TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL UNIDADE 1, JOINVILLE

Por:   •  30/5/2015  •  Monografia  •  2.426 Palavras (10 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 10

       

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIDADE 1, JOINVILLE

ATPS- ECONOMIA

Prof. Ivo Santino Casett

      Acadêmicos

Camila da Silva Ferreira                                 RA:8487223709

Dayane Campregher                                        RA:8059802433

Luiz Carlos Matos                                            RA:8873427139

Rafael Alexandre Ramos Quintino                 RA:2951593515

Rodrigo Xavier de Alvarenga                          RA:8962196888

Joinville SC, 29 de setembro de 2014

ETAPA 1

Forro de PVC

O PVC – Poly Vinyl Chloride ou em Português – Cloreto de Polivinila é um material plástico que é feito através de petróleo e sal, se tornando um dos materiais mais econômicos em termos de uso de recursos não renováveis. Os preços de forro de PVC variam muito no mercado, em alguns casos chegam a custar até R$ 30,00 O m². É interessante sempre avaliar a procedência de fabricação da marca e a qualidade. Como qualquer outro produto temos que sempre estar atentos aos seus certificados de segurança, para que possamos adquirir um produto de qualidade por um preço bom. Nem sempre o mais barato será o mais rentável.

Muitas indústrias se preocupam em reciclar PVC e estão se destacando no mercado pela iniciativa, e a cada ano que passa os números só aumentam.

Aplicações do PVC:

Nível de evolução no território brasileiro:

 

Fonte: Instituto do PVC; Maxiquim Consultoria; 2013.

A reciclagem de PVC no Brasil localiza- se principalmente na região sul e sudeste, em destaque São Paulo, por ser o principal produtor de plástico no país e por ter um grande poder de consumo pela população. Seja para uso comercial ou em residências.

A maior utilização de forros está concentrada na região sul do país. Podemos ainda assinalar que há uma tendência marcante, por parte dos profissionais e consumidores de forros de PVC, em sua utilização nas áreas “molhadas” (despensas, banheiros, sacadas e cozinhas), em comparação com outros materiais. Os forros de PVC são utilizados em diversas aplicações, destacando-se em:

Residências novas, reformas, posto de combustível, bancos, igrejas, hotéis e pequenos comércios (bares, restaurantes, farmácias, etc.).

No mercado brasileiro, os forros de PVC competem com outros materiais  podendo-se destacar o gesso e a madeira, e sua participação relativa no mercado brasileiro é apresentada a baixo:

Mercado brasileiro de forros                                                                                        Participação relativa dos principais materiais ( % ) - 2004

Atividades

PVC

Gesso

Madeira

Outros

Total

Novas Construções

5,0

91,0

3,5

0,5

100

Reformas

48,0

13,0

6,0

33,0

100        

Hoje no Brasil estima-se cerca de 200 empresas fabricantes do forro de PVC sendo que somente vinte são aprovadas e certificadas pela AFAP. 

O crescimento das empresas nesse segmento vem crescendo a cada ano devido ao baixo custo de matéria prima e a rentabilidade do produto é maior que a dos concorrentes, a cada ano que passa as indústrias de forro de PVC vem inovando na qualidade de seus produtos. Muitas empresas fabricam forro sem certificação, comum em diversos segmentos, essas empresas que atuam na ilegalidade comercializam por um preço bem mais acessível prejudicando a venda de empresas certificadas, e o consumidor final muita das vezes acabam optando pelo preço e não pela qualidade. Até mesmo algumas organizações como o bombeiros tem um certo receio em certificar o PVC em saídas de emergência como corredores e escadas, em lugares com grande circulação de pessoas, devido a esse certo preconceito do PVC.

Os consumidores desse segmento optam pelo forro de PVC, pois tem durabilidade maior que o forro de madeira que com o tempo é desgastado pelos cupins senão tiver um preparo antes da instalação, além de não propagar chamas, antimofo e bactericida.

O motivo principal do crescimento anual do forro é pelo fato de seu ciclo ter uma longa durabilidade, em torno de 50 a 100 anos, excelente para regiões de costa marítima, fácil limpeza, possui bom isolamento acústico, resistente à umidade e resistente a pragas. A intenção dos fabricantes é divulgar os benefícios do produto visando suas qualidades e sua responsabilidade ambiental.

Fonte: Luiz Eduardo, Gerente de Vendas Tecnoperfil; 2014

Nesse mercado atuam empresas conceituadas e com grande reconhecimento no mercado como; Tecnoperfil; Perfilplast; Perfimax; Real PVC; Plasbil; Lamyna; Perin; Confibra; Pierini; Perfilyne; Magestic; Polifort; Plasmetal; TWB; BRP; Vitesse; Madex; Lana Plast; Duro.

Sendo todas elas associadas da AFAP – Associação Brasileira dos fabricantes de Perfis de PVC para Construção Civil, fundada em 1988 estruturando um programa de garantia de qualidade para perfis de PVC criando requisitos e normas para fabricação e comercialização de esquadrias, em meados dos anos 90 foi identificada uma falta de normatização técnica na fabricação de forros de PVC identificando as péssimas qualidades do produto em que se eram comercializadas, a organização tomou uma iniciativa de implantar um programa para a melhoria da qualidade do forro de PVC.                                                                                        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (394.6 Kb)   docx (138 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com