TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do Pensamento Administrativo

Por:   •  10/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.705 Palavras (11 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

A revolução industrial ocorrida a partir de 1770, marca uma nova etapa na história da humanidade. A moderna organização empresarial, cujo modelo esteve presente ao longo de todo século XX, surge em decorrência dessa revolução. Assim, para fazer frente ao desafio de conduzir essas organizações, surgem, a partir do início desse século, os primeiros estudiosos da administração que vão definir as primeiras teorias administrativas.

Essas teorias espelharam a maneira pela qual as organizações foram geridas. Cada teoria se pautou em critérios criados para responder às características do ambiente. Desta maneira, sempre que o ambiente evoluiu, novas teorias apareceram em resposta aos novos desafios. Portanto, para uma boa compreensão dessas teorias e, principalmente, para entender os critérios que foram a base de seu sucesso, torna-se extremamente importante entender o ambiente do início do século XX e sua evolução até os dias atuais.

De maneira simplificada, o século XX se inicia apresentando as características listadas a seguir.

  • Ciclo lento de inovações tecnológicas.
  • Economia razoavelmente estável.
  • Sistemas inexpressivos de comunicação.
  • Sistemas ineficientes de transporte.
  • Trabalhadores com baixa qualificação.
  • Baixo poder de negociação da classe trabalhadora.
  • Evolução lenta do processo cultural.
  • Baixa competitividade de mercado.

Com o passar do tempo esses fatores ambientais sofreram constantes evoluções o que determinou modificações freqüentes nos modelos de gestão utilizados pelas organizações. Sem um aprofundamento no tema, a evolução do ambiente no século XX pode ser visualizada conforme o quadro abaixo.

PERÍODO

CARACTERÍSTICA DO AMBIENTE

1900 a 1930

ESTÁVEL

1930 a 1940

REATIVO

1940 a 1970

PRÓ-ATIVO

1970 a 1990

EXPLORATÓRIO

1990 a ????

CRIATIVO

No período inicial, compreendido entre 1900 a 1930, o ambiente pode ser denominado de estável, uma vez que as mudanças que ocorriam eram praticamente inexpressivas. Métodos e processos de trabalho eram mantidos inalterados ao longo de vários anos, a difusão do conhecimento ocorria muito lentamente e as organizações competiam basicamente em seus mercados domésticos. Portanto, este é um período que exigia pouca ou nenhuma mudança por parte das organizações.

Entre 1930 e 1940, mudanças mais acentuadas passam a exigir que as organizações abandonem sua estabilidade e passem a ser mais reativas ao ambiente. No entanto, não obstante a essa necessidade, neste período as organizações ainda podiam se dar ao luxo de esperar pelas mudanças para posteriormente se adaptar a elas.

O período compreendido entre 1940 a 1970, é caracterizado por mudanças significativas no cenário mundial. Estimulada pelos investimentos em P&D (pesquisa e desenvolvimento) realizados durante a 2a grande guerra, a tecnologia sofre avanços surpreendentes. Isto estimula a economia, provoca profundas mudanças nos conceitos culturais e abre novas perspectivas para a classe trabalhadora. A partir de então, as organizações já não podiam esperar pela concretização das mudanças. Muito antes precisavam ser pró-ativas, isto é, caminhar pari passo com a evolução do ambiente externo.

No período seguinte, situado entre 1970 a 1990, o ambiente é marcado por mudanças surpreendentes em todas as áreas do conhecimento humano. O número de variáveis externas passam a ser tão grande que as possibilidades futuras são múltiplas. O ambiente neste período é, portanto, caracterizado por sua natureza exploratória. Em outras palavras, neste período não bastava uma organização caminhar junto com as mudanças. Era necessário que elas explorassem todas as possibilidades do ambiente futuro, montando estratégias adequadas para cada nova perspectiva.

Por último, no período que vai de 1990 até os dias atuais, vive-se um período onde a única constante com a qual se pode contar é a própria inconstância. Muito mais do que planejar ou estrategiar ações para acompanhar as mudanças, é preciso influenciar nelas. Isto significa que hoje o ambiente exige criatividade. As organizações precisam encontrar caminhos que lhes permitam, antes de se adaptar às novas situações dos mercados, criar novas regras e novos padrões para esses mercados.

Assim, com base nessa análise ambiental, vale ressaltar novamente que o ponto mais importante no estudo das teorias administrativas deste século, está no entendimento de que seus critérios de sucesso estiveram sempre calcados nas características ambientais. Notadamente, a evolução dos conceitos administrativos está intimamente ligada às mudanças do ambiente.

Finalmente, torna-se importante destacar que apesar das críticas que hoje são feitas à maior parte das escolas de administração analisadas neste texto, há que se reconhecer a enorme contribuição que as mesmas trouxeram para a área empresarial. Portanto, o elemento central do estudo dessas escolas não deve ser focado apenas no contexto histórico. O que interessa de fato é entender porque as teorias adotadas por essas escolas foram reconhecidas e absorvidas pelas maiores e mais bem sucedidas organizações do mundo dos negócios, bem como quais foram as mudanças ocorridas no ambiente externo que ao longo do tempo forçaram mudanças em seus modelos.

ADMINISTRAÇÃO  CIENTÍFICA

A Administração Científica é considerada por muitos estudiosos como a primeira escola a apresentar conceitos teóricos sobre administração. Seu fundador, o engenheiro Frederick Winslow Taylor iniciou suas experiências no final do século passado. Seu trabalho se tornou famoso, principalmente pelos resultados obtidos, tendo conseguido aumentar a eficiência das organizações de sua época.

Taylor percebeu que os operários aprendiam a maneira de executar suas tarefas através da observação dos colegas vizinhos. Notou que esse método de aprendizado levava a várias maneiras de executar a mesma tarefa, o que contribuía para a baixa eficiência do trabalho. Desta forma, seu esforço foi no sentido de racionalizar os métodos de trabalho. Para tanto utilizou os princípios que são descritos a seguir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (241 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com