TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia economica

Por:   •  5/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

. Suponha que a sua empresa esteja analisando dois projetos, vamos chamá-los de projeto A e B. Ambos os projetos atendem às especificações técnicas exigidas por uma norma do CONAMA. Após os cálculos do VPL e da TIR, você obteve os seguintes resultados: (2,5 pontos)

VPL(A) = $3.450,18 ;

VPL(B) = $2.980,34;

TIR(A) = 12,18% e

TIR(B) = 13,56%.

Qual seria a melhor alternativa, levando-se em conta ambas as alternativas, ou seja, os dois resultados juntos? Justifique a sua resposta a partir da pesquisa e assumindo que você é o gestor responsável pela empresa em questão, ou seja, a sua decisão será tomada com ênfase financeira. Apresentar fonte bibliográfica.

R: Os dois projetos são considerados excludentes, ou seja, diante do projeto A e B percebemos que o projeto A, possui VPL superior ao B, já o B possui vantagem no TIR. Com base devidamente teórica, o uso do VPL é melhor, então no caso A sendo assim seria mais viável. Além do mais, todas as entradas de caixa geradas ao longo do projeto são reinvestidas ao custo de capital da empresa, no qual o uso do TIR supõe-se que todas as entradas de caixa são reinvestidas à taxa interna de retorno do projeto. Mas as evidências sugerem que os administradores das grandes empresas preferem usar o método da TIR.

4. Suponha que tenhamos que escolher um processo de tratamento de efluentes, usando e para isso temos que escolher entre as alternativas A e B. Os custos respectivos são:

(2,5 pontos)

Suponha que a instalação tenha uma previsão de uso por 8 anos. A TMA é de 16% a.a.. Quantos m3 precisam ser tratados para que as duas alternativas tenham igual custo? Demonstre os cálculos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com