TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Teorias da Administração Pública

Por:   •  15/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 3

Responda às questões abaixo, levando em consideração o conteúdo entre a aula 1 e a aula 8.

Questão1. Qual a importância da ideia de Administração como prática social para o estudo da Administração Pública? (1,0 ponto)

Segundo Giddens (1989) a prática social consiste de procedimentos, métodos e técnicas executados e manejados de forma apropriada por atores sociais. E a Administração Pública como um desses atores usufrui de um tripé que compõe a técnica, a visão de conflitos e a visão de conflitos políticos estruturais, desse modo, como tal, ela pode assim como deve agir sobre as relações inter e intraorganizacionais de modo a focar na gestão de uma boa convivência e resolução das problemáticas destas. Sendo assim, de suma importância para todos.

Questão 2. Explique os conceitos de governabilidade e governança. (1,0 ponto)

Governabilidade: é a capacidade política de governar, ou seja, são os instrumentos utilizados na gestão de um governo, como por exemplo: recursos financeiros, de pessoal e políticas de governo.

Já Governança é a aplicação desses instrumentos através de princípios como a ética e a transparência, sempre voltando-se para as necessidades dos governados.

Questão 3. Pesquise sobre um município de sua escolha e apresente como se estrutura a Administração Pública deste. Depois, observe a sua composição e escolha uma política pública para descrevê-la e analisá-la. (2,0 pontos)

Questão 4. Descreva o que você entendeu por dominação e qual a relação desse conceito com a Administração Pública? (1,0 ponto)

Dominação é a relação de poder entre um dominador e um dominado, onde aquele exerce tal dominação por legitimidade, a qual fora concedida por seus dominados e pela legislação vigente.

Por ser constitucionalmente legítimo o poder da Administração Pública, a relação com seus dominados (cidadãos) deve ser mais harmoniosa possível, voltando-se primordialmente para as necessidades do dominado, tendo em vista a expectativa deste para com aquele.

Questão 5. Cite os tipos de manifestação de uma dominação? (1,0 ponto)

“De acordo com Weber (1984) são três os tipos de dominação possíveis: tradicional, carismática e legal.”

A tradicional parte do princípio da crença, em que o dominado acredita que a legitimidade herdada pelo dominador deve ser aceita devido a cultura, ou seja, a própria tradição.

A carismática principia do carisma exercido pelo dominador sobre o dominado. E na dominação legal há uma regulamentação racional, ou seja, ela é baseada em regras, ordenamentos, leis formais e impessoais.

Questão 6. Se a burocracia representa a eficiência das organizações, o que nos leva a denominar de burocracia aquilo que não funciona ou é ineficiente no serviço público? (1,0 ponto)

O fator principal para tal ineficiência é a ação volitiva, ou seja, para Weber ao criar as características burocráticas como: a impessoalidade e a formalidade se despreocupara com aquele que ira praticar tal gestão, o ser humano (servidor público). Em que este apesar de saber toda a tramitação pertinente ao seu cargo pode ou não executa-las com precisão, e assim encurtar ou acrescentar etapas que incapacita todo o processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (350.2 Kb)   docx (99.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com