TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos

Por:   •  29/11/2018  •  Resenha  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estadual do Ceará – UECE

Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM

Trabalho de Sociologia

Profa. Lucia Helena

Aluno:________________________________________________________________

Dialética e Materialismo

Dialética é uma ideia antiga presente desde os filósofos clássicos gregos. A dialética e a metafísica concebem de modo diverso a questão da essência da negação. A referência da dialética marxiana é dadialética hegeliana.

Para Hegel as coisas estão em constante movimento e isso ia contra os filósofos metafísicos que acreditavam que as coisas tinham uma essência imutável. Hegel defende que as coisas estão em constante movimento ou transformação porque tudo é, particularmente, contraditório, ouseja, a existência contém em si a sua própria negação. Isso é o princípio da contradição.

Marx se apropria dessa ideia de dialética e aplica na materialidade da história humana. Ele fala que a resposta para entender esse processo está na vida material e tenta explicar como os seres humanos, utilizando da vida material, viveram ao longo da história.

A partir da dialética, para Marx, aprimeira realidade histórica é a produção da vida material. Logo que essa etapa esteja realizada surgem novas necessidades. Essa produção de necessidades é considerada como primeiro ato histórico.  Após isso, os homens, renovando sua vida, criam novos serem humanos e constituem uma família que fazem parte de uma classe social que é determinada pelas forças produtivas, pelos instrumentos e a organização social em que nos encontramos.  Depois que o homem passa por todos essas etapas é que ele adquire consciência social que nasce da necessidade da existência de intercambio com outros seres humanos. A consciência, desde do seu início, é um produto social.

Estrutura e Superestrutura

O trabalho, na teoria marxiana, fuciona como uma negação da natureza que a transforma, extrapola e a modifica de acordo com os interesses humanos. Para Marx, trabalho é toda a ação do homem sobre a natureza, guiada por uma necessidade com gasto de energia, assim, sem trabalho não existiria sociedade, trabalho e nem história.

Dessa noção, exsencial, de trablaho na construção da história humana, decorre a perspectiva que nem o indivíduo determina a sociedade e nem a sociedade determina o individuo. Para Marx, individuo e sociedade se relaciona e se constrói simultaneamente. Com isso, as condições materiais para dar continuidade para a existencia humana advem dos nossos antepassados.

Devemos nos preocupar com a produção da vida material porque é essa que condiciona todas as outras esferas (social, política, cultural..)

Na concepção de Marx, a estrutura da sociedade se dá a partir de uma produção social que pode ser explicada pelo modo de produção de um determinado período. Pela forma como os indivíduos agem na natureza, como obtém o que necessitam, quais os meios de produção e a relação de produção.Estruturas são as condições materiais de produção da existência humana em determinado momento histórico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com