TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura: Marketing no Brasil

Por:   •  27/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 2

UNIPLAC – Universidade do Planalto Catarinense

Acadêmico: Ítalo Wiering dos Santos de Souza

Administração – 3º Fase – Administração de Marketing

Resumo: As 5 décadas de Marketing no Brasil

Década de Cinquenta e Sessenta: O Marketing nasceu no Brasil na década de 50, onde a oferta baixa de mercadorias, poucas empresas e o mercado restrito eram o cenário da época. O setor agrícola e comercial dominava a economia e aos poucos o setor industrial era desenvolvido. A partir do governo de J.K. o processo de industrialização tomou impulso através de lançamentos de novos produtos.Com isso a oferta de produtos ficaram maiores, crescendo assim a concorrência. O marketing era pouco praticado, e a ênfase era no poder da empresa em vendas.

Década de Setenta: Os consumidores agora, percebiam mais a qualidade do produto, a faixa de preços entre mercados e também passaram a cuidar do orçamento familiar. Agora a estratégia de Marketing é a propaganda, feito na maioria das vezes por mídias eletrônicas. As empresas também definiram públicos alvos e buscavam uma melhor estratégia de segmentação onde o resultado era criar grupos diferentes de consumidores com perfis e interesses diferentes onde todos deveriam ser atendidos. O objetivo do Marketing nessa época era ter uma mensagem ao consumidor, criatividade e ter conhecimento de mercado.

Década de Oitenta: Ou também, década perdida, foi onde a inflação era alta e existia a corrosão salarial. Como era uma época difícil, os consumidores passaram a economizar e direcionar seu orçamento, tornando assim, consumidores seletivos. A redução na demanda de bens e consumos estavam em todos os lugares, então o Marketing passou para os produtos, as empresas davam importância as preferencias dos consumidores, ganhando assim a popularidade de pesquisas de mercado. Agora as empresas buscavam soluções para a adequação de uso dos produtos.

Década de Noventa: Foi a década do Marketing promocional, Marketing direto e Marketing cultural. As agências que não se adequaram a esse novo jeito de fazer Marketing foram perdendo espaço. Essas novas agências, agora procuravam estratégias de relacionamento com o consumidor.

Trilhas para o Futuro: Nossos próximos desafios direcionam a inclusão de Marketing para a alta classe até a população de baixa renda.

A saturação e a poluição visual ou a repetição de tal propaganda pode levar o consumidor a antipatia a marca.

A privacidade que o profissional de Marketing deve ter, ou seja, buscar o equilíbrio para que não afete o espaço privado.

A colonização, complexidade, sensibilidade e a conduta ética são fatores que devem ser levados com cautela, ter todo um estudo envolvido para que seja feito o melhor trabalho possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com