TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica valores humanos e transdisciplinaridade

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  1.001 Visualizações

Página 1 de 3

                 Éticas, valores humanos e transdiciplinaridade.

Esses são temas que nos despertam curiosidade e a maioria das empresas e profissões possuem códigos de ética com fundamentos na orientação aos funcionários, também é preocupante quanto ao meio ambiente já que está relacionado ao futuro de nossa espécie.

A ética está relacionada à consciência humana sobre os nossos atos, decisões e responsabilidade sobre tais, seria um campo de muitas possibilidades de entendimento. A ética estuda a prática humana de como ser um individuo mais atento, com responsabilidades sobre nossas ações e atos.

Para o senso comum a ética são os costumes, ações, rotinas cotidianas de cidadãos, seria a teoria de como conviver no mundo atual, essas surgem de um contexto social, das normas e regras que guiam um grupo ou sociedade em como se deve agir ou pensar.

Moral é o próprio agir, é um ato particular, e não é universal, pois depende de ações de cada grupo. A moral evolui de acordo com a sociedade e a cada momento tem um avanço relacionando aos valores humanos. A ética avalia a evolução humana como positiva e negativa e é ligada aos valores sociais.

O que nos difere de um animal é a capacidade de criarmos cultura, valores sociais, regras e isso é fundamental para a vida em sociedade.

A consciência moral é a formação de uma conduta, e isso é formulado dentro da consciência moral e dos valores éticos e nos dá a direção de para onde devemos seguir.

Aristóteles construiu a teoria da virtude, o que seria praticar regras para o bem viver, o que nos faz direcionar para uma boa vida, com excelência em ética, para assim sermos virtuosos.

Virtude é uma qualidade moral particular e vem do grego e latim.  Virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem; e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação, virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem.

Além da virtude, Aristóteles trata também da amizade, que seria o solo de sustentação da virtude, de como o homem pode ser virtuoso. A amizade é fundamental, pois nos mostra como somos e como podemos ser virtuosos com o próximo.

A sociedade é dinâmica e transforma os valores sociais, nas empresas o que vemos são valores incorporados á prática profissional, seria a ética profissional que tem por meio de estudo o comportamento organizacional das empresas.

Uma empresa ética está de acordo com os princípios e normas com a sociedade em que está relacionada, e sabe administrar os princípios éticos do convívio organizacional. O princípio de tal empresa se prende a ética moral e gere as relações e princípios morais.

O código de ética é a produção artificial, em que apresentam valores sociais, e determinam a conduta dos funcionários dentro de uma empresa, e é determinado pela chefia de tal local, e todos os que ali trabalham devem seguir determinadas regras e normas para que haja uma união para o bem comum.

Os valores sociais da profissão são altamente importantes, cada profissão desencadeia atos positivos para a sociedade e empresa no qual está inserida. A ética profissional se atenta a valores de cada profissão, para o desenvolvimento da empresa junto à sociedade, e tenta diminuir conflitos profissionais, tornando assim o ambiente organizacional mais agradável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (949.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com