TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Dicionário Aurélio apresenta diversos tipos de significado do trabalho

Por:   •  29/5/2017  •  Artigo  •  6.333 Palavras (26 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 26

Significado do trabalho

Beatriz Almeida Barbosa*

                                                                                                    Kelly Martins*

                                                                                                    Luanny Rubio*

                                                                                             Luana Fontana Petri*

                                                                                    Marília Santos*

                                                                                                    Elisitania koelho kades*

Resumo

Essa pesquisa foi desenvolvida por alunos do 5º período do curso de Psicologia, da Faculdade Adventista da Bahia, com trabalhadores de diversas áreas, tendo como objetivos, compreender a diversidade do significado do trabalho na visão, perspectiva e condição de cada indivíduo, e analisar a causa de tais diferenciações.  Para isso, adotou-se o método quantitativo. Participaram da pesquisa 14 profissionais de diversas áreas atuantes na cidade de Cachoeira-BA. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e uma entrevista semi-estruturada referente ao significado e importância do trabalho. Os resultados demostraram que a maioria dos profissionais veem o trabalho como o meio de sustento. Além disso, foi possível notar que realização profissional também estava inserida na vida dos entrevistados, como significado profissional.

Palavras-chave: Trabalho, significado, importância.

  1. Introdução

As concepções e significados de trabalho vêm se transformando ao longo da história, dessa forma a sociedade desenvolve diferentes padrões de significância ao trabalho, cada um visando o que para ele é de extrema importância em seu meio social.

Dentro desse processo de intensa mudança, encontramos diversos autores relatando seu conhecimento e perspectivas sobre o assunto e sua relevância em nosso século. O trabalho tornou-se essencial para a existência humana, de forma que estaremos relatando ao longo desse artigo aspectos notórios na forma com que é visto, exercido, problematizado o seu significado.

2. Marco Teórico

O dicionário Aurélio apresenta diversos tipos de significado do trabalho como fazer ou preparar algo para determinado fim, treinar ou exercitar para melhorar, desenvolver e rever ou refazer com cuidado. Encontramos também a palavra labor que significa lavor, trabalho, faina, as quais iremos discorrer abaixo.

Na Antiguidade, distinguia-se trabalho de labor. Essas palavras têm etimologia diferente para designar o que hoje se considera a mesma atividade. Ambas conservam seu sentido, a despeito de serem repetidamente usadas como sinônimos. O trabalho, além do labor e da ação, é um dos elementos da vida ativa. "O labor é a atividade que corresponde ao processo biológico do corpo humano. O trabalho é a atividade correspondente ao artificialismo da existência humana. A ação corresponde à condição humana" (ALBORNOZ, 1988).

 Albornoz (1988) diz que o trabalho tem outros significados mais particulares, como o de esforço aplicado à produção de utilidades ou obras de arte, mesmo dissertação ou discurso. Pode significar o conjunto das discussões e deliberações de uma sociedade ou assembleia convocada para tratar de interesse público, coletivo ou particular: "Os trabalhos da assembleia do sindicato tiveram como resultado a greve". Pode significar o serviço de uma repartição burocrática, e ainda os deveres escolares dos alunos a serem verificados pelos professores.

O trabalho era conhecido como uma atividade dos que haviam perdido a liberdade, o seu significado confundia-se com o de sofrimento. Hoje o trabalho é uma atividade prazerosa e transformadora para muitos, onde o homem luta para alcançar seus objetivos realizando atividades coordenadas de caráter físico ou intelectual, na natureza e na sociedade em que se encontra, para que através de tal ele alcance seus objetivos.

Segundo MARX (1983), "[...] o trabalho revela o modo como o homem lida com a natureza, o processo de produção pelo qual ele sustenta a sua vida e, assim, põe a nu o modo de formação de suas relações sociais e das ideias que fluem destas". Para o autor, o trabalho é o centro das atividades especificamente humanas. Sob essa ótica, os homens relacionam-se com a natureza por intermédio do trabalho. Considera, ainda, que, "[...] ao submetê-la aos seus próprios fins, o homem realiza, neste sentido, uma humanização da natureza."

Já Albornoz (1988) afirma que todo trabalho supõe tendência para uma finalidade que exigirá esforço, onde para alguns trabalhos, este esforço será preponderantemente físico; para outros, preponderantemente intelectual. Como toda ação humana, as atividades laborais, via de regra, têm seu ponto de partida na insatisfação. A extração, criação, produção ou transformação delas decorrentes ocorrem porque há um estado de privação. As necessidades para cuja satisfação se trabalha originam-se em um aspecto de ordem biológica, segundo o qual o instinto de conservação do indivíduo e da espécie o impele a adquirir os meios de satisfazer suas necessidades vitais. No entanto, um outro aspecto, de ordem psicológica, faz com que o homem, no processo de satisfação de suas necessidades primárias, através dos frutos do seu trabalho, alcance sua auto-realização em alguma proporção (Schoeck, 1985).

 Os aspectos biológico e psicológico, em conjunto, conferem ao trabalho um caráter sociológico, na medida em que indivíduos e grupos se congregam no esforço comum, favorecendo, a um só tempo, o progresso e os vínculos de cooperação e solidariedade, uma vez que o trabalho, além de gerar os artefatos necessários à subsistência do homem, engendra a vida social, sendo simultaneamente por ela determinado (Ferreti, 1988)

Partimos do pressuposto de que o significado do trabalho pode ser definido como um conjunto de crenças, valores e atitudes em relação ao ato de trabalhar, afirmamos que ele é construído antes e durante o processo de socialização do labor, com variações dependendo das experiências subjetivas e situacionais que ocorrem no âmbito do emprego e da organização (Blanch, 2001; Goulart, 2006; Salanova, 1996).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (245.6 Kb)   docx (197 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com