TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Estácio de Sá Campus Santa Cruz Graduação em Psicologia

Por:   •  18/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Estácio de Sá Campus Santa Cruz Graduação em Psicologia

Bruno Barbosa De Oliveira / Matricula: 201502158612

CONDICIONAMENTO OPERANTE

Rio, Junho de 2019.

      Objetivos:

  Este trabalho tem como objetivos Apresentar os princípios básicos da metodologia científica através de atividades práticas em análise do comportamento.  Realizar análises funcionais e experimentais do comportamento experimentos básicos de Modelação, Extinção, Punição e Esquema  Observando no laboratório as reações do Sniffy aos estímulos provocados e seus movimentos.

Introdução:  

 Condicionamento Operante O  conceito  de  Condicionamento  Operante  foi  criado  pelo  escritor  e  psicólogo  Burrhus Frederic  Skinner.  Este  conceito  refere-se  ao  procedimento  em  que  uma  resposta  é  modelada  no  organismo  através  do  reforço  diferencial  e  de  aproximações  sucessivas. Essa  resposta  gera  uma   consequência  e  essa  consequência  afeta  a  probabilidade  de ocorrer  novamente;  se  a  consequência  for  reforçadora,  aumenta  a  probabilidade;  se  for punitiva, diminui a probabilidade de sua ocorrência futura.  O  conceito  de  Condicionamento  Operante  difere  do  condicionamento  proposto  por Pavlov,  pois  o  primeiro  ocorre  em  um  determinado  contexto,  chamado  de  estímulo discriminativo, e  gera um  estímulo  que  afeta  a p robabilidade d ele ocorrer  novamente.  O segundo é eliciado por algum estímulo e é uma reação fisiológica do organismo. Em nosso trabalho tivemos contato com conteúdos que foram apresentados nas aulas foram eles a Modelagem, Extinção, Punição e o Esquema.

Descrição das atividades:

Nas aulas que tivemos ao longo do semestre tivemos contato mais uma vez com o sniffy pro e continuamos com processo de aprendizagem no computador. Na  aula foram feitos experimentos de modelagem, a  modelagem  se  dá  quando  uma  resposta  específica  é  alcançada  com  aproximações sucessivas  às  respostas  almejadas.  Essas  aproximações  são  semelhantes,  à  resposta final,  de  modo  que  ao  longo  do  tempo  possibil itam  ao  organismo  atingir  aquela  última resposta, através do reforçamento positivo daquelas respostas iniciais.

Também na aulas foram feitos experimentos de extinção com o som e alimento desligado e sem o alimento mas com a apresentação do som (reforço secundario).

Tivemos contato com a punição que foram realizados testes de com choque suave, choque intenso e choque suave mais frequentes.

E por último tivemos os esquemas que foram apresentados com testes de razão variável, razão fixa, intervalo variável e intervalo fixo.

Resultados obtidos:

O resultado tem como objetivo apresentar os experimentos realizados na disciplina Análise Experimental do Comportamento e os resultados obtidos. Os resultados foram de suma importância para os alunos, em nossas aulas tivemos experimentos que foram um sucesso nas aulas.

 Modelagem  –  Na modelagem usamos um comportamento  novo para reforça e diferencia as aproximações sucessivas do   comportamento alvo assim surge um novo comportamento desejado.

 Extinção - O procedimento feito com o rato já modelado a pressionar a barra para ganhar o alimento foi feito em nossa aula neste experimento foi retirado o reforço do comportamento de pressionar a barra e o rato não ganhava mais o alimento toda vez que pressionava a barra. Foram registrados todos os comportamentos de pressão a barra a cada minuto.

Punição - O procedimento de punição foi em três experimentos, choque suave , choque intenso e choque suave mas frequente , com registros dos comportamos do sujeito experimental.

Esquemas -  E por último usamos o esquema em forma de razão variável , razão fixa , intervalo variável e intervalo fixo. Já o sujeito que obtém reforço de modo intermitente “aceita” ficar  sem reforços em momentos diferentes, pois espera que, uma hora ou outra, o reforço venha, não colocando assim suas  respostas em extinção.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com