TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Sem Partido

Por:   •  28/9/2016  •  Dissertação  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 2

 

Disciplina: Direito Público                                                                         Data: 10/09/2016

Discente(s): Larah Geovanna Valério Mendanha

Docente: Prof. Clodoaldo M. dos S. JR

Escola sem Partido: perda da liberdade e padronização

Sabemos quem em 2016, em meio aos acontecimentos políticos, está em votação o Projeto de Lei do Senado (PLS) 193/2016, que tem o objetivo de possibilitar aos alunos a escolha de suas próprias ideologias, porém as condições impostas pelo programa não tiraria apenas a liberdade de expressão do professor, mas também a liberdade de escolha do aluno.

É impossível não relacionar a atualidade e as diversas formas de pensamentos quando do momento de abordar conteúdos obrigatórios no sistema educacional. Mas, a implantação do programa “Escola sem Partido”, retrocederia o aprendizado e limitaria a habilidade de escolhas e pensamentos dos alunos, da mesma forma, tiraria a autonomia de professores em salas de aula, dificultando a interação entre professor e aluno.

As instituições de ensino devem ser o lugar no qual o jovem irá posicionar-se perante a sociedade onde aprenderá a ter senso crítico e respeitar as diferenças, não podemos depender de “Escola sem Partido”, mas sim, de escolas que provoquem o pensamento dos alunos e que os ensinem a lutar pelos seus direitos com liberdade de expressão e escolha. Entretanto, o docente a frente da turma tem que ter o discernimento de aguçar os seus alunos à crítica, mas com imparcialidade, não os direcionando para sua própria ideologia.

Em suma, não há como lecionar sem expor doutrinas ideológicas, cabe aos pais e aos professores que isso não influencie nas decisões tomadas aos futuros cidadãos. As escolas devem gerar debates, e cada vez mais desenvolver o pensamento crítico, de tal maneira que seus alunos saibam tomar suas próprias decisões, mas não só em questões políticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (224.3 Kb)   docx (58.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com