TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do Pensamento Administrativo

Por:   •  24/9/2015  •  Resenha  •  3.295 Palavras (14 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

ECOMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Trabalho Integrado de Ciências Contábeis

BRASÍLIA

2014

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Administração Hoteleira

[pic 1]

BRASÍLIA

2014

[pic 2]

Sumário

Introdução4

Interface (Naoum Plaza Hotel)5

Administração5

Pesquisa de Campo6

Fatores6

A importância da administração no ramo da hotelaria e suas diversas áreas de atuação administrativa11

O papel do Gerente12

Marketing para hotel12

Funcionamento do setor de alimentos e bebidas13

Atribuições da Controladoria13

[pic 3]

Introdução

Nos dias de hoje administrar se tornou cada vez mais difícil. Gerar resultados e mudar totalmente a rotina de uma empresa apesar das dificuldades, isso e uma tarefa que demanda de um esforço intelectual sem precedentes para qualquer um. Um exemplo bem ressaltado disso e que se você administra uma padaria, que abre às 5 da manhã, a que horas o padeiro tem que estar lá? E uma pergunta de resposta óbvia no papel, porem não e tão especifica quando se trata do mundo real, pode ser que o padeiro não vá, pode ser que não tenha trigo o suficiente ou farinha o suficiente, pode ser que o caixa não esteja devidamente fechado para que a empresa possa começar o dia. Um administrador e imprescindível para uma empresa por esse motivo, ele tem como função principal, cuidar cautelosamente do ambiente de trabalho e da empresa para que incidentes sejam evitados, uma vez que um hábil administrador saberá evitar desde a escassez de produtos, ate mesmo má gestão financeira dentro da empresa, o papel administrativo e sem sombra de duvida o mais exigido e visado dentre os papeis de uma organização.

O setor hoteleiro está vivendo um período de grande expansão, no Brasil e no mundo, em função do grande crescimento da indústria turística. Nesse contexto, uma administração eficiente é imprescindível para o sucesso do estabelecimento. A gestão de um hotel trata do planejamento de ações, da organização dos processos e do controle do trabalho de todos os funcionários, para atingir os objetivos da empresa.

A concorrência acirrada, a modificação dos hábitos dos clientes e a globalização são desafios que devem ser enfrentados pelos estabelecimentos de hospedagem e, mais diretamente, pelos profissionais que os administram. Para acompanhar a velocidade das transformações que ocorrem no mercado, o administrador deve, constantemente, buscar informações que contribuam para o planejamento e a definição dos objetivos da empresa.

Neste trabalho procuramos direcionar toda a atenção, introduzindo ao máximo os aspectos e execuções de um administrador hoteleiro. Interligando os pontos de acessos aos conhecimentos mais profundos e distintos.

INTERFACE (NAOUM PLAZA HOTEL)

O Hotel conta com 187 (cento e oitenta e sete) apartamentos, tendo uma Suíte Presidencial e uma Suíte Real. Possui 2 (dois) restaurantes, internet nos aptos, sauna, piscina, fitness center. A estrutura de eventos do Naoum Plaza Hotel garante o sucesso de suas reuniões.O Naoum Plaza Hotel dista 15 km do aeroporto, fica próximo ao Parque da Cidade, está ladeado pelo Pátio Brasil Shopping, um moderno e agradável centro de compras e pela Torre da TV, um dos cartões postais da cidade.

Contando com 200 (duzentos) colaboradores divididos em diversificados setores, priorizando e desenvolvimento projetos para adaptação de melhorias continua para melhorsatisfação, proporcionando o melhor atendente e prestação de serviços de seus colaboradores.

  • Admistração

Naoun Plaza hotel, atualmente administrado pelo Administrador Delcimar Silva Moreira, responsável por toda a área administrativa do Hotel, nascido e criado em Minas Gerais, veio para o Distrito Federal em busca de novas realizações profissionais, alcançando no decorrer de sua carreira profissional o cargo de Administrador Hoteleiro.

Para Delcimar Moreira, o nosso entrevistado, um dos fatores revolucionários para a mudança na forma como a administração e vista temtotal relação com a explosão tecnológica que ocorreram nos últimos anos.

Delcimar Moreira sita como exemplo o “Naoun Plaza Hotel” quando pela primeira vez prestou seus serviços. O hotel funcionando de forma “analógica”. “O hospede chegava à recepção, fazia sua inscrição no hotel e,geralmente existia um painel enorme com chaves numeradas de acordo com os quartos, com luzes que indicavam se o quarto estava ocupado, disponível ou sob limpeza, disponibilizando todas as informações necessárias para melhor desenvolvimento e agilidade dos colaboradores”.

PESQUISA DE CAMPO

Sendo desenvolvida no ramo hoteleiro, obtemos como ponto de partida a metodologia administrativa hoteleiro, desenvolvendo estudos direcionados à administração, contabilidade e auditoria hoteleira.

Para torna-se um bom administrador, não é necessariamente obrigatório a possuir formação acadêmica, mas sim, é de extrema importância o Administrador possuir uma visão sistemática e revolucionaria constituído da teoria combinando com a vivência profissional ao decorrer da carreira.

A hotelaria obtém no decorrer de suas estadias a amplitude e melhoria continua, diversificando no decorrer do tempo a metodologia aplicada de acordo com a característica e viabilização de seus clientes/consumidores.

No decorrer dos anos os administradores se aglomeram e acomodam com um vast0 e grande avanço tecnológico. Para a hotelaria, toda a gama de informações antes passadas por papel e de forma pessoal, possuindo uma estatística de erro e falta de informações corretas, hoje com novos sistemas automatizado e eficaz, as informações são passadas em tempo real, proporcionado à baixa taxa de erros e amplificando a eficiência do administrador.

        Tendo em vista as mudanças, o administrador tende a seguir o ritmo da evolução para poder estar adequo e dentro do mercado, possuindo competências, conceitos e evolução do assunto a ser dimensionado, trazendo e transformando informações em vantagens para o crescimento e desenvolvimento da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (199.1 Kb)   docx (58.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com