TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engemix - Trabalho de Logística

Por:   •  27/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.934 Palavras (8 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Trabalho Final da Disciplina

Logística e Gerência de Operações 

Santo Antônio de Pádua

2015

Cínthia Silva Leite

Engemix / Estudo de Localização

                                           Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Logística

E Gerência de operações para obtenção de avaliação.

Orientador: Audemir Leuzinger de Queiroz

Santo Antônio de Pádua

2015

SUMÁRIO

  1.    ENGEMIX                                                                                                        4
  1.    PRINCIPAL PROBLEMA DA ENGEMIX                                                        4
  1.    MUDANÇAS INTRODUZIDAS                                                                        4                                                                     

1.3   RESULTADOS ALCANÇADOS                                                                      5                                                                                                                                           

  1.    ESTUDO DE LOCALIZAÇÃO                                                                         6

2.1   ESTUDO DE LOCALIZAÇÃO DE INDÚSTRIA SIDERÚRGICA                    6

1  ENGEMIX

A Engemix, empresa de serviço de concretagem do Grupo Votorantim, iniciou há três anos o projeto de implantação do Sistema de Logística de Concreto (SLC). “A idéia da implementação de uma solução surgiu quando realizamos uma pesquisa com nossos clientes para saber quais os itens principais de percepção de valor que eles enxergavam no nosso negócio”. Para surpresa da empresa, que acreditava ser o preço o item mais considerado na hora de avaliar a escolha de uma concreteira, os três fatores mais citados foram a qualidade do concreto (20%), o cumprimento nos horários de entrega (15,7%) e a programação de concretagem (11,3%).

.  


1.1 PRINCIPAL PROBLEMA DA ENGEMIX

O principal problema da empresa Engemix era o elevado índice de desperdício de material de concretagem, causado pela dificuldade de cumprir horários uma vez que o tipo de matéria é perecível.

        Não havia na empresa um trabalho logístico bem programado e distribuído, então o prejuízo era grande. A empresa precisava melhorar sua eficiência na entrega e a forma de atendimento, fazendo a integração de suas áreas. Identificados os problemas, a empresa saiu em busca de alternativas para solucioná-los.

1.2 MUDANÇAS INTRODUZIDAS

Várias foram as mudanças introduzidas dentro da empresa para a solução Do problema descrito acima. A implementação do novo sistema SLC foi a causadora de todas as inovações que houveram na ENGEMIX.

- A busca de um aumento do índice de acertos de entrega dos pedidos pela maximização do uso dos ativos com os melhores roteiros de entrega e uma melhor utilização da capacidade das centrais e dos veículos.

- A migração de dados já cadastrados no sistema de base da própria empresa, para o sistema atual para a emissão de notas fiscais e a realização da contabilização, incluindo o cadastro dos motoristas.

- A adesão de uma central de TI, que facilitou a transferência de informações entre a empresa, fornecedores e clientes e as tornou mais precisas. Informações referentes a produto, instalações, departamento de RH da empresa, mapas de rua, manutenção de veículos, rastreamento GPRS.

Com essas mudanças a ENGEMIX passou a ter um maior e melhor controle de sua programação, mais praticidade em seu desempenho na entrega de seus produtos e a eliminação dos prejuízos causados antes pelos imprevistos e a diminuição de custos.

 

1.3 RESULTADOS ALCANÇADOS

Os principais resultados com a implantação do SLC foram a melhoria do índice de acertos na entrega e a otimização do uso de ativos.

1 - No início do projeto, a empresa apresentou um índice de pontualidade de 59% de janeiro a julho, em setembro do mesmo ano, este indicador já havia chegado a 83% , hoje já atingiu 87,6%. As horas de atraso baixou de 17% para 3% atualmente.

2 - A redução do número de centrais de dosagem na grande São Paulo de 13 para 9, como também a redução de unidades e manteve o nível de atendimento, otimizando a frota e aumentando a distância dos caminhões, obtendo menos custos.

3 - O aumento da produção é mais uma prova dos bons resultados, a compra de mais veículos destinados ás operações pelo volume de concreto produzido que era de 2.300m³\ dia, em setembro já chegava a 3.700m³\  dia . A causa do crescimento da produção se deu pelo aumento do mercado da Grande São Paulo que está superando as expectativas.

Todos os resultados obtidos pela ENGEMIX são frutos de uma previsão planejada e bem analisada após detectar o problema e buscar soluções alternativas como relatado no corpo deste trabalho. O objetivo de se prever é ter a certeza de tomada de decisões precisas e seguras para o futuro da empresa. O planejamento resulta no compromisso de gerência que permite que a empresa atenda a demanda prevista e alcance o objetivo das estratégias de seu negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (120.5 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com