TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do Direito a Saúde do Trabalhador

Por:   •  26/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 2

1) Quais as principais características da medicina do trabalho (na sua origem e na sua evolução)?

        A medicina do trabalho surgiu em meio a revolução industrial na Inglaterra no século XIX com o propósito de tornar viável  a sobrevivência dos colaboradores e consequentemente de seus processos produtivos, já que na época havia produção fabris  desumanizada, voltada a processos e não havia pessoas.

        Posteriormente, advindos das boas práticas, o serviço   de medicina do trabalho foi aprovado como norma pela conferência internacional do trabalho ganhando força em outros países. Podendo assim dizer que  a principal característica da medicina do trabalho é  adaptar  o trabalho ao homem, contribuindo assim para o  bem-estar físico e mental dos trabalhadores.

2) Por que o modelo da saúde ocupacional se mostrou insuficiente?

O modelo da saúde ocupacional se mostrou insuficiente pois seguia uma visão firmada no mecanicismo, não atuando de forma  interdisciplinar para melhoria de seus processos.Além disso, o modelo da saúde ocupacional abordava as questões da saúde como um objeto de ações   e não intrinsecamente ligada à produção.

 3) Em que contexto surge a saúde do trabalhador?

A saúde do trabalhador surge no contexto onde a classe trabalhadora se torna  ativa  na relação saúde-doença motivada pelo intenso processo de mudança social advindo da revolução industrial. Nesse processo os trabalhadores buscam o controle do seu ambiente de trabalho a fim de torná-lo mais propício para realização de suas atividades de maneira segura.

4) Quais as principais características da saúde do trabalhador?

As principais características  da saúde do trabalhador destacam-se  as  práticas sindicais de saúde, para melhoria das condições do trabalho. As denúncias  as instituições políticas onde haviam ambientes inseguros.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com