TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como ficou demonstrada a ilegalidade da escravidão

Ensaio: Como ficou demonstrada a ilegalidade da escravidão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  Ensaio  •  211 Palavras (1 Páginas)  •  431 Visualizações

Como ficou demonstrada a ilegalidade da escravidão?

Entorpecida pelos pactos de conveniência com a classe proprietária, a vigilância do Estado foi conivente com o contrabando de mais de 700 mil africanos após a proibição nominal do tráfico, em 1831. Essa flagrante ilegalidade sinalizava aos ex-escravos e aos nascidos livres que sua precária experiência da liberdade estava à mercê dos interesses da casta de senhores, disseminando o medo da reescravização e estimulando práticas de resistência social.

10 – Cite alguns dos motivos destacados para acabar com a escravidão.

A escravidão estava se tornando o principal empecilho para o desenvolvimento do Brasil. O apontamento das vantagens obtidas com trabalho livre.

Nabuco evidência aspectos importantes da sociedade Brasileira, ele ultrapassa a questão do escravismo e levanta o tema da reforma agrária.

No final do século XIX, o Brasil era representado, sobretudo pelos viajantes, como um espetáculo de raças, uma nação multiétnica, que se destacava pela sua coloração mulata. Muitos intelectuais tendiam a utilizar a mestiçagem para explicar o atraso do Brasil e a inviabilidade da nação.

Nabuco aponta também a herança deixada pelos portugueses como algo terrível trazendo consigo a visão negativa frente ao trabalho. A escravidão aparecia como algo positivo, mas com passar dos anos ela traria prejuízos para o país, levando a bancarrota milhares de fazendeiros.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com