TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exatas/adm

Por:   •  22/11/2015  •  Exam  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Defina Estatística e determine como ela pode ser dividida.

Estatística é a ciência que coleta, organiza, analisa e interpreta dados para a tomada de decisões, pode ser dividida em três grupos;

(1) Estatística Descritiva: sua função é observar fenômenos de mesma natureza, coletando-os, organizando-os e classificando- os. Expondo-os de maneira prática e simples. Em suma, a estatística descritiva pode ser definida como simplesmente estatística.

(2) Estatística das Probabilidades: é o ramo da estatística que estuda o risco e o acaso em eventos futuros e determina se é provável ou não o seu acontecimento.

(3) Estatística Inferencial ou Indutiva: representa o estudo de dados de amostras com o objetivo de entender o comportamento do universo. Em algumas ocasiões, representa o complemento da estatística descritiva, visto que ela parte da interpretação de uma amostra para a caracterização de todo um grupo. A estatística inferencial consiste em um trabalho que pode ser difícil e exigir razoável capacidade técnica dos pesquisadores. É um processo de generalização a partir de resultados obtidos particulares, isto é, a inferência de propriedades para o todo com base na parte do particular. O processo de generalização que é característico do método indutivo está associado a uma margem de erro e para minimizar este grau de incerteza a teoria de probabilidades será fundamental para o desenvolvimento da estatística aplicada.

  1. Diferencie estudo observacional de estudo experimental.

Estudos observacional e experimental estão relacionados com a coleta de dados, podendo ser diferenciados da seguinte forma:

(1) Estudo observacional: neste caso o pesquisador observa e mede as características de interesse de parte de uma população. Não há intervenção do observador, ele não muda as condições existentes;

(2) Estudo experimental: realiza-se um experimento. Um exemplo prático deste tipo de coleta é o teste de medicamento em grupos distintos. Em geral, o teste é feito em dois grupos, em um é aplicado o medicamento e no outro o placebo.

  1. Defina População e como ela pode ser classificada.

Ao conjunto de entes portadores de, pelo menos, uma característica comum, denominamos população estatística, universo estatístico ou simplesmente POPULAÇÃO. Também pode ser definida (ou classificada) como:

(1) população finita: Nesse caso, o número de elementos de um grupo não é muito grande, tanto a entrevista quanto o análise das informações devem abordar a todos os integrantes do grupo.

(2) população infinita: O número de elementos, nesse caso, é muito elevado, por esta razão é considerado infinito.

  1. Como podemos definir variável?

Variável é convencionalmente o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno, e cada fenômeno corresponde um número de resultados possíveis. Por exemplo: (1) para o fenômeno “sexo”, são dois os resultados possíveis, masculino e feminino, (2) para o fenômeno “número de filhos” há um número de resultados possíveis e expressos através dos números naturais: 0, 1, 2, 3, ..., n.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (877.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com