TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do Pensamento Administrativo

Por:   •  7/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.222 Palavras (9 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 9

estrutura organizacional se refere à maneira que uma organização organiza as pessoas e empregos para que o seu trabalho pode ser realizado e suas metas podem ser cumpridas. Quando um grupo de trabalho é muito pequeno e comunicação face-a-face é frequente, estrutura formal pode ser desnecessário, mas em uma organização maior decisões têm de ser feitas sobre a delegação de várias tarefas. Assim, são estabelecidos procedimentos que atribua responsabilidades para várias funções. São essas decisões que determinam a estrutura organizacional.

Em uma organização de qualquer tamanho ou complexidade, as responsabilidades dos funcionários normalmente são definidos por aquilo que fazem, que eles reportam-se, e para os gestores, que se reporta a eles. Ao longo do tempo estas definições são atribuídas a posições na organização e não a indivíduos específicos. As relações entre estas posições são ilustradas graficamente em um organograma (ver Figuras 1a e 1b). A melhor estrutura organizacional para qualquer organização depende de muitos fatores, incluindo o trabalho que ele faz; seu tamanho em termos de funcionários, receita e a dispersão geográfica das suas instalações; ea variedade de seus negócios (o grau em que ela é diversificada em todos os mercados).

Há múltiplas variações estruturais que as organizações podem assumir, mas existem alguns princípios básicos que se aplicam e um pequeno número de padrões comuns. As seções a seguir explicam esses padrões e fornecer o contexto histórico a partir do qual alguns deles se levantou. A primeira seção aborda a estrutura organizacional no século XX. A segunda seção fornece detalhes adicionais de estruturas organizacionais tradicionais, verticalmente arranjados. Isto é seguido por descrições de várias estruturas organizacionais alternativas incluindo aqueles organizados por produto, função e mercados geográficos ou de produtos. Em seguida é uma discussão de estruturas de combinação, ou organizações matriciais. A discussão conclui, abordando futuras estruturas organizacionais emergentes e potenciais.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Durante o século XX

Entender o contexto histórico do qual algumas das estruturas organizacionais de hoje ter desenvolvido ajuda a explicar por que algumas estruturas são do jeito que são. Por exemplo, por que o velho, mas as siderúrgicas ainda operacionais, tais como EUA Aço e Bethlehem Steel estruturado usando hierarquias verticais? Por que os mais recentes de aço mini-mills como a Chaparral Steel estruturados mais horizontal, aproveitando a capacidade de inovação dos seus empregados? Parte da razão, pois esta seção discute, é que a estrutura organizacional tem uma inércia-a certa idéia emprestada de física e química que algo em movimento tende a continuar nesse mesmo caminho. Alterar a estrutura de uma organização é uma tarefa gerencial assustadora, e a imensidão de um projeto como este é pelo menos parcialmente responsável por estruturas organizacionais mudam com pouca freqüência.

No início do século XX setor empresarial dos Estados Unidos era de prosperidade. Indústria estava mudando de emprego a loja de fabricação para produção em massa, e pensadores como Frederick Taylor nos Estados Unidos e Henri Fayol United na França estudou os novos sistemas e princípios desenvolvidos para determinar como estruturar organizações para a maior eficiência e produtividade, o que, em sua opinião era muito parecido com uma máquina. Mesmo antes disso, sociólogo alemão e engenheiro Max Weber concluiu que quando as sociedades abraçar o capitalismo, a burocracia é o resultado inevitável. No entanto, porque seus escritos não foram traduzidos para o Inglês até 1949, o trabalho de Weber teve pouca influência na prática de gestão americano até meados do século XX.

pensamento de gestão durante este período foi influenciado pelas idéias da burocracia, onde o poder é atribuído às posições em vez de os indivíduos que ocupam essas posições de Weber. Ele também foi influenciado pela administração científica de Taylor, ou "uma melhor maneira" para realizar uma tarefa por meio de estudos cientificamente-determinado de tempo e movimento. Também foram influentes ideias de Fayol de invocar a unidade dentro da cadeia de comando, autoridade, disciplina, especialização de tarefas e outros aspectos do poder organizacional e separação de trabalhos. Isto criou o contexto para organizações verticalmente estruturados caracterizadas por classificações distintas de trabalho e estruturas de autoridade de cima para baixo, ou o que ficou conhecido como a estrutura organizacional tradicional ou clássico.

especialização do trabalho, uma estrutura de comunicação hierárquica através de uma fortemente unido cadeia de comando e a subordinação dos interesses individuais aos metas superiores da organização combinadas para resultar em organizações organizadas por departamentos funcionais, com ordem e disciplina mantidos por regras, regulamentos, e procedimentos operacionais padrão. Este ponto de vista clássico, ou estrutura burocrática, das organizações era o padrão dominante como pequenas organizações cresceu cada vez maior durante o boom econômico que ocorreu a partir dos anos 1900 até a Grande Depressão da década de 1930. plantas de Henry Ford eram típicos desta

Figura 1a Estrutura Organizacional

A Figura 1a

Estrutura organizacional

o crescimento, como a emergente Ford Motor Company se transformou na maior fabricante de automóveis EUA na década de 1920.

A Grande Depressão abafou temporariamente o crescimento econômico dos EUA, mas as organizações que sobreviveram surgiu com suas verticalmente orientado, estruturas burocráticas intactas como a atenção do público deslocou-se para a Segunda Guerra Mundial. reconstrução pós-guerra reacendeu o crescimento económico, alimentando as organizações que sobreviveram à Grande Depressão para o aumento de tamanho em termos de receita de vendas, funcionários e dispersão geográfica. Junto com o aumento do crescimento, porém, veio aumentar a complexidade. Problemas em estruturas empresariais dos EUA tornou-se aparente e novas ideias começaram a aparecer. Estudos de motivação dos funcionários levantaram questões sobre o modelo tradicional. A "única melhor maneira" de fazer um trabalho desapareceu gradualmente como a lógica dominante. Foi substituído por preocupações de que as estruturas organizacionais tradicionais podem impedir, em vez de ajudar, promover a criatividade ea inovação, sendo que ambos eram necessários como o século avançava e as pressões para competir globalmente montado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (116.5 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com