TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do Pensamento Administrativo

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.397 Palavras (26 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 26
  1. ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

Segundo Reinaldo Dias em seu livro , Introdução à Administração da Competividade à Sustentabilidade, desde 1795 o controle científico já era aplicado em indústrias metalúrgicas, na Inglaterra. Em planejamento, pagamento de incentivos na linha de produção.

Mas foi Taylor em 1856, o responsável pelo desenvolvimento da Administração Científica. Esse movimento surgiu das necessidades que foram aparecendo ao longo do tempo. Na busca de soluções para esses problemas, tais como: Produção, Competitividade, mão de obra, movimentos sindicais, conflitos entre países e outros.

Esses problemas só pioravam devido os trabalhadores serem imigrantes, as condições de trabalho eram péssimas, e os operários trabalhavam por 12 horas.

Foi então que Taylor desenvolveu o Princípio da Administração, em 1911. Buscando recursos para melhorar a mão de obra qualificada e o interesse de empresários e empregados. Com objetivo de obter maior produção e maior lucro.

Dessa forma os empregados vendo o lucro da empresa, recebiam mais e ficavam satisfeitos. Assim Taylor, foi aperfeiçoando as tarefas de produção, gerando mais incentivos salariais. Surgindo uma supervisão para cada função desempenhada.

Dando início à um planejamento de tarefas e cargos em uma rotina de trabalho, agilizando a produção. Criando-se os princípios básicos: o desenvolvimento da Ciência da Administração para realizar melhor a tarefa, a seleção de trabalhadores para executar a tarefa, educação e desenvolvimento do trabalhador e a relação de harmonia entre administração e trabalhadores.

E até hoje é encontrado em muitas indústrias essa divisão de trabalho, principalmente em indústrias automobilística. Em 1863 Henry Ford, junto com os princípios de Taylor, formou um grande alicerce na Sociedade Industrial. Ele utilizou dois princípios: a divisão de trabalho e a produção de peças e componentes. Junto com a Administração Científica Ford, foi copiado por outras empresas europeias. A sua ideia de linha de montagem foi utilizada no Japão e no Brasil.

Mas Taylor se preocupou com o aumento de produção e trabalho individual, vendo a necessidade de encontrar uma forma de administração mais complexa.

De acordo com Idalberto Chiavenato em seu livro, Administração Geral e Pública, para o engenheiro Frederick W. Taylor, a escola da Administração foi criada para solucionar os problemas, diminuir desperdícios e perdas nas indústrias. A administração como ciência, para Taylor, o planejamento é essencial para o estudo da organização. Deve-se fazer uma análise do trabalho, para então, adotar um critério a ser seguido na organização.

Na administração geral e pública, o trabalhador ao executar um serviço deve-se considerar os movimentos que podem causar um cansaço. Que por sua vez, diminuindo a produção e a qualidade do trabalho.

Ressalta a necessidade de avaliar o uso do corpo humano, local de trabalho e desempenho com equipamentos. Já a divisão de trabalho e especialização do operário, para as indústrias ficou claro que é necessário, uma economia de energia e tempo. Dessa forma especializando o operário, aumentando a produção.

Para Taylor na administração científica deve-se definir cargos e tarefas. As tarefas são atividades executadas pelo trabalhador dentro da organização. Já o cargo, forma de executar as tarefas em relação a outros cargos. Que são de empregados qualificados, treinados e que supervisione a eficiência do trabalhador.

Depois de organizado, planejado o método do trabalho, de treinar o operário, para Taylor, para o operário realizar em tempo suas funções, é necessário um estímulo a cada trabalhador. Em forma de salário e aquele trabalhador que produz mais um prêmio.

E o conceito de Homo Economicus (Homem Econômico), ninguém trabalha por que gosta, mas por que necessita do salário para sobreviver. Fazendo com que o trabalhador produza o máximo para obter maior ganho. Para Chiavenato, as condições de trabalho, como as ferramentas e equipamentos de produção, o ambiente iluminado, ventilado e agradável, contribuem para a eficiência do trabalho.

Uma padronização das máquinas e equipamentos e matérias primas, elimina os desperdícios e contribui a eficiência. E para Taylor a supervisão de um operário especializado é importante para orientar vários trabalhadores.

Portanto, para a Administração Científica é necessário, comando e controle para planejar o trabalho, melhor maneira de executar a tarefa, a mão de obra contratada como oferta de trabalho e segurança e permanência no trabalho.

Considerações

Taylor foi o fundador da Administração Científica. Engenheiro e preocupado com alinha de produção das indústrias, e a demora na execução das tarefas.

Desenvolveu na Administração uma busca de mão de obra qualificada com objetivo de obter mais lucros em menos tempo. Criou princípios básicos da Administração, para melhorar as tarefas, a execução. Educação e desenvolvimento do trabalhador. Com uma divisão de trabalho.

Henry Ford utilizou os princípios em indústria automobilística. Em sua idéia de montagem, utilizou uma forma de administração complexa. Os objetivos de Taylor, era diminuir os desperdícios e perdas, e para isso acreditava que planejar antes era o melhor para a organização.

Para Gilbretch a preocupação era o excesso de trabalho podendo acarretar na diminuição da produção e qualidade do serviço. Ficando claro que o certo seria uma divisão de tarefas e para cada tarefa, criado cargos para empregados qualificados.

Então Taylor propôs, que os operários fossem treinados para cada função. E que fosse dado um incentivo em forma de salário e prêmios. E que o ambiente de trabalho contava muito para a eficiência nas tarefas, padronizando as máquinas. E concluindo, Taylor viu a necessidade de uma supervisão especializada para melhorar a execução de uma tarefa.

  1. TEORIA CLÁSSICA

Para Chavietano, em seu Livro Teoria Geral da Administração (2014 – 9.ed, p.82),  para dar continuidade na historia do desnvolvimento da administração da Teoria Clássica, caracteriza que Taylor (1856-1915) foi o que deu o ponta pé inicial para uma nova visão da Abordagem Cienífica da Administração, enquanto no Estados Unidos, preocupava-se com as tarefas executadas pelos operários do chão de fábrica, surgiu na França a Administração Clássica, onde Fayol (1841-1925), estava preocupada com os níveis mais altos da hierarquia de uma empresa, considerando que a gestão e o controle adequados eram a chave para o sucesso da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.1 Kb)   pdf (254.4 Kb)   docx (88.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com