TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do Pensamento Administrativo Sobre o Filme K19

Por:   •  11/3/2016  •  Resenha  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  1.746 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Trabalho sobre o filme K19.

Administração, 3° período.

Evolução do pensamento administrativo.

Professor: Manoel Otelino.

Victor Hugo Moreira dos Santos.

Este filme conta uma estória que se passa na década de 1960, durante a guerra fria, quando a Rússia manda seu principal submarino nuclear para uma missão em águas americanas. Este submarino era comando pelo capitão Vostrikov, que segundo a visão da teoria comportamental descrita por Chiavenatto (2009) era considerado um líder burocrático, que tomava decisões sem consultar a opinião de ninguém, só dava ordens, não se importava muito com o fator humano em seu grupo, não ouvia seus subordinados, queria somente alcançar seus objetivos e nada mais. Porem abaixo dele, havia o oficial Mikhail Polenin, que era considerado, pelo grupo, o líder que eles queriam ter como capitão do submarino. Este oficial era um líder de carismático, que era aceito pela tripulação como seu capitão mesmo sem realmente ser. O mesmo tinha traços completamente diferentes do capitão Vostrikov, onde em seus comportamentos era visível a vontade de motivar seus liderados, o anseio do trabalho em equipe e a busca por objetivos que são iguais a todos do grupo.

Em algumas cenas do filme é possível enxergar essa visão apenas observando o comportamento de cada um deles. Como, por exemplo, a parte em que o capitão Vostrikov começa a colocar o submarino em risco apenas com intuito de motivar seus subordinados a trabalhar em equipe mais rápido, eficaz e eficientemente, mesmo ouvindo do oficial dizer que era desnecessário submeter os tripulantes e o submarino a risco do tipo, e mesmo assim, o capitão não recuou e continuou a mandar que o obedecessem. Já o oficial, tentava motiva-los com formas mais sutis de lidar com seus colaboradores. Em um certo momento em que um dos tripulantes se via ariscado a morrer ao cumprir sua tarefa ou ao continuar no navio, o mesmo disse: “eu ia me casar”, (com a fala de quem já estava derrotado), mas o oficial disse com toda convicção disse: “você vai se casar”. Isso fez com que o tripulante se sentisse motivado a conquistar o que foi designado a ele e como premio iria ter sua vontade (se casar) realizada.

Enfim, o filme “K 19” relata uma estoria onde a aplicação dos reais sentidos de liderança, motivação e trabalho em equipe, descrita pela teoria comportamental de Chiavenatto (2009), são nitidamente notados ao decorrer do filme, o que nos leva a perceber e identificar qual a real ação e reação de cada tipo de liderança, as diferentes formas de gestão de cada uma delas, quais são mais carismáticas, quais mais burocráticas, como trabalham em grupo, a forma de motivação utilizada por elas, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (99.6 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com