TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espaço Saúde e Cidadania: Um experimento Radiofônica em Educação em Saúde no Município de Santa Cruz- RN

Por:   •  8/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 5

REFERÊNCIAS

SILVA, F. R. S.; ARAÚJO R. L. S.; SANTOS S. M. P. et al. Espaço saúde e cidadania: um experimento radiofônica em educação em saúde no município de santa cruz- RN. Convibra, Santa Cruz, RN, 2015. Disponível em: <http://www.convibra.com.br/upload/paper/2015/58/2015_58_11307.pdf> acesso em: 08 dez. 2017.

CREDENCIAIS DOS AUTORES:

Flávia Rayonara Santana da Silva: Aluna do curso de enfermagem pela Faculdade de Ciência da Saúde do Trairí/Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista de Iniciação Científica PROPESQ (IC)/UFRN. Rayane Larissa Santos de Araújo: Aluna do curso de nutrição pela Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí/Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Yuran Rosevellt Dantas de Oliveira: Aluno do curso de enfermagem pela Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí/Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Shirleíze Mariane Pereira Santos: Aluna do curso de enfermagem pela Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí/Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista de Iniciação Científica PROPESQ (IC)/UFRN. Haroldo Cícero: Aluno do curso de enfermagem pela Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí/Universidade Federal do Rio Grande do Norte. José Jailson de Almeida Júnior: Professor da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutor em Educação pelo PPGEd/UFRN. 

RESUMO INFORMATIVO

O Sistema Único de Saúde (SUS) é o resultado de lutas pela redemocratização da sociedade brasileira que aconteceram em meio aos movimentos de resistência à ditadura militar. No campo da saúde, essa resistência se manifestou com o surgimento do movimento da Reforma Sanitária, um ato de cidadania, em reação ao modelo tecnicista do complexo médico-industrial, preconizando saúde para todos, através da prevenção, promoção e reabilitação. Embora a saúde seja um direito constitucionalmente garantido, suas práticas revelam a contradição existente entre as conquistas estabelecidas no plano legal e a realidade de crise vivenciada pelos usuários e trabalhadores relacionados com o processo saúde-doença.

Apesar de o Brasil possuir um grande potencial socioeconômico, ainda temos que lidar com problemas estruturais que se apresentam como de difícil solução. Isso acaba por refletir-se no âmbito da saúde e cidadania, se por um lado as políticas de seguridade social e de saúde possibilitaram a redução da pobreza e das desigualdades locais, por outro lado, não garantem a necessária expansão da cidadania e nem mesmo a melhoria das condições de saúde, grande parte da população não possui as mínimas condições de vida adequadas.

Tendo a cidadania como um conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformar. Podemos observar impasses que dificultam os avanços da cidadania na formação dos profissionais de saúde, o que a fragiliza como elemento constituinte do processo educacional.

Na busca por mudanças na formação profissional de seus graduandos nos diversos cursos da área da saúde, a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA/UFRN), desenvolveu um projeto, DIÁLOGO ABERTO, SAÚDE E CIDADANIA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE NO ESPAÇO ESCOLAR – EDIÇÃO 2014 e a Rádio Santa Cruz AM, sendo empregado atividades como, entrevistas em um quadro radiofônico intitulado “Espaço Saúde e Cidadania”  indo ao ar todas as quartas - feiras às 10:15h. O quadro supervisionado por docentes e desenvolvido por discentes, tem como objetivo levar informações a população sobre a saúde como um todo, disseminando o conhecimento, e possibilitando realizar a promoção a saúde, a escolha da temática a ser abordada a cada semana é feita com base na relevância e interesse da população, contribuindo para uma maior interação da populaça com o profissional de saúde, que sai do seu ambiente habitual, sobre uma perspectiva mais humanizada, consolidando saúde e cidadania.

Palavra-chave: Saúde, Cidadania, Educação, População.

ANÁLISE

O artigo intitulado Espaço saúde e cidadania: um experimento radiofônica em educação em saúde no município de santa cruz- RN, relata uma experiência com perspectiva de cidadania e humanização dos discentes dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA/UFRN), onde os docentes desenvolveram um projeto de extensão em parceria com a Rádio Santa Cruz AM do município de Santa Cruz – RN, o programa “Espaço Saúde e Cidadania”, que teve como objetivo a promoção da educação em saúde, principalmente como um instrumento de direto, fundamentado não apenas na utilização do Sistema Único de Saúde (SUS)  quando o individuo já se encontra doente, mas sim na prevenção. A escolha dos temas abordados eram feitas com base na relevância e no interesse do publico ouvinte. Tendo o rádio como um instrumento de cominação em massa onde é possível a promoção cultural e da educação, os professores visaram a utilização deste como uma estratégia pedagógica, para promover um modelo de educação cuja ênfase está centrada na construção de discursos que deverão refletir experiências e saberes dos interlocutores a fim de despertar uma troca de aprendizados e compartilhamento de conhecimentos com a população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (215.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com