TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS CURSO PSICOLOGIA /CAMPUS JEQUIÉ

Por:   •  5/3/2021  •  Abstract  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS[pic 2]

CURSO PSICOLOGIA /CAMPUS JEQUIÉ

        

KÉCIA RODRIGUES AMORIM

 

ÊNFASE CLÍNICA III

JEQUIÉ

2018

KÉCIA RODRIGUES AMORIM

ÊNFASE CLÍNICA III

Trabalho apresentado ao curso de Psicologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências, campus de Jequié/BA, turma do 10º semestre para fins avaliativos da disciplina de Ênfase III.

Docente: Prof.ª: Diana Jaqueira Fernandes.

JEQUIÉ

2018

Rei Leão.

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

        A história conta sobre um pequeno leão chamado Simba, filho do grande rei Mufasa, o qual era muito invejado por seu irmão Scar, em termos de força Mufasa é mais qualificado, porém quando se trata de inteligência Scar é um especialista, infelizmente ele utiliza sua inteligência para o mal, guiando Simba para lugares proibidos. Pode-se notar logo no princípio um conflito familiar entre irmãos, baseado na inveja e ganância. Scar e Mufasa, irmãos com pensamentos e visões diferentes sobre o ciclo da vida. Mufasa defendia o ciclo da vida, excluindo as hienas do reino Scar as compreendia e mantinha uma amizade, desprezando as decisões de Mufasa. Em um certo dia, Mufasa (Leão) foi morto por seu próprio irmão, que arquitetou a morte tendo como alvo culpar seu sobrinho Simba (filho de Mufasa). Aproveitou-se da fragilidade do pequeno leão e implantou no seu coração a culpa pela morte do pai, e o estimulou a fugir.  Simba durante sua fuga encontra Timão e Pumba, que se tornam seus amigos. Timão durante muito tempo cuida dos problemas do seu amigo que não deixam dormir e que o perturbam durante a noite e que sofre constantemente.

A dor do luto é esta dor diante do irreversível, do que não tem volta. Se ela, por si, já é terrível, dolorosa mesmo é quando vem associada à culpa. Existem várias características do luto, e a cada pessoa que passa por ele é de forma diferente. Algumas pessoas se deprimem e ficam mergulhadas nos próprios sentimentos. Existem sinais que a possam demonstrar que não consegue lidar com o luto, uma delas é a culpa. A culpa surge desde as lembranças até as sensações do que se poderia ser feito algo de concreto que poderia ter feito para evitar sua partida, no caso do filme, Simba tem o sentimento de culpa por ter ocasionado a morte do seu pai por tenta-lo salva-lo.

        O processo de luto não precisa ser marcado necessariamente por uma desestrutura emocional, como por choros compulsivos, crises de ansiedade e etc. O luto é particular e por vezes pode ser vivenciado em silêncio, com a rotina de vida mantida como aconteceu no filme, Simba ele vive com seus amigos como se nada tivesse acontecido, o seu sofrimento não baseado em choros compulsivos e crises. E isso não significa que a pessoa não esteja carregando e elaborando o sofrimento desta perda. Não há um estereótipo a seguir e nem deve-se esperar por isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (52 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com