TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo, transformando idéias em negócios

Trabalho acadêmico: Empreendedorismo, transformando idéias em negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 5

“Um bom plano de negócios deve mostrar claramente a competência da equipe, o potencial do mercado-alvo e uma idéia realmente inovadora; culminando em um negócio economicamente viável, com projeções financeiras realistas”. (Dornelas, 2005)

Seguindo a estrutura proposta em Dornelas (2005), apresentada a seguir, podemos montar um plano de negócios de forma eficaz. É importante frisar que essa estrutura é mais indicada para empresas voltadas para a área tecnológica, porém sua estrutura pode ser muito bem adaptada para outras situações.

Estrutura de Dornelas (2005):

1 - Capa

2 - Sumário

3 - Sumário Executivo

4 - Descrição da Empresa

5 - Produtos e Serviços

6 - Mercado e Competidores

7 - Marketing e Vendas

8 - Análise Estratégica

9 - Plano Financeiro

10 - Anexos

Neste módulo, mostraremos, de forma geral, como se faz um sumário executivo e a descrição da empresa.

Saiba Mais

Sugestão de leitura:

Capítulo 6 do livro: DORNELAS, José C. Empreendedorismo Transformando Idéias em Negócios.

2ª ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2005.

Sumário Executivo

O sumário executivo é considerado por muitos como a parte mais importante do plano de negócios. Ele deve ser escrito para vender o seu plano ao seu público-alvo, com ênfase nos assuntos que mais interessam ao leitor. Um bom sumário executivo é aquele que convence o leitor a continuar lendo o plano de negócios. Parece óbvio, porém, em muitos casos, que um investidor, por exemplo, ao ler o sumário executivo, já o descarte, deixando de lado aquela que poderia ser uma excelente oportunidade.

O sumário executivo deve permitir ao leitor ter uma visão geral do que será apresentado no decorrer do seu plano de negócios, ser uma síntese dele, por isso mesmo deve ser escrito de forma clara, concisa e objetiva.

Dornelas (2005) enfatiza que os melhores planos de negócios são aqueles mais objetivos. Com isso, o empreendedor pode atrair a atenção do leitor para uma leitura mais interessante e agradável.

Desta forma, o sumário executivo deve conter as informações-chave, que estarão contidas no seu plano de negócios. Para que isso seja feito com sucesso, Dornelas sugere algumas questões relativas ao negócio, que devem ser respondidas nesta seção:

O quê?

• Qual o propósito do seu plano de negócios?

• O que você está apresentando?

• O que é a sua empresa?

• Qual é seu produto ou serviço?

Onde?

• Onde sua empresa está localizada?

• Onde está seu mercado e seus clientes?

Por quê?

• Por que você precisa do dinheiro requisitado?

Como?

• Como você empregará o dinheiro na sua empresa?

• Como está a saúde financeira de seu negócio?

• Como está crescendo a sua empresa (faturamento dos últimos três anos)?

Embora fique no começo do plano, recomenda-se que o sumário executivo seja feito no final, pois este será um resumo do plano de negócios.

Descrição da Empresa

Nesta seção, o empreendedor deve dar uma visão geral da organização da empresa, história e status atual. Dê ênfase aos seus diferenciais e como os clientes podem tirar vantagem disto e diga aonde pretende chegar com a sua empresa. Dividiremos essa seção em subseções, que tratarão de alguns aspectos importantes para a descrição da empresa.

As subseções propostas nesse texto foram sugeridas em Dornelas (2005).

A. Breve descrição da empresa

Nesta seção, alguns aspectos devem ser abordados de forma clara e objetiva. São eles:

• Porquê da criação da empresa;

• Qual o propósito da sua existência;

• Natureza dos produtos ou serviços;

• Como ela se desenvolveu ou se desenvolverá;

• Qual o seu modelo de negócios;

• Razão social / nome fantasia;

• Qual o porte da empresa e como ela está enquadrada na legislação civil (micro, pequena ou média, sociedade civil limitada, sociedade anônima etc.).

Nesta seção, o empreendedor deve dar uma visão geral da organização da empresa, história e status atual. Dê ênfase aos seus diferenciais e como os clientes podem tirar vantagem disto e diga aonde pretende chegar com a sua empresa.

Dividiremos essa seção em subseções, que tratarão de alguns aspectos importantes para a descrição da empresa. As subseções propostas nesse texto foram sugeridas em Dornelas (2005).

B.Equipe gerencial

Esta é uma seção muito importante dentro do seu plano de negócios. Muitos investidores querem saber em quem estão investindo seu dinheiro. Uma equipe gerencial competente pode garantir o retorno tão esperado pelos investidores. Por isso, mostrar que a empresa possui pessoas qualificadas e comprovadamente experientes nos níveis de comando é de suma importância.

A equipe gerencial pode representar um fator crítico de sucesso para a empresa.

Desta forma, procure deixar claro, no seu plano de negócios, os seguintes aspectos:

• Quem são os sócios da empresa?

• De onde eles vêm?

• Qual a experiência prévia de cada um?

• A equipe é complementar?

Procure mostrar as áreas-chave de gerenciamento da empresa e faça uma associação com as pessoas que ocupam essas posições, explicite a competência externa que você poderá vir a precisar, faça uma previsão dos recursos humanos necessários para quando sua empresa crescer. Além disso, explicite sua política de RH, benefícios e custos de pessoal e, por fim, anexe os currículos dos executivos principais e mostre que eles são capazes de superar os desafios que estão por vir.

C. Estrutura Legal

Nesta seção, procure discutir os seguintes assuntos:

• Mostre quem são os sócios e qual a participação de cada sócio no negócio;

• Explique qual o envolvimento dos sócios e suas dedicações e retiradas

(por exemplo, todos retiram pró-labore?);

• Explique como é feita a divisão de lucros e de quem é a responsabilidade financeira em caso de perda;

• Mostre a natureza da empresa (micro, pequena ou média), como ficam os impostos e quais os benefícios fiscais desfrutados;

• Discuta como poderá ocorrer o crescimento da empresa no caso da entrada de um novo sócio.

Se for o caso, coloque uma cópia do contrato social da empresa na seção de anexos.

D. Localização e infra-estrutura

Faça aqui uma breve descrição da localização da empresa e da importância disso para o seu negócio. Chame a atenção do leitor para as facilidades que essa localização pode trazer para o seu negócio. É importante enfocar os serviços que se tornam facilitados por essa infra-estrutura (por exemplo: linhas telefônicas, linhas de dados, acesso à Internet, heliporto, salas de videoconferência etc.).

Diga se o prédio é próprio ou alugado e faça uma análise se essa infra-estrutura é adequada para o seu negócio.

Em relação à localização, procure mostrar as facilidades proporcionadas pela localização escolhida. Facilidade de acesso, estacionamentos disponíveis, segurança e, sobretudo, se a região é estratégica para o seu negócio. As escolhas da localização e da infra-estrutura são essenciais para o sucesso do negócio.

E. Manutenção de registros

Procure deixar claro como é feita a contabilidade da sua empresa. Se for terceirizada, mostre a idoneidade da contratada. Um bom contador não só controla as receitas e pagamentos a serem efetuados, mas mostra, também, os caminhos que devem ser seguidos pela empresa para um controle de caixa adequado. Outro fator importante é a relação que esse contador mantém com os sócios da empresa. Essa relação deve ser de confiança.

Saiba Mais

A Capa do seu Plano de Negócios:

A capa de um plano de negócios deve conter as seguintes informações:

1. Nome da empresa;

2. Endereço da empresa;

3. Telefone da empresa (com DDD);4. Endereço eletrônico do site e e-mail da empresa;

5. Logotipo;

6. Nomes, cargos, endereços e telefones dos proprietários da empresa (dados do diretor presidente e principais pessoaschave da empresa); 7. Mês e ano em que o plano foi feito;

8. Número da cópia;

9. Nome de quem fez o plano de negócios.

F. Seguro

Considere, nesta parte, os custos envolvidos com o seguro do negócio (imóvel, dos bens, mercadorias produzidas, automóveis, seguro de carga etc.).

No plano de negócios, deve-se, apenas, dizer se há seguro contratado, com qual seguradora e para quais itens do negócio.

G. Segurança

Existem muitos casos de falências que ocorrem por desonestidade de funcionários e clientes (furtos de mercadorias e informações estratégicas do negócio).

Por isso, a contratação de empresas de segurança para monitorar as instalações da empresa torna-se de grande valia para quem deseja montar o seu negócio. Diga quais medidas adotou e por que escolheu essa forma de garantir a segurança (por exemplo, se você está montando uma empresa de informática, pode ser necessário falar sobre a segurança computacional de sua empresa).

H. Serviços terceirizados

Mostre quais outros serviços de terceiros são necessários ao negócio (assessoria jurídica, assessoria de imprensa e comunicação, empresas fornecedoras de peças (componentes) ou serviços, empresas de consultoria e treinamento, manutenção preventiva, alimentação etc.).

Enfim, tente deixar claro quais benefícios os terceiros podem trazer para o seu negócio.

I. Parceiros estratégicos

Às vezes, um fornecedor ou um terceiro da empresa pode ser um parceiro estratégico para ganhar concorrências, licitações, fechar contratos, impedir a entrada de competidores no mercado, entre outros. Por isso, esta seção pode ser o principal item da descrição, pois um parceiro estratégico pode estar diretamente relacionado à viabilidade da sua empresa.

Bibliografia

Básica

DOLABELA, F. O Segredo de Luísa. São Paulo: Cultura, Editores Associados, 1999.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios.

Campus, Rio de Janeiro, 2005.

FILION, L. J. e DOLABELA, F. Boa Idéia! E Agora? São Paulo: Cultura, Editores Associados, 2000.

Complementar

FILION, L. J. Oportunidades de negócios. Cultura Editores Associados, São Paulo, 2002.

http:// www.sebrae.com.br

...

Baixar como  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »