TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do Pensamento Administrativo

Por:   •  13/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.979 Palavras (24 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO – EPA





Rafael Cardoso Zancan – RA T26033-7

SANTOS

2017

Rafael Cardoso Zancan – RA T26033-7

Título: Evolução do pensamento administrativo. Evidencias de aplicação do processo de provimento de recursos humanos em uma organização de médio porte.

Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho
apresentado como exigência para aviação dos 1º/2º
semestres em regime de dependência, do curso de
administração da Universidade Paulista

SANTOS

2017

RESUMO

        Este trabalho tem por objetivo abordar as Teorias da Administração, onde foi realizada uma pesquisa com uma empresa de médio porte chamada A esportiva. O objetivo deste trabalho acadêmico é apresentar para a empresa A Esportiva quais são as vertentes positivas e negativas que o seu processo dentro dos provimentos de recursos humanos está usando com ênfase em gestão por competências fazendo parâmetro na prática dessa gestão pela organização estudada e pela teoria de Maria Rita Gramigna (2007).

Sumário 

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................5
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...............................................................5
2.1. Introdução à Administração..................................................................5

2.2. Administração Científica (Taylor)........................................................6 2.3. Abordagem Clássica da Administração (Henri Fayol).........................9 2.4. Abordagem Humanística da Administração........................................10 2.5. Abordagem Neoclássica da Administração.........................................10
2.6. Abordagem Comportamental da Administração.................................11
2.7. Abordagem Sistêmica da Administração.............................................12
2.8. Abordagem Contingencial da Administração......................................12

3 ESTUDO DO CASO..............................................................................13
3.1 Apresentação da empresa..................................................................13
3.2 Força de trabalho (processo de provisões)....................................13
3.3 Processo de provimento de RH da A Esportiva....................................14
3.4 Produtos e Clientes ............................................................................15
3.5 Necessidades e expectativas dos clientes..........................................15

4 BUSCA PELA EXCELÊNCIA................................................................17
5 PROPOSTA DE MELHORIA ...............................................................20 6 REFERÊNCIAS......... ............................................................................21

1 INTRODUÇÃO

A APS a seguir faz uma análise embasada na teoria e na prática em empresa médio porte dentro da classificação BNDES, do seguimento esportivo.
               Conforme Chiavenato (2010), a gestão de pessoas vem assumindo um importante papel no âmbito organizacional desde a sua origem na Revolução Industrial.

As organizações se estruturaram para essa nova era ao que se refere em gestão de pessoas. Trata-se de um setor extremamente delicado, pois lida com o sentimento em si de seres humanos.

O objetivo deste trabalho acadêmico é apresentar para a empresa A Esportiva quais são as vertentes positivas e negativas que o seu processo dentro dos provimentos de recursos humanos está usando com ênfase em gestão por competências fazendo parâmetro na prática dessa gestão pela organização estudada e pela teoria de Maria Rita Gramigna (2007).

2.  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. Introdução à Administração

Derivada do   latim a palavra Ad ministração (Administer) nos leva a uma constante reflexão sendo: Ad=direção ou tendência para e minister= subordinação ou   obediência, logo a “Administração é   o ato de trabalhar com e por meio de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização, quanto de seus membros”.

A administração é uma ciência fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção.

O objetivo da administração é obter resultado eficaz e o retorno desejado (com ou sem fins lucrativos) de forma sustentável e com responsabilidade social.  

2.2.  Administração Científica (Taylor)

No século  XX,  dois  engenheiros  desenvolveram  os  primeiros  trabalhos  a respeito  da Administração. Um  era  americano, Frederick Winslow Taylor, que criou  a chamada  Escola  da  Administração  Científica,  preocupada  em  aumentar  a  eficiência da  indústria  por  meio,  inicialmente,  da  racionalização  do  trabalho  operário.  O outro era europeu, Henri Fayol desenvolveu a Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência  da  empresa  por  meio  da  sua  organização  e  da  aplicação  de  princípios gerais de administração em bases científicas. A administração  científica  f oi  uma  teoria  criada  por  Frederick  Winslow  Taylor no século XX e  Frederick  Winslow  Taylor,  Fundador  da  Administração  Científica, que  se baseia  na  aplicação  de  garantir  o  melhor  custo/benefício  aos  sistemas  produtivos, nasceu  na  Filadélfia  no  século  XX  e  Iniciou   sua  vida  profissional  como  operário ,  em 1878,  na  MidvaleSteel  Co.  Em  1885,  formou-se  engenheiro  pelo  Stevens  Institute  e iniciou  suas  experiências  na  Midvale  Steel,  onde  permaneceu  até  1889,  quando entrou para  a Bethlehem  Steel Works. Em 1895, apresentou à Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos um estudo experimental denominado  “Notas  sobre  as correias”.  Mais tarde,  publicou  outro  de  seus  estudos,  denominado  “Um  sistema   de gratificação por peça”, apresentando um sistema de  gratificação e administração dos operários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (256.1 Kb)   docx (261.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com