TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia nos Diversos Tipos de Trabalho

Por:   •  25/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  5.360 Palavras (22 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 22

ERGONOMIA NOS DIVERSOS AMBIENTES DE TRABALHO

Marilia Betina

Daniel Freitas

Beatriz Giansante

RESUMO: A revolução industrial surgiu como uma transição dos métodos de produção. Contudo, descobriu-se que este novo trabalho necessitava de uma intensa linha de estudos para adaptá-lo ao homem. Dentre esses estudos, surge a ergonomia uma ciência inicialmente pensada com um propósito: tornar mais produtivo o colaborador de chão de fábrica. Entretanto com o passar dos anos e com a ampla diversificação dos ambientes de trabalho como a ergonomia vem se adaptando a estas diversificações? Este artigo busca a compreender como a ergonomia adaptou-se com o passar dos anos nestes diversos meios, para tanto ouvindo os principais objetos de estudo desta ciência: os colaboradores.

PALAVRAS-CHAVES: Ergonomia; Ambiente de trabalho; Survey; Revolução Industrial;

ABSTRACT: The Industrial Revolution has a transition to new methods of production. However it is found that those new methods needed intense studies in order to adapt them to men. In those studies has born the ergonomics initially with one purpose: became more productive the shop floor employee. But over the years and with a broad diversification of work environments how the ergonomics has adapting itself? This article tries to comprehend how the ergonomics has adapted itself over the years into those new work environments for this reason listening the main objects of study of this science: the employee.

KEY WORD: Ergonomics; Work Environment; Survey; Industrial revolution

Sumário

1.        Introdução        

1.1 Breve história da ergonomia        

2.        Desenvolvimento        

2.1 Aplicação da ergonomia, nos diferentes ambientes.        

2.1.1 Indústria:        

2.1.2 Serviços        

2.1.3 Trabalho Externo        

2.2 A pesquisa feita na empresa BASF no Brasil        

2.2.3 Análises dos resultados        

2.2.4 Ambientação de trabalho da BASF (Externo e Administrativo)        

2.2.5 Autoconhecimento sobre o tema        

2.1.6 Percepção sobre ergonomia x realidade percebida na empresa        

3.        Conclusão        

4.        Referência Bibliográfica        

5.        Anexos        


Ergonomia nos diversos ambientes de trabalho

  1. Introdução

Nos últimos anos, a ergonomia tem se tornado uma preocupação cada vez mais constante dentro do contexto organizacional, visto que trabalho diário realizado nas mais diferentes condições (estático ou dinâmico) pode, com o passar do tempo, desencadear diversos problemas futuros de ordem física e mental que por sua vez trarão reflexos no desempenho operacional dos funcionários. Sabe-se que toda empresa, seja com fins lucrativos ou não, tem no potencial humano sua principal ferramenta de atuação e, portanto, conhecer a percepção dos funcionários em relaçãoà ergonomia, e a partir do estudo de seu próprio espaço físico torna-se uma ferramenta de melhoria do ambiente de trabalho.

A Ergonomia preocupa-se com os objetos que compõem o ambiente de trabalho, sua disposição, a relação entre sua funcionalidade e sua utilização, o significado e o componente social, buscando uma melhor adequação do processo, por meio de uma configuração espacial que reflita as exigências do trabalho, favoreçam a saúde, a segurança e a produtividade.

“A origem da palavra ergonomia vem do grego “ERGON”, que significa trabalho e “NOMUS”, que significa regras, normas e leis. Em seu sentido literal, significa o estudo das leis do trabalho. Tal termo foi criado e utilizado pela primeira vez pelo inglês Murrel e foi utilizado oficialmente quando foi criada a primeira sociedade de ergonomia, a ErgonomichsResearchSociety que reunia profissionais ingleses interessados nos problemas da adaptação do trabalho ao homem”(LAVILLE, 1977[a]).

Este estudo tem como objetivo entender como as empresas aplicam os conceitos de ergonomia nos diversos tipos de ambientes de trabalho, entre eles o setor de serviços (escritório), o chão de fábrica e o ambiente externo (vendedores), procurando entender como as empresas se adaptam e aplicam os conceitos de ergonomia nestas esferas diferentes.

Para que este estudo se concretizasse, a metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica em artigos acadêmicos e livros que tratam do assunto em conjunto com o método survey,que possui uma forte tendência quantitativa. “A pesquisa survey pode ser descrita como a obtenção de dados ou informações sobre características, ações ou opiniões de determinado grupo de pessoas”. (Freitas, Oliveira, Saccol& Moscarola, 2000; p.105 apud Pinsonneault& Kraemer, 1993).Para que assim fosse verificada a aplicação das teorias sobre adaptação do trabalho ao homem na prática. Um estudo de caso foi aplicado na empresa BASF, uma indústria química que está inserida em diversas formas do mercado de insumos químicos e que possui os ambientes de trabalho que são objetos deste estudo.

1.1 Breve história da ergonomia

Apesar de ter surgido na revolução industrial em 1857, com o cientista polonês WojciechJarstembows[b]ky, e tendo como plataforma ser uma ciência do trabalho que buscava a compreensão da capacidade de esforço humana (física e mental), e seu relacionamento com o meio em que vive. A ergonomia foi amplamente estudada e explorada durante a primeira guerra mundial nas fábricas de munições. Em contrapartida, durante a segunda guerra mundial esta ciência foi deixada de lado e com o avanço da tecnologia bélica, causando muitas mortes de soldados que operavam essas novas tecnologias de forma desnecessária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)   pdf (448.1 Kb)   docx (303.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com