TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do pensamento administrativo

Por:   •  28/10/2015  •  Artigo  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Administração pode ser definida como uma forma de trabalhar com e por meio de pessoas ou grupos para alcançar objetivos organizacionais. Administrar pode ser definida como uma arte por que depende das habilidades e desempenho dos gerentes que depende de sua competência gerenciais, essas habilidades podem ser aprimoradas por meio de estudo e experiência
  2. Eles seguem os mesmos princípios tanto a igreja, o exército e a administração sendo eles a Hierarquia, Estruturas organizadas, com responsabilidade e tarefas próprias, Unidade de comando, Cada subordinado pode ter somente um superior, Unidade de direção, Cada subordinado deve saber o que fazer e o que se espera dele, Revolução Industrial.
  3. Planejar, Organizar, Comandar e Controlar. Essas funções estão baseadas no pensador Fayol.
  4. Taylor, estudou os operários e viu que estes aprendiam uns com os outros, então não havia um roteiro para se trabalhar, cada um fazia como sabia. Para solucionar o impasse Taylor racionalizou o trabalho criando métodos para cada tarefa. Esse método ganhou o nome de Organização Racional do Trabalho (ORT).

  5. Mecanismo da Administração Cientifica: restringiu as tarefas a serem executadas           enfatizando a eficiência da produção, a redução de desperdício e de pouca importância ao elemento humano.

Superespecialização do operário: ter a visão de que vários fatores podem violar a dignidade humana.

Visão Microscópica do homem: os operários eram vistos como acessórios das maquinas sendo ignorado os aspectos sociais humano.

Ausência da Comprovação Cientifica: pretendia criar uma ciência sem comprovar os seus princípios.

Limitação do Campo de Aplicação: restinguiu os problemas do ‘’ chão da fábrica’’.

Abordagem Prescritiva e Normativa e de Sistema Fechado: a abordagem prescritiva e normativa prevê as normas que devem ser adotadas em todas as circunstância. E abordagem aos sistema fechado, visualizado a organização como se não estivesse inserido em um ambiente.

06. Princípio de Planejamento, Principio de preparo dos trabalhadores, Principio de controle, Principio de execução.

07. O trabalho deveria ser decomposto, analisado e testado cientificamente e deveria ser definida uma metodologia a ser seguida por todos os operários com a padronização do método e das ferramentas.

 

08. Home economicus é o conceito segundo no qual o homem é um ser racional perfeitamente informado, de que as escolhas logicas e na tomada de decisões para os custos face aos benefícios de forma a maximizar a sua riqueza. Ele é inteligente, analítico, egoísta e possuidor do autocontrole necessário a percepção dos seus objetivos futuros, não é influenciado pelo estado físico nem por sentimentos e é dominado exclusivamente pela busca de máxima satisfação de seus interesses econômicos.

09. Taylor tinha uma visão mecanicista e racionalista em relação aos empregados. Segundo ele, era possível medir o tempo necessário para execução de cada uma destas tarefas e, com isso, determinar um padrão para todos os trabalhadores, pois os homens são vistos como adjunto da máquina no desempenho de tarefas produtivas e devem almejar unicamente a riqueza da empresa, como bem de todos.

10-

11. Seus principais objetivos são: Maior velocidade da produção, Melhor qualidade, Diminuição dos custos de estoque, Maior fabricação, menor preço do produto, Manual do produto, Adotou carga de trabalho de 8 horas/dia

Duplicou os salários (aumenta o mercado consumidor, inclusive de seus produtos) 5U$/mês, Sua empresa tornou-se padrão.

12.Manter melhores condições de trabalho compensando os seus funcionários com um maior salário, assim ele estava oferecendo uma forma de incentivo para que seus operários se sentissem mais valorizados. Só houve um aumento salarial por que teve um maior número de consumidores inclusive de seus produtos.

13. Não, por que é uma visão muito antiga de ver os negócios e as pessoas, ela foca principalmente no serviço. É o que na minha concepção é um dos problemas mais graves em qualquer conjuntura organizacional, na visão mecanicista prevalece o paternalismo, o que marca em uma empresa é o profissionalismo.

14. Comerciais: compra e venda de matéria-prima e venda de bens. Financeira: recursos financeiros da empresa. Contabilidade: balanços, custos e registros estatísticos. Segurança: higiene, saúde e segurança. Técnico: aspecto mecânico da empresa, equipamentos e funções profissionais. Administração: consiste basicamente em supervisionar as funções anteriores por isso ele diz que é a função Rainha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com