TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exemplos de Gestão do Conhecimento aplicada nas empresas

Relatório de pesquisa: Exemplos de Gestão do Conhecimento aplicada nas empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  Relatório de pesquisa  •  5.304 Palavras (22 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 22

Sumário

Introdução 4

Etapa 1 5

Passo 1 :

Conceito de Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento (NONAKA e TAKEUSHI)

Gestão do Conhecimento (Mara Perillo) 6

Comparação

Exemplos de Gestão do Conhecimento aplicada nas empresas 7

Passo 2 : Questões e Resposta 8

A à D

Passo 3 : Relatório 9

Etapa 2 11

Passo 1

Passo 2: Questões

1º Entrevistado 12

2º Entrevistado 13

Passo 3: Relatório 14

Etapa 3 Passo 1 e 2 15

Referencia 16

Introdução

Com o novo conceito de Gestão de Conhecimento as empresas melhoraram muito a sua gestão, mais não só isso, elas aprenderam a ver por qual caminho seguir para evitar riscos, visando sempre uma estratégia para que seja uma empresa rentável e com sustentabilidade no mercado. Tudo isso veio com o avanço da Gestão do Conhecimento.

No trabalho a seguir, vamos dar o conceito da gestão do conhecimento, exemplo de empresas que utiliza essa gestão, a gestão no nosso cotidiano, e uma breve entrevista com gestores de empresas.

Assim, ATPS de Gestão do Conhecimento, contribuiu para um novo aprendizado, ajudando no nosso futuro profissional e pessoal. E que assim o trabalho possa contribuir no conhecimento de outros alunos.

Boa Leitura.

Etapa 1 - Passo 1

Conceito de Gestão do Conhecimento

A Gestão do conhecimento é um conjunto de sistemas que ajuda na gestão das empresas, com fim de melhorar a organização empresarial e pessoal dos colaboradores.

Gestão do Conhecimento

• A gestão do conhecimento são valores e crenças integram o conhecimento, pois mesmo aquele que não conhece, tem uma conclusão a parti das suas observações. Segundo observação NONAKA e TAKEUSHI (1997, p. 63), “o conhecimento, diferentemente da informação, refere-se a crenças e compromisso”

Estes autores classificaram o conhecimento humano em dois tipos: Tácito e Explícito.

Segundo NONAKA e TAKEUSHI (1997, p. 79), para se tornar uma empresa que gera conhecimento, à organização deve utilizar um “espiral do conhecimento”, assim tornando parte da base do conhecimento de cada pessoa.

Espiral do Conhecimento

QUADRO 02 - Extraído de NONAKA, I. & TAKEUCHI, H., (1997, p. 80).

Gestão do Conhecimento é por tanto um processo para organizam na gestão das empresas, com fim de melhorar e sustentabiliza-la no mercado competitivo.

• A Gestão do Conhecimento segundo Mara Perillo refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento, que auxilia na gestão das empresas, utilizando o conhecimento e compartilhando dentro da mesma.

Antigamente as empresas guardavam todo o conhecimento obtido nelas, mais hoje com a gestão do conhecimento, todas as informações de ser gerada em conhecimento e transmitida para aqueles que desejam obtê-las.

As empresas focam nos funcionários que obtêm o conhecimento, motivando no crescimento pessoal e profissional do mesmo, aproveitando o conhecimento já existente.

Que a principal fonte de conhecimento já é encontrada nas empresas viu que era necessário gerenciamento, buscando outras fontes, ex: Internet, buscando gerenciamento que faz a diferença.

E assim a gestão do conhecimento vem para gerenciar as empresas, agregando valores, tendo uma mudança de comportamento, a fim de melhorar a gestão empresarial e pessoal dos colaboradores.

Comparação

No texto os autores falam como a gestão do conhecimento era aplicada antigamente, e assim ajudando no crescimento dela. E dos valores que agrega com a mesma, utilizando conhecimento humano como forma de crescimento, obtendo e gerando mais conhecimento.

E no artigo a autora fala como era utilizada a gestão do conhecimento antigamente dando exemplos, e como esta sendo utilizado hoje em dia, buscando novos meios para conhecimento.

Ambos os autores focam no gerenciamento das empresas, visando melhorias e crescimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com