TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 1 pesquisa operacional

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Este trabalho tem como objetivo principal auxiliar na tomada de decisão e aperfeiçoar os processos com base em conceitos e cálculos relacionados à Pesquisa Operacional, para uma utilização adequada dos materiais e assim ajudando na tomada de decisões de investimento, logo conseguindo os melhores resultados possíveis.

ETAPA 1

Relatório 1

A Pesquisa Operacional começou a ser estudada principalmente após a II Guerra Mundial, pois as organizações começaram a pegar alguns especialistas em Pesquisa Operacional que saíram das organizações militares, assim conseguindo um grande desenvolvimento da pesquisa e tornando possível grandes melhorias.

Pesquisa Operacional sempre é empregada na solução de problemas quase sempre problemas empresariais, através de assistência de computadores e de modelos matemáticos.

A pesquisa operacional busca sempre achar formas mais simples de resolver determinados problemas independente de suas atividades, que podem ser patrimoniais, financeiras, tecnológicas ou humanas.

É possível verificar as principais fases do estudo da Pesquisa Operacional que são:

Formulação do Problema: Nesta fase e necessário definir o objetivo, as alternativas de decisão, os limites e as restrições, assim e possível conhecer o problema para ser solucionado.

Construção do Modelo: Com esta fase verificamos as principais características do problema que esta sendo analisado.

Obtenção do Modelo: Essa fase tem como objetivo principal achar uma solução viável para o problema apresentado é analisado as informações que foram apresentadas e baseada em técnicas matemáticas.

Teste do Modelo e Avaliação da Solução: É valido para este modelo se apresentar soluções apropriadas para a realidade e se for útil para a tomada de decisão.

Implantação e Acompanhamento da Solução: Com essa fase que passa para a realidade os resultados dos estudos e simulações da resolução do problema.

Avaliação Final: É necessário observar os resultados obtidos.

Como todos os modelos de resolução de problemas têm vantagem e desvantagem, algumas vantagens são: Simplificação da visualização da amplitude das variáveis sem alterar a essência, facilita a identificação das relações entre os elementos da realidade, ajuda a entender relações complexas e da base para aprimorar os parâmetros.

E as desvantagens são: dificuldades no entendimento entre os provedores e os usuários das informações, problemas da definição das propriedades a serem mensuradas e limitação na identificação das variáveis relevantes.

Conclusão

Conclui-se que as etapas deste trabalho auxiliam o gestor para uma melhor tomada de decisão.

O objetivo principal do trabalho é levantar os dados ao gestor e a partir de então toma-se a melhor decisão, porém muita das vezes é difícil a compreensão dos demais, por exemplo: liderados, diretoria e/ou até mesmo a presidência, desta forma, o procedimento de entendimento são os gráficos e cálculos contidos neste trabalho que pode apresentar aos mesmos o “porque” da tomada de determinada decisão até que a implantação seja feita com sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com