TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dos fundamentos da administração I para o Hospital Geral e cuidados médicos de emergência da UNIMAD da Pirapora, MG

Relatório de pesquisa: Estudo dos fundamentos da administração I para o Hospital Geral e cuidados médicos de emergência da UNIMAD da Pirapora, MG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O presente trabalho constituiu-se de uma produção textual interdisciplinar realizada em grupo, tendo como foco o estudo dos Fundamentos da Administração II, do curso de Bacharelado em administração da UNOPAR. A produção textual foi realizada com o objetivo de analisar a gestão empresarial a partir da articulação dos conteúdos das disciplinas que compõem o 2º semestre do curso de Administração.

O trabalho foi realizado através de uma visita ao Hospital Geral e Pronto Atendimento UNIMED de Pirapora, MG. Onde mediante um questionário foi realizada observações acerca da administração da empresa.

O estudo foi interessante porque trouxe grande conhecimento prático sobre os estudos realizados no 2º semestre do curso.

2 DESAFIOS

2.1 PRIMEIRO DESAFIO: CONTEXTO ADMINISTRATIVO

A empresa campo da pesquisa possui 25 anos de atuação no município de Pirapora, tem por missão representar, prestar serviços para manter a liderança médica e hospitalar de qualidade, com ética e dignidade. Tendo como princípios: Somar e compartilhar resultados; intenção de não fazer diferença na qualidade de atendimento oferecido aos diversos níveis profissionais; união faz a força; desenvolvimento na saúde é Responsabilidade Social; educar é construir um futuro melhor.

A visão da empresa é prestar um bom serviço de assistência médica podendo se tornar a melhor empresa do país em planos médicos e assistência médica.

A empresa possui quatro áreas funcionais: produtos e serviços, vendas e marketing, recursos humanos, finanças e contabilidade. No setor de produtos e serviços são realizadas a prestação do serviço oferecido pela empresa, ou seja, o atendimento médico. O setor de marketing e vendas é responsável pela divulgação da marca da empresa e pela venda de planos de saúde. O setor de recursos humanos gerencia os funcionários da empresa: contratações, organização de horários, treinamentos, capacitações etc. Já o setor de finanças e contabilidade lida com o financeiro da empresa e seus bens patrimoniais. São um total de 33 funcionários contratos pelo regime da CLT – Consolidação das leis trabalhistas.

A teoria que melhor se aplica a empresa é a Teoria da Contingência pois ela prega que o administrador deve respeitar as situações encontradas no ambiente e inserir as decisões administrativas de acordo com as circunstâncias. Para a teoria da contingência os atos administrativos têm uma grande relatividade e não existe uma relação direta de causa e efeito. Com esta concepção, o administrador fica livre para tomar decisões diferentes nas mesmas situações, dependendo das circunstâncias. Pela Teoria da contingência, todas as decisões e processos administrativos dependem da criatividade do administrador, como também de sua sensibilidade humana e do grau de respeito com o meio ambiente.

A empresa ao buscar melhores resultados deveria melhorar as atividades de atendimento ao cliente, já que ao buscar um hospital normalmente as pessoas já estão sensibilizadas por alguma razão, sendo de suma importância um atendimento humanizado para satisfazer o cliente no momento em que mais precisa. ,

2.2 SEGUNDO DESAFIO: CONTEXTO ECONÔMICO

A empresa pesquisada é o Hospital Geral e Pronto Socorro UNIMED, é uma organização do setor econômico terciário e atua no ramo da saúde.

A faixa etária de renda dos clientes variam de salários acima, os principais clientes são industriários da cidade de Pirapora-MG. A maior porcentagem dos clientes são mulheres,o grau de escolaridade da maioria dos clientes é de pessoas com estudos acima do Ensino Médio, os clientes tem preferência por medicamentos de grandes laboratórios e as formas de prazos e vendas são feitas à vista e através de pagamentos mensais ( Plano de Saúde).

Os principais fornecedores são de médio e grande porte e o pagamento é realizado na maioria das vezes a prazo para 90 dias ou mais. Como a maioria dos clientes são industriários a empresa tem um mecanismo de financiamento que é compensado no desconto em folha dos clientes.

Os principais concorrentes do Hospital são as clínicas médicas especializadas do município e a Fundação Hospitalar do município.

As empresas do município que são clientes do Hospital são decisivas nas estratégias de vendas do hospital, pois, representam mais de 70% dos ganhos do hospital e suas reivindicações devem ser aceitas ou negociadas com cautela para que o hospital continue em funcionamento.

2.3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com