômico que vem dos resíduos sólidos. A iniciativa de logística reversa tem trazido um retorno financeiro relevante e considerável para as empresas. É possível ter economia em relação a embalagens que são retornáveis ou reaproveitamento de materiais. Através dessa redução de custo, é possível ter grandes expectativas para novos investimentos ou inovações. Lacerda (2002), esclarece que as iniciativas relacionadas à logística reversa têm trazido consideráveis retornos para as empresas justificando os investimentos realizados e estimulando novas iniciativas, mas que a maior ou menor eficiência do processo de logística reversa dependerá de como este é planejado e controlado. Além disso, o mercado acredita que empresas que adotam essa prática são vistas com bons olhos pelos clientes, que valorizam quando as empresas possuem políticas mais liberais de retorno de produtos.

Portanto, a criação de uma empresa de consultoria para auxiliar as firmas de Caruaru no cumprimento a legislação ambiental e no desenvolvimento da logística reversa, é um bom negócio. Pois, uma empresa que construa uma logística reversa de maneira correta seguindo a PNRS em todos os seus pré-requisitos pode auxiliar no grande problema de disposição de resíduos sólidos vivido pela cidade de Caruaru, além de, não ter implicações como multas por descumprimento da lei, ela ainda irar gerar receitas que podem impactar positivamente no preço do seu produto ou serviço.

Uma empresa de consultoria deve conter colaboradores especializados em determinados assuntos, neste caso seria em legislação ambiental, logística reversa, educação ambiental e outros. Felizmente trabalho em um grupo de extensão e pesquisa cientifica na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, que estes assuntos são o nosso cargo chefe, lá são desenvolvidos vários projetos e artigos que retratam a realidade ambiental da nossa região. Então a ideia é buscar colaboradores no nosso grupo de pesquisa para compor uma empresa de consultoria na área ambiental, prestando serviço para empresas que necessitem de um apoio para elaboração de um planejamento sustentável. O grupo já conta com uma seria de dados que podem ser úteis no planejamento sustentável de uma organização além de ter pessoas qualificadas para desenvolver treinamentos sobre práticas sustentáveis e meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (123.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com