TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho apresentado na Faculdade Anhanguera na unidade Jaraguá do Sul

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 4

ANHANGUERA JARAGUÁ DO SUL[pic 1]

ENGENHARIA MECÂNICA

VISITA TÉCNICA

WEG EQUIPAMENTO ELÉTRICOS S.A

Trabalho apresentado na Faculdade Anhanguera na unidade Jaraguá do Sul

                                                              

JARAGUÁ DO SUL

2015

TREFILAÇÃO

Na trefilação é feito o processo de estiramento do cobre a frio, realizado por sucessivas passagens através de fieiras para a redução da área da seção transversal.

As trefiladeiras de vergalhão são responsáveis pelas primeiras reduções da área transversal do fio, a WEG possui 2 trefiladeiras.

Trefiladeira Niehoff M85 (Pat 22596 – Alumínio)

São utilizadas 12 fieiras de metal duro, e na saída uma fieira de diamante policristalino sintético que são responsáveis pela calibração e acabamento superficial do fio. No processo de trefilação do cobre, as fieiras são todas de diamante policristalino.

Durante o processo de trefilação as fieiras são lubrificadas e refrigeradas constantemente através de jatos de emulsão especial para trefilação. No caso do cobre, o fio passa por um recozimento para que volte a ficar maleável novamente, pois no processo de trefilação o mesmo sofre um encruamento tornando-o menos maleável (fio duro).

Trefiladeira Niehoff M85 (Pat 216566 - Cobre):

Esta máquina tem a capacidade de 13 fieiras. Todas de diamante policristalino.

Durante o processo de trefilação as fieiras são lubrificadas e refrigeradas constantemente através de jatos de emulsão especial para trefilação. Nesta máquina o fio passa por um recozimento para que volte a ficar maleável novamente, pois no processo de trefilação o mesmo sofre um encruamento tornando-o menos maleável (fio duro).

Existem na trefilação outros tipos de trefiladeiras, exemplo existem as MZ (máquina para fio de alumínio), Sicme (máquina para fio de cobre). A trefiladeira é identificada pelo operador ele que verificaqual deve ser usada para cada Ø de bitola desejado.

                 

Os fios trefilados assim como todo procedimento dentro da Weg passa por uma avaliação para verificar se o mesmo atende aos parâmetros especificados. Sendo eles

Dimensional do fio nu:

Usado para verificar se o fio nu está com as dimensões dentro das tolerâncias especificadas e detectar se o mesmo apresenta ovalização ou variação da dimensão.  Observar também a geometria do fio (planicidade/raios/ângulos).

A frequência desta verificação é de no mínimo três carretéis a cada diâmetro em fabricação para as trefilas intermediárias, e uma vez por turno para as trefilas de vergalhão. Em toda preparação deve ser verificado o diâmetro do fio.

Acabamento superficial.

 Esta avaliação é feita para garantir que o fio nu trefilado apresente um bom acabamento superficial, ou seja, isento de aspereza, farpas, rupturas, oxidação e excesso de lubrificante.

A frequência desta verificação deve ser realizada a cada carretel.

USINAGEM DE EIXOS

Descrição do Processo:

Corte

Na usinagem de eixos o processo começa com o passando por uma guilhotina que realiza  o corte por cisalhamento, limitado a diâmetro de 7/8” ou também é utilizado uma Serra Disco: Corte utilizando um disco, custo elevado, porém é eficiente em acabamento e perpendicularidade, não necessitando a operação de facear após o processo.

Facear/Centrar/Furar e Roscar

Este processo realiza a usinagem das faces do eixo no comprimento final, garantindo a fixação no mesmo ponto nas próximas operações. Realiza 4 operações em uma única fixação.

Tornear

Aqui é retirado  a maior quantidade de cavaco da peça, após esta operação a peça fica praticamente com seu perfil final.

Estriar

Processo designado para melhorar a fixação do rotor no eixo.

Fresar

Usina os encaixes de centrifugo, ventiladores, chavetas, etc

Retifica

Nesta etapa podem ser utilizados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (144.1 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com