TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escravidao

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Recursos Humanos

Unidade de Ensino: Anhanguera Sumaré

 NOME

Graziela Moliterno

 RA

7656710932

Atividade Colaborativa

[pic 2]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Recursos Humanos

Unidade de Ensino: Anhanguera Sumaré

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa.

ARTIGO

Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI

  1. Introdução: Trabalho e escravidão:

O trabalho escravo é o trabalho a força, com nenhuma ou pouca remuneração, em condições mínimas de saúde e respeito a liberdade. Começou com a elite  tomando negros, pessoas endividadas, classe inferior (socialmente) para si como propriedade, trocando e vendendo como uma mercadoria.

A princesa Isabel aboliu a escravatura no ano de 1888, e mesmo assim com o passar dos anos e a pratica sendo ilegal, ainda há milhares de pessoas em situação de escravidão.

  1. Trabalho escravo no século XXI: agentes causadores. 

A historia do Brasil se inicia com o trabalho escravo, primeiro com a mão de obra indígena, depois com o trafico de negro vindos das regiões africanas.

Durante muitos anos essa foi a mão de obra principal no Brasil. Em 1850 mesmo com a proibição do trafigo negreiro, a escravidão continuava sendo realidade, pois era mão de obra de barata e de fácil acesso.

Em 1988 a princesa Isabel assinou a Lei Aurea no Brasil, abolindo assim a escravidão no Brasil, pelo menos do ponto de vista formal, pois sabemos devido a historia que ainda passaram-se anos até que não existissem mais escravos como na escravatura antiga.

Hoje temos a escravidão contemporania, onde em vários lugares do mundo, pessoas são fadadas a trabalhar sem remuneração, sem condições básicas de saúde e muitas vezes privadas de ver suas famílias.

Em áreas rurais por exemplo, vemos escravidão por dividas, onde muitas vezes a divida é grande a ponto de atravessar gerações.

Vemos também o trabalho infantil, em lixões, roças, sinais dos centro urbanos e em casos extremos sendo comercializadas sexualmente.

Ou seja mesmo existindo leis e normas que proíbem o trabalho escravo, ele não foi extinto e esta longe de ser.

  1. Escravidão e ética.

A ética remete ao estudo do comportamento humano, da moral, conduta e bons costumes do homem e o que influencia esses comportamentos.

O comportamento humano mudou muito em relação a escravidão. O que no inicio da colonização era comum, hoje não é aceitável.

Nos tempos antigos trabalho escravo, exploração sexual entre outros, eram praticas comuns e aceitáveis. Hoje isso é inaceitável e repugnante pra a maioria das pessoas. Por isso muitas órgãos aderem à causa anti escravidão.

  1. Considerações finais.

Os conceitos éticos, morais mudaram muito ao longo dos anos, mas infelizmente em algumas regiões ainda se usa de mão de obra escrava. Nós precisamos de leis mais rígidas para quem comete esse crime, pois acontecem casos inclusive com grande empresa renomadas e de conhecimento mundial, e nunca ouvimos falar de grandes condenações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (127.5 Kb)   docx (324.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com