TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE CURSO GESTÃO HOSPITALAR

Por:   •  12/11/2018  •  Monografia  •  1.631 Palavras (7 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE

CURSO GESTÃO HOSPITALAR

LUDYMILLA DA SILVA SANTANA

HOTELARIA HOSPITALAR

ARAGUAÍNA

2018

LUDYMILLA DA SILVA SANTANA

HOTELARIA HOSPITALAR

Projeto de pesquisa para o trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade Católica Dom Orione com requisito parcial para aprovação na disciplina de metodologia do trabalho científico.

Professora: Nome do orientador com titularidade.

ARAGUAÍNA

2018


1 INTRODUÇÃO

A hotelaria hospitalar deu seu início a partir dos anos 90, quando a população começou a ter mais consciência dos seus direitos. Até então saúde ou a cura era sinônimo de o médico ser competente é o ambiente hospitalar ser aparentemente limpo ou higienizado.

O presente trabalho tem como proposta atuar no atendimento, agregando à tecnologia, conforto e segurança de qualidade, reconhecendo o cliente com seus devidos valores e princípios. É fato que o trabalho em um hospital, em qualquer área que for requer valores, ética é que o indivíduo seja acima de tudo humano e companheiro para com o próximo.

Pois os hospitais é qualquer outra instituição pede uma administração com estrutura física mais humana possível com um tratamento igualitário ao paciente. O sofrimento do paciente pode ser reduzido radicalmente através da hotelaria hospitalar, desde de quando o atendimento seja além das suas expectativas, em confortos, vantagens, sendo que o mesmo precisa ser constante é ainda persistir.

É importante enfatizar que tem se a necessidade de se atuar nessa área para dar maior atenção aos clientes, buscando a sua satisfação.      

2 JUSTIFICATIVA

A pesquisa se justifica através da análise de como a aplicação da hotelaria hospitalar pode se tornar um diferencial. Busco evidenciar o quanto o atendimento em saúde padece de um bom atendimento, meu estudo tem como objetivo principal mostrar que a hotelaria pode suprir toda essa carência. Percebe-se que ultimamente os hospitais estão carentes de um atendimento humano, onde os mesmos tendem a falhar pela à busca do bem-estar físico e emocional dos seus clientes, pois durante a estadia dos mesmos no ambiente hospitalar e vital que o ambiente seja o mais aconchegante possível para assim minimizar o dor é o sofrimento tanto do cliente quanto de familiares e amigos. Assim busco evidenciar a importância da hotelaria hospitalar como um todo, em todos os setores que atuam de forma direta ou indiretamente com o cliente.  

3 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

Esse tema gerou a seguinte problemática:

  • Como a aplicação de um sistema hoteleiro dentro do âmbito hospitalar pode se tornar um diferencial?

4 OBJETIVO

4.1 OBJETIVO GERAL

Analisar de que forma a hotelaria hospitalar pode se torna um diferencial na saúde.

  1. OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Conceituar hospital é como se deu se o surgimento da hotelaria hospitalar;
  • Apresentar de que maneira a estrutura física da instituição pode contribuir ou não para a satisfação do cliente, e sua fidelização;
  • Apresentar as propostas do sistema hoteleiro no âmbito hospitalar nos aspectos da humanização;
  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

No Brasil as primeiras atividades hoteleiras começou ainda no período colonial. Segundo Castelli(1992)

O hotel é um estabelecimento comercial de hospedagem, que oferece aposentos mobiliados , com banheiro privativo, para ocupação eminente ou temporário, oferecendo serviço completo de alimentação, além dos demais serviços inerentes à atividade hoteleira.

Durante as expedições os colonizadores hospedavam-se nos casarões das cidades, com a vinda da família real a cidade do Rio de Janeiro viu a necessidade de abrir as portas de seus casarões, criando tavernas, casas de pensão, hospedarias para acomodar o fluxo de viajantes. E a partir de então surgiu vários tipos de hotel.

Os quais são constituídos pelas seguintes áreas:

Hospedagem: apartamentos, quartos, suítes;

Áreas sociais ou púbicas:  salas de estar, sala de TV, restaurantes, bares, salões de eventos e de festas;

Administração: recepção, gerência, reservas, contabilidade, recursos humanos e nas grandes redes, o setor de marketing;

Áreas de serviço: cozinha, lavanderia, vestiários, estoque e manutenção;

 Áreas de alimentos e bebidas (A e B): câmara frigorifica, cozinha principal e de banquetes, almoxarifado e outros;

 Equipamentos e estrutura: central de aguas geladas, caldeiras nos grandes hotéis, motor gerador de energia, entre outros;

Recreação, esporte e lazer: Quadras de esportes, campos de golpe, parques aquáticos e salões de jogos.

 Tendo como exemplo o setor turístico e a área hospitalar ambos são marcadas por um grande fluxo de concorrência, o ultimo percebeu a necessidade de implantar alguns dos  serviços da hotelaria clássica  agregando mais humanização em seus serviços, denominado hotelaria hospitalar.

A qual surgiu  partir do momento que o cliente de saúde começou a conhecer mais a fundo os seus direitos, passando a questionar um atendimento que recebia, cobrando algo a mais do a cura propriamente dita.

A  hotelaria hospitalar cada vez ais torna-se uma realidade mais presente no âmbito hospitalar, pois a mesma prima pela a “excelência no atendimento”  e a humanização como principio de um atendimento de qualidade.

Autores como Tarabulsi (2003) Godoi(2008) e Boeger(2008) relatam sobre a importância de condições melhores durante a estadia dos clientes de saúde, tem em sua essência não somente a infraestrutura mas também  a humanização de seus serviços, dessa forma Godoi(2004, p. 14) define a hospitalidade como:

Um papel-chave em tornar uma acolhida agradável e calorosa, mais que simplesmente satisfazer os desejos ou atender as necessidades de uma outra pessoa [...] hospitalidade é fundamental seja bem sucedido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (160.2 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com