TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entendendo a natureza da formação e história da Homilética.

Por:   •  8/11/2015  •  Monografia  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  2.320 Visualizações

Página 1 de 4

 

        

                                                                   

                                    Instituição: Instituto Teológico Quadrangular – ITQ

                            Teologia – Turma – 1° Ano  - Entendendo a natureza da formação e história da Homilética.

                            RESUMO

Homilética começou na Grécia antiga com o nome retórica o Cristianismo passou a usar esta arte como meio da pregação, que no século 17 passou a ser chamada de Homilética.
A Homilética tem crescido muito ao longo dos anos ela é a disciplina teológica que estuda a ciência, a arte e a técnica de analisar, estruturar e entregar a mensagem do evangelho, a palavra de Deus ao seu povo de uma forma Rápida, Simples, Objetiva e Dinâmica.

Palavra chave: Pregação, Formação, Comunicação.

                       1 Introdução

Nesse paper veremos um estudo e iremos entender sobre a natureza da formação e história da Homilética. Iremos ver um diálogo a respeito da comunicação do Evangelho a Igreja de Jesus.  Iremos ver os métodos usados e as técnicas que melhora a comunicação do pregador com seus ouvintes. Visando no final uma capacitação melhor e uma eficiente forma de levar a Palavra de Deus para os ouvintes.

Entendendo a natureza da formação e história da Homilética

Sabendo que a natureza da Homilética é a arte de preparar sermões e pregar a Palavra de Deus.  A Homilética é ciência quando considerada sobe ponto de vista de seus fundamentos teóricos, históricos, psicológicos e sociais; Arte quando considerada nos seus aspectos estéticos, a beleza do conteúdo e da forma; Técnica quando considerada pelo modo especifico de sua execução ou ensino e, Religiosa quando considerada por sua função espiritual, ou seja, adoração, poder, transformações, manifestações espirituais.  Concentra-se grandemente no treinamento prático.

A Homilética se ocupa com a pregação Cristã capacitando assim o pregador a desenvolve a arte da expressão, desenvolver o raciocínio, evita a preguiça, ajuda a desenvolver a vida espiritual, obriga o pregador a estudar cada vez mais sobre a palavra de Deus. A pregação precisa passar por técnicas de comunicação para que seja facilitada sua comunicação com os ouvintes. Essa técnica recebe o nome de Homilética. Com a inspiração do Espírito Santo, que nos orienta e inspira para que possamos comunicar a mensagem de Deus.

A história da Homilética nasceu quando os pregadores cristãos começaram a estruturar suas mensagens  seguindo as técnicas da Retórica e Oratória . A Retórica foi desenvolvida pelos gregos quando criaram a democracia ela é a arte de falar em público. O Primeiro homem a desenvolver as normas de um discurso foi Córax um sábio na cidade de Siracusa, na Grécia,a 500 a.C.  Córax ensinava que o discurso tinha que ter os seguintes pontos introdução, narração, argumento, conclusão.  

 A Oratória Trata-se de método de discurso, da arte de como falar em público ou o conjunto de regras e técnicas que permitem apurar as qualidades pessoais de quem se destina a falar em público. Na Grécia Antiga, e mesmo em Roma, a oratória era estudada como componente da retórica ou seja, composição e apresentação de discursos, e era considerada uma importante habilidade na vida pública e privada. aristóteles e quintiliano estão entre os mais conhecidos autores sobre o tema na antiguidade. Um profissional com um certo carisma pessoal e que domina as técnicas e dicas de oratória  normalmente realiza apresentações atraentes, dinâmicas e explicativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com