TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA OPERACIONAL ETAPAS 1 E 2

Por:   •  1/12/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

5

ETAPA 1

AULA TEMA: Conceitos de Decisão

PESQUISA OPERACIONAL

A Pesquisa Operacional é uma ciência que se aplica na resolução de problemas, tendo como foco a tomada de decisão, utilizando métodos científicos, planejamento e operações de sistemas.

A PO é usada para avaliar ações alternativas e através dessas ações encontrarem métodos e soluções para os objetivos da organização.

A Pesquisa Operacional foi resultado de estudos realizados pelos cientistas contratados no período da 2ª Guerra Mundial, para sanar os problemas com logística, tática e estratégica.

Fases do estudo de Pesquisa Operacional

Um estudo de PO geralmente tem as seguintes fases:

- Definição do problema: descrever os objetivos é a atividade mais importante no processo, a partir dessa descrição o modelo é projetado, outro ponto importante é que todas as alternativas de decisão e restrições sejam claras, para que as soluções obtidas no final sejam aceitáveis e validas.

Aspectos principais que devem ser discutidos:

  • Descrição exata dos objetivos do estudo;
  • Identificação das alternativas de decisão existentes;
  • Reconhecimento das limitações, restrições e exigências do sistema.

6

  •  Construção do modelo: a partir da identificação do problema é escolhido o modelo mais apropriado de sistema para resolvê-lo.

Nesta etapa o analista precisa ser criativo, já que a qualidade do processo seguinte depende da realidade que o modelo venha apresentar, se o modelo for conhecido, a solução será obtida através de métodos convencionais, se os métodos matemáticos forem complexos, será necessário o uso de combinações de metodológicos.

- Solução do modelo: esta fase tem o objetivo de encontrar uma solução para o modelo construído.

Os modelos matemáticos, a solução é obtida pelo algoritmo mais adequado, isto exige do analista de PO um conhecimento intenso das principais técnicas, a solução obtida neste caso é ótima.

Validação do modelo: nessa etapa do processo de solução do problema, é necessário verificar a validade do modelo.

Um modelo é valido se apesar da falta de exatidão em representar o sistema ele for capaz de informar uma previsão aceitável do sistema, e conter informações capaz de contribuir para se tomar a melhor decisão, lembrando que esse processo não se aplica em projetos, somente em sistemas já existentes.

- Implementação da solução: obtida a validação da solução e avaliada as vantagens, estes processos devem ser convertidos em regras operacionais.

A implementação deve ser controlada pela equipe responsável, pois é uma fase crítica já que altera uma situação já existente.

Quando o processo é colocado em prática podem ocorrer correções e mudanças, exigindo a reformulação do modelo.


7

ETAPA 2

Modelos de Programação Matemática e Programação Linear

A modelização de programação matemática é aplicada em situações em que há a necessidade de se otimizar a utilização de uma ou diversas matérias primas ao mesmo tempo. Nos dois casos apresentados nesta ATPS é possível observar a aplicação dessa ferramenta que embora sejam distintos, assemelham-se pelo fato da necessidade de haver a minimização de recursos utilizados sem comprometer o resultado esperado.

Além da forma que será aplicado deste trabalho, a programação matemática pode ser aplicada nas mais variadas situações como:

- Determinação de Mix de Produtos

- Escalonamento de Produção

- Roteamento e logística

- Análise de projetos

- Designação de Equipe

- Alocação de Recursos de Mídia

De semelhante modo, há também a aplicação da programação linear, que permite através de cálculos matemáticos (inclusive Softwares) a obtenção de soluções que atendam a necessidade e também avaliar qual seria a melhor maneira de alocar seus recursos (Solução Ótima). Seus resultados são apresentados graficamente e apresentam uma forma de explorar todos os resultados possíveis.

A aplicação da programação linear também é bem variável, podendo ser aplicadas nas seguintes áreas:

- Administração da produção;

- Análise de investimentos;

8

- Alocação de recursos limitados;

- Planejamento Regional;

- Logística;

- Custo de Transporte;

- Localização da rede de distribuição;

- Alocação de recursos de publicidade entre os diversos meios de comunicação;

No Caso 1 a companhia “Metalíssimo” deseja criar uma nova liga de metal utilizando mínimo de custos à modelização de programação matemática mostrará através de uma série de cálculos matemáticos, qual seria utilização de cada matéria prima para a produção dessa nova liga.

Já no caso 2, a Empresa “Temperos e Sabores” possui a necessidade de otimizar a logística dos transportes de seletas de legumes entre as 3 fábricas de enlatadas, também com o objetivo de reduzir custos e melhorar sua distribuição.

Ao longo da ATPS será possível ver a aplicação dessas duas eficientes ferramentas nos dois casos apresentados.

Modelo Matemático de Programação Linear

Companhia Metalíssimo

Desenvolvimento de uma nova liga, composta de:

40% Estanho, 35% de Zinco e 24% de Chumbo

Função Objetiva: MinC

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (272.6 Kb)   docx (49.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com