TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Layout de Escritório

Por:   •  30/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.039 Palavras (17 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 17

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE
LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

ESCOLA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ARIANE ANDRADE DOS SANTOS

DEISIANE ERCULANO DE SOUZA

SAIRO MICHEL MATOS MENDONÇA

A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE MARKETING PARA A DIVULGAÇÃO DA EMPRESA

ESTUDO DE CASO TIM TOPA TUDO

MANAUS

2017

ARIANE ANDRADE DOS SANTOS[pic 1]

DEISIANE ERCULANO DE SOUZA

SAIRO MICHEL MATOS MENDONÇA

A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE MARKETING PARA A DIVULGAÇÃO DA EMPRESA

ESTUDO DE CASO TIM TOPA TUDO

Projeto apresentando ao Centro Universitário do Norte/Laurete como pré-requisito na obtenção de nota da disciplina Estágio Supervisionado II, da Turma ADN0801.

Orientador: Prof. Antônio Carlos Polesel Pizzello, Msc.

MANAUS

2017        [pic 2]

  1.  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A fundamentação teórica trata-se diretamente de uma correlação da pesquisa com a teoria, dando embasamento á interpretação e significado dos dados apresentados.

Segundo Lakatos (2003, p.224):

A fundamentação se refere aos dados obtidos, é imprescindível correlacionar a pesquisa com o universo teórico, optando-se por um modelo teórico que serve de embasamento à interpretação do significado dos dados e fatos colhidos ou levantados.

  1. MARKETING

O termo Marketing é oriundo da palavra Market que na tradução da língua inglesa significa Mercado. É um estudo do mercado, sendo uma ferramenta administrativa que favorece a observação, o fluxo econômico, a competitividade e novas oportunidades de consumo, prezando a satisfação do público-alvo e aos objetivos financeiros e mercadológicos das empresas de prestação de serviços.

Na visão de Kotler e Keller (2006, p.4).

O marketing é uma função organizacional um conjunto de processos que [...] desempenham atividades de negócio que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor bem como a administração do relacionamento com clientes, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.

A essência do marketing se fundamenta nos pontos de transações em ambas as partes, as parcerias fortalecem a organização, cuja ideia do marketing, é proporcionar a divulgação das mesmas, um marketing bem elaborado propiciará uma execução considerável de oferta e negociação de produtos e serviços.

Para Las Casas (2006, p.10).

Marketing é o ramo de atividades com relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar as empresas ou indivíduos e considerando sempre o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade.

Para que a organização alcance as metas, objetivos, possa traçar e identificar as necessidades do público-alvo tem de utilizar ferramentas de estratégia, conhecidas como os 4`P”S, um composto de ferramentas utilizadas em Marketing, que serão descritas a seguir.

  1. Produto

Produto é algo que se oferece ao cliente, com objetivo de satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores, uma estratégia de beneficiamento para o comprador e a organização, independente dos fins e propósitos de determinado produto.

Segundo Kotler (2000, p.33).

O produto trata-se de algo oferecido a um mercado para a sua apreciação, uso ou consumo na tentativa de satisfazer um desejo, necessidade ou demanda. O produto que pode influenciar diretamente o comportamento de compra do consumidor.

O produto não deve somente atender as necessidades do cliente, ele deve ter qualidades e variedades, com critério funcional, acompanhando a rotatividade do mercado, proporcionando ao consumidor todo o conhecimento necessário sobre o produto para que se eleve a satisfação de quem os adquire ou consome, dando um staff naquele produto.

De acordo com Sparemberger et al (2008, p. 107).

Um produto com qualidade é uma importante ferramenta de posicionamento ao se desenvolver o produto, é necessário definir o nível de qualidade que dará apoio à posição no mercado-alvo, a qualidade definirá a capacidade do produto de proporcionar satisfação a quem os adquire ou consome.

  1. Preço

Corresponde ao valor designado em dinheiro referente ao produto ou serviço que o cliente virá a obter. A empresa e o consumidor buscam a concretização de uma necessidade, de acordo com as condições apresentadas, gerando receita para a empresa pela lucratividade e satisfação para o cliente.

Segundo Rocha (1999, p.108).

O preço se define como condições pelas quais o vendedor e o comprador desejam realizar a troca. Sob o ponto de vista da empresa, pode ser visto como uma compensação recebida. Sob o ponto de vista do comprador, expressa aquilo que ele está disposto a obter que a empresa lhe oferece.

O preço é um elemento variável, ele oscila de acordo com o andamento do ambiente mercadológico, as novas tendências, por meio do estudo da analise dos valores, planos de pagamentos, descontos oferecidos pelas organizações. Quanto maior o beneficio do preço, mais atrativo será o produto ao consumidor.

Para Las Casas (2006, p. 190).

O estudo do preço é algo cauteloso, dispendioso e que leva tempo, afinal de contas, não vivemos em um mundo estagnado. Além da concorrência, fatores culturais e sociais também exercem pressão, pois a sociedade muda seus valores em diferentes épocas, aumentando a procura por produtos relacionados com estas novas tendências.

  1. Praça

Relacionada ao ponto-de-venda ou canais de distribuição, é a forma de como o produto será apresentado ao consumidor, a praça deve ser de fácil acesso ao cliente, pois é a partir da distribuição que o consumidor se interessa pelo produto, favorecendo um intercâmbio de negociação e entrega dos produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (701 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com